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6 etapas fundamentais do Fulfillment

30 de Abril de 2021

O fulfillment garante processos mais eficientes para o seu e-commerce, clientes satisfeitos e, consequentemente, mais vendas

O e-commerce brasileiro deve crescer 26% em 2021, segundo previsão realizada pela Ebit|Nielsen. E o faturamento previsto para este ano é de R $110 bilhões. Esses resultados positivos são causados pelo fortalecimento das lojas e marketplaces, além da melhora na logística, que possui cada vez mais agilidade nas entregas.

Foto: Pexels

Um dos responsáveis pela melhora nas entregas é o fulfillment, que oferece diversas vantagens aos empreendedores, como diminuição de custos, processo de recebimento até pós-venda e fidelização dos clientes.

Pretende investir em fulfillment para o seu e-commerce?

Então, conheça como funciona as 6 etapas fundamentais deste serviço utilizado na gestão do seu e-commerce!

1. Etapas fundamentais do Fulfillment: recebimento

Nesta fase do fulfillment, a empresa responsável pelo serviço realiza as seguintes atividades:
- Etiquetagem
- Faz o controle de qualidade
- Recebe as mercadorias que serão comercializadas
- Recebe produtos de logística reversa.

2. Estoque

Uma das etapas mais importantes do Fulfillment, cujo objetivo é localizar facilmente os produtos e suas quantidades. Para isso, nesta etapa são realizadas as seguintes atividades:
- Armazenamento das mercadorias
- Registro dos produtos recebidos e comercializados.

3. Pick a Pack

Após o pedido ser realizado, é nesta etapa que ele é processado. É importante que as atividades nesta fase sejam feitas com agilidade, evitando atrasos nas entregas das mercadorias.
As atividades realizadas nesta etapa são:
- Fazer a coleta do produto no estoque
- Preparar o produto para o envio.

4. Embalagem

A embalagem garante que o produto chegue ao cliente intacto, evitando reclamações e trocas por avarias nas mercadorias.
Além disso, esta etapa permite maior agilidade na entrega e diminuição de custos relacionados a trocas e devoluções de produtos.

5. Entrega

Uma das etapas mais importantes do fulfillment, pois além de cumprir o prazo, os produtos devem ser manuseados com cuidado no transporte até os clientes.
Algumas das atividades na fase de entrega:
- Seleção da transportadora que fará o transporte e entrega dos produtos
- Envio do código de rastreio ao cliente.

6. Pós-venda

Pós-venda também é uma etapa do fulfillment. Nesta fase são realizadas as seguintes atividades:
- Atendimento e suporte ao cliente
- Pesquisa de satisfação, colhendo o feedbacks dos clientes para melhorar o atendimento prestado.

OFCT: KPI de logística fundamental para o seu e-commerce
Além das etapas fundamentais do fulfillment, o seu e-commerce precisa utilizar KPIs de logística para acompanhar o desempenho, melhorar processos e aumentar a satisfação do cliente.

O KPI Order Fulfillment Cycle Time (OFCT) é o tempo de ciclo do pedido, utilizado para medir o período de duração que um produto leva para ser entregue ao cliente, acompanha desde a compra até o recebimento da mercadoria.

O cálculo desse KPI é realizado da seguinte forma:

Tempo de requisição + tempo de produção + prazo de entrega = OFCT.
Assim, para melhorar a gestão do seu e-commerce e aumentar a satisfação do cliente, é fundamental medir esse KPI. Afinal, cada vez mais, os clientes esperam receber suas entregas o mais rápido possível.

A agilidade na entrega é uma das maiores demandas dos consumidores atuais, com o uso desse KPI, é possível identificar falhas em algumas das etapas, mensurando do começo ao fim desse processo.

Algumas das vantagens de utilizar KPI Order Fulfillment Cycle Time (OFCT):

- Mensurar o tempo de entrega de um produto, melhorando atividades e diminuindo erros no processo
- Aumentar a satisfação e a fidelização do cliente
- Melhorar a competitividade do e-commerce.

Sobre a Pier8

A Pier8, solução que conecta logística e tecnologia, conta com quatro centros de distribuição pelo país: São Paulo (SP), Barueri (SP), Vitória (ES) e Itajaí (SC). São atendidos cerca de 300 mil pedidos mensalmente, número que corresponde a um giro de R$ 75 milhões em pedidos. Recentemente lançou a solução de Same Day Delivery, garantindo o recebimento do produto no mesmo dia em toda São Paulo.

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