Cultura - Educação

COVID-19 e as balbúrdias na quarentena

13 de Abril de 2021

Dedicado aos profissionais do SUS e da rede privada de saúde e aos professores, Balbúrdias na Quarentena é o retrato das dores e da realidade dos brasileiros durante o ano de 2020. 

Foto: Divulgação

Dividida em duas partes, a obra da escritora Luísa Nogueira discute a sustentabilidade e registra, nas entrelinhas, o descaso das lideranças em orientar a população sobre os riscos de aglomerações e outras medidas de segurança.

Foto: Divulgação

A primeira etapa da produção questiona as mudanças no estilo de vida das pessoas e o que é sustentabilidade. Já a parte número dois é um mensário da quarentena, com notícias sobre o desenvolvimento da vacina, o avanço do vírus pelo país e o mundo e as balbúrdias da autora durante os meses de confinamento.  

São textos escritos durante a dor do isolamento social, ora otimistas, ora tristes, ora desesperados diante de tantas mortes. 

“Não vou dizer que hoje, muitos, como eu, completam mais de seis meses na quarentena; não vou falar da esperança de todos nós na tal curva cair. Às vezes cai, vêm aglomerações, sobe mais uma vez; na espera de uma medicação, de uma vacina, de um compromisso maior do governo para com o povo; na esperança de o pesadelo ser somente uma noite de sono ruim.” (Balbúrdias na Quarentena, pág. 98)

Além da crítica social e do relato no confinamento, Balbúrdias na Quarentena presenteia o leitor que, ainda diante o cenário pandêmico, se vê na necessidade de fazer uma mudança residencial. O relato de Luísa sobre o processo de mudança meio ao vírus é um verdadeiro manual para os preocupados em como agilizar o processo.  

Ficha Técnica:

Título: Balbúrdias na Quarentena
Autor:  Luísa Nogueira
ISBN: 978-65-993817-1-3
Páginas: 128
Formato: 21 x 14,80 cm
Preço: R$39,00

Link de venda: https://loja.umlivro.com.br/balburdias-na-quarentena-5560489/p

Sinopse: Como será o mundo pós pandemia? Quais soluções sustentáveis são apontadas por pesquisadores? Balbúrdias na Quarentena é também um retrato da pandemia no Brasil, com a população sem orientações precisas de como se proteger com segurança durante o isolamento social. A obra traz, ainda, reflexões sobre a vacina, o avanço da Covid-19, uma mudança de casa em plena pandemia e o diário nada secreto da autora, de março a outubro de 2020.

Sobre a autora: Natural de Nerópolis, Goiás e residente em Brasília, Luísa Nogueira é professora. Fez Letras na Univerdade Católica de Goiás e um Mestrado na Université de la Sorbonne Nouvelle - Paris III, em Linguística Aplicada (Linguística Aplicada ao Ensino de Línguas Estrangeiras).  Prestou concurso para professora de francês em uma escola do governo francês, na Ásia, ficando, então, como professora no Instituto Francês de Teerã, sendo a única brasileira nessa cidade, durante a guerra civil iraniana. 

Comentários
Assista ao vídeo