Viver - Mundo Pet

Maya Rast, a fiel companheira de Juliana Rast

1 de Abril de 2021

Maya é um cão de serviço, o que é diferente de cães guias, pois um cão de serviço tem treinamentos mais específicos, no caso da Maya ela foi formada em uma academia para cães de serviço em Las Vegas, especialmente treinada para cuidar de sua dona, Juliana Rast, que sofre de síndrome do pânico e outros pequenos problemas de saúde que exigem a constante companhia de alguém confiável e treinado para reconhecer o momento certo de agir.

Por se tratar de uma real necessidade, Maya viaja o mundo inteiro, sempre acompanhando Juliana, por vários países e locais popularmente conhecidos. Ela coleciona fotos de viagem e momentos únicos vividos ao lado de sua dona… Porém nem tudo são flores, em alguns locais, (principalmente no Brasil) Maya é barrada devido à falta de informação, mesmo tendo toda sinalização e documentos de identificação como cão de serviço, devido ao seu grande porte, por muitas das vezes é proibida de entrar em alguns locais, inclusive locais públicos, como o caso que aconteceu no Rio de Janeiro, onde foi barrada no Cristo Redentor, Pão de Açúcar, Parque Laje e restaurantes, mais principalmente em táxis e aplicativos de transporte.

O preconceito com o cão de serviço é grande, ainda mais pelo fato de sua dona Juliana Rast não ter problemas de saúde visíveis, as pessoas encaram isso como um simples "desejo" ou "capricho" de Juliana, o que não é verdade, para se ter ideia, para Maya ser treinada e servir sua dona, foi feito um estudo do estado psicológico de Juliana Rast, e com isso o treinamento foi elaborado exclusivamente para atender somente a Juliana e suas necessidades.

Maya é capaz de chamar a emergência e cuida do lado de sua dona até o socorro chegar, com isso salvando a salvando de qualquer problema externo que possa acontecer. Juliana Rast hoje é uma defensora e luta pelo respeito dos cães de serviço, pois mesmo com a lei Nº 7893 que está em vigor desde de 07 de março de 2018, em muitos lugares são barradas, por falta de informação e treinamento adequado dos agentes de serviço em estabelecimentos públicos e privados. 

"Essa é uma grande causa, que poucos têm o conhecimento da importância desses animais, realmente necessitamos deles, é uma questão de saúde mental e segurança pessoal”. afirma Juliana Rast.

Comentários
Assista ao vídeo