Notícias - Na Mídia

Por que o SEO é tão importante para o sucesso de um site?

4 de Maio de 2021

Primeiramente, precisamos separar as coisas, deixando claro que o termo SEO (SearchEngineOptimization) é diferente de CEO, que é a sigla inglesa de ChiefExecutive Officer, algo como Diretor Executivo em Português. E fazemos esta distinção justamente porque essa é uma das dúvidas que aparecem na mente de muitos que passam a ter os primeiros contatos com o vasto universo do SEO.

Dito isso, seguimos com o SEO, que são técnicas de otimização de sites para que os mesmos sejam vistos com “bons olhos” pelos buscadores, em especial, o Google. Ou seja, são ações planejadas e mensuradas que devem ser colocadas em prática dentro e fora do site para que o Google coloque o site Y ou X nas suas primeiras posições, o que é muito valioso nos dias atuais.

Segundo Sergio Borges, especialista em SEO na agência de marketing digital Web Digital Marketing, o Google hoje é quem domina as buscas no Brasil e é um espaço premium para divulgação. “A chance de vender estando bem nas buscas do Google são grandes, e isso porque as pessoas pesquisam ali produtos e serviços que realmente necessitam. Com isso elas estão bem próximas de uma compra, e é aí que se torna muito importante ter um bom SEO no seu site”, ressalta Borges.

Entre as boas práticas almejadas em um site com o SEO em dia, podemos citar a usabilidade, o tempo de carregamento do site, a correlação das categorias, o conteúdo produzido, a frequência das atualizações e links de qualidade dentro e fora do site. Embora estes sejam alguns dos pontos mais importantes, o SEO demanda muitas outras frentes e atenções para que o sucesso de fato seja possível.

Segundo pesquisa da Udacity, organização educacional, apenas 5,6% dos cliques feitos em buscadores vão além da primeira página de busca. Com isso, de nada adianta ter um site nas páginas secundárias e posteriores do Google. É preciso focar na primeira página.

Uma vez que os buscadores trabalham com as pesquisas via texto e áudio, o que será determinante na hora de iniciar o SEO do site, serão as palavras-chave a serem utilizadas. “Hoje ferramentas como o Google Trends nos ajudam a entender qual o termo indicado para cada caso. Ele nos dá o volume de buscas, tendo isso bem delineado podemos pensar nas próximas etapas”, enfatiza Sergio Borges da Web Digital Marketing

Além de gerar possíveis vendas, o SEO é importante para um site por dar a uma marca a chance de se tornar conhecida em seu ramo de atuação, ou seja, relevante no fortalecimento e branding da marca, o SEO também é significativo por trazer mais tráfego ao site e o SEO se torna imprescindível por ser ele uma estratégia de marketing poderosíssima, quando o que se busca é aparecer de maneira segmentada ao público qualificado e correto. 

Afinal de contas, de que adianta ter um site belo e moderno, se o mesmo não recebe nenhuma visita ao longo dos dias. Pense nisso!

Comentários
Assista ao vídeo