Viver - Saúde

Conheça 3 simples e modernos tratamentos de varizes

4 de Maio de 2021

Todo dia quente a mesma história se repete. Você pega seu short no armário e depois devesti-lo se depara com elas: suas varizes. Você se incomoda com suas veias maiores esaltadas desde o primeiro instante que as observou, mas isso nunca foi o suficiente parabuscar tratamento. Afinal, “elas nem incomodavam tanto assim”.

O problema é que o tempo foi passando e o aspecto delas piorando. A cada convite para irà praia ou para fazer uma simples caminhada no parque você estremecia ao imaginar comoas pessoas iriam reagir ao olhar para as suas pernas.

Mas aí está um grande ponto de atenção: o impacto das varizes não está apenas no fatorestético!

O que são, por que acontecem e como tratar?

As varizes são veias que perdem a capacidade de impulsionar o sangue de volta aocoração e por isso ficam inchadas e tortuosas. Elas são mais comuns nas mulheres, devidoaos efeitos dos hormônios femininos, mas também estão fortemente relacionadas ao estilode vida.

Pernas pesadas, doloridas, inchadas, a necessidade de descansar e colocá-las para cimasempre que possível, também são sintomas relacionados à doença. O que acontece é quemuitas vezes há a percepção de que as varizes constituem uma doença estética.

Na verdade, as varizes são uma doença do sistema circulatório e geram um impacto real àsaúde. Se não tratadas, dependendo do caso, podem evoluir para uma insuficiência venosacrônica, podendo até resultar em úlceras.

Portanto, qualquer vasinho ou veia que aparecer na sua perna, saiba que está na hora deprocurar um cirurgião vascular.

Quando você visitar seu médico descobrirá que a medicina está muito avançada e que, acada ano, há novos tratamentos para diversas doenças, em geral. E o mesmo acontecepara o tratamento de varizes.

Neste post você conhecerá 3 simples e modernos tratamentos; e ficará completamentetranquila e segura para buscar o acompanhamento médico para o seu caso!

Conheça o tratamento de varizes com CLaCS

A sigla pode parecer estranha à primeira vista, mas ela significa nada mais nada menosque a associação de duas técnicas: o CrioLaser (CLa) e a Crioescleroterapia ouCrioSclerotherapy (CS). Elas atuam de formas diferentes e potencializam o resultado final.

O CrioLaser é um laser disparado acima da pele - e não por dentro da veia - guiado por umaparelho que mostra ao médico onde estão as veias doentes. Além disso, nessa técnica háa presença de um ar bem gelado na região tratada, gerando a diminuição da dor eprotegendo a pele da temperatura mais alta causada pelo laser.

A técnica é chamada de crioescleroterapia porque é feita através da injeção da glicose, queem temperaturas muito baixas muda sua consistência e fica muito mais eficaz!

Conheça o tratamento de varizes com espuma

O tratamento de varizes com espuma é uma técnica de escleroterapia, ou seja, tambémbusca a esclerose do vaso tratado. Porém, nessa técnica é realizada a aplicação de ummedicamento líquido, o qual é transformado em espuma através da mistura com o ar.

Esse tipo de tratamento pode ser usado desde em vasos bem pequenos até para tratar aveia safena. A alteração necessária será apenas na diluição do medicamento: quanto maiora veia, maior a concentração dele.

Esse tratamento busca fechar uma veia, através de um dano químico, ao invés de fazer asua remoção, como é feito em cirurgia. Portanto, ele é bem menos invasivo - e aí está umdos pontos-chave sobre a modernidade dessa técnica.

Conheça o tratamento de varizes com endolaser

É uma das técnicas mais atuais para o tratamento das varizes, principalmente das safenas.Antigamente a cirurgia era a opção mais comum para casos mais avançados, porém ela éaltamente invasiva e conta com um pós-operatório que requer muitos cuidados.

Na técnica de endolaser, é feito um pequeno furo na pele, através de uma agulha, e éinserida uma fibra óptica na veia safena. Esse procedimento é acompanhado por umaparelho de ultrassom, que guia todo o procedimento.

O laser é disparado por dentro da veia, gerando sua fibrose. Então, ela é fechada e, com otempo, absorvida pelo organismo - desaparecendo sem haver necessidade de retirada.

E agora, qual é o melhor para você?

Não há o melhor tratamento de varizes, de forma geral, mas há o ideal para o seu caso. Porisso, você deve procurar auxílio especializado de um cirurgião vascular. Ele seráresponsável por todos os exames e análises, para, por fim, definir com você qual otratamento adequado.

O que importa é você guardar o recado: busque tratar a doença o quanto antes para evitarmaior impacto estético e na sua saúde!

Comentários
Assista ao vídeo