Informes -

Número de brasileiros empreendedores deve bater recorde histórico

13 de Abril de 2021

Se por um lado a crise e a recessão econômica - reflexo da pandemia do coronavírus - fizeram recuar o número de pessoas com carteira assinada, por outro lado o Brasil deve bater recorde histórico de novos empreendedores.

Nos próximos meses será divulgada a nova edição da pesquisa Global Entrepreneurship Monitor (GEM) e é esperado que o Brasil alcance uma marca histórica no empreendedorismo, com aproximadamente 25% da população adulta envolvida na abertura de um novo negócio ou em empresas com até 3 anos e meio de atividade.

Robson Gimenes

Os dados mostram também que os brasileiros estão entre os mais empreendedores do mundo, apresentando a 4ª maior taxa de empreendedorismo inicial (negócios de até 3,5 anos), superando países como Estados Unidos, Alemanha, Colômbia e México.

A pesquisa, que foi realizada em 55 países (no Brasil em parceria com o Sebrae), mostrou ainda que de cada 10 brasileiros não empreendedores, três deles gostariam de empreender!

Não restam dúvidas de que o sonho de ter o próprio negócio está quase enraizado nos brasileiros, mas se aproximarmos um pouco mais a visão e chegarmos na população mais jovem, podemos ver que empreendedorismo pode ser mais do que um sonho e propósito de vida, mas sim o “match” perfeito com esse perfil de profissionais.

O jovem empreendedor cada vez mais chama atenção à frente, principalmente, de empresas de tecnologia e startups - que se destacam por inovação, diferentes modelos de negócio e foco na resolução de problemas -, bem diferente de empresas tradicionais, que funcionam de maneira não-linear, com hierarquia e autoridade.

As gerações nascidas a partir dos anos 1990 são formadas por profissionais autênticos, que preferem ambientes descontraídos e informais, ligados às (novas) tecnologias, motivados por desafios e que priorizam qualidade de vida e felicidade em vez de realizações. 

Devemos cuidar mais de nossos jovens empreendedores. São profissionais ainda com pouca experiência, que necessitam de cursos, treinamentos e ferramentas que os preparem para iniciar o próprio negócio e trazer um novo olhar para as oportunidades de mercado.

Enfrentar toda a burocracia e altos impostos já é um desafio e tanto até para os mais experientes, por isso o jovem empreendedor precisa de apoio e confiança para começar a mostrar ao mundo que tem muito mais do que uma ideia na cabeça.

Para descomplicar a vida desta nova empresa - e a do empreendedor também! - a Contábil Fácil pode impulsionar este sonho. Toda a assessoria contábil 100% digital, rápida, moderna e prática, para levar o jovem empreendedor além.

Conte comigo e nosso time da Contábil Fácil para fazer acontecer.

Robson Gimenes

Redes sociais:

Site http://www.contabilfacil.com/

Instagram @contabil.facil

Comentários
Assista ao vídeo