Colaboradores - Tânia Voss

Páscoa em Casa com música e cultura

31 de Março de 2021

Chiara Civello divulga clipe de Pour toi (Feelings) e anuncia o álbum Chansons produzido por Marc Collin, líder da banda Nouvelle Vague. Chiara, que vive entre Rio e Nova Iorque, e já colaborou com nomes como Burt Bacharach, Chico Buarque, Esperanza Spalding, Ana Carolina e Gilberto Gil, lança clipe da canção Pour toi (Feelings) e anuncia o álbum Chansons, produzido por Marc Collin (líder da banda Nouvelle Vague).

Pour toi foi composta em 1956 por Louis Gasté, com letra de Albert Simonin e Marie-Hélène Bourquin. Em 1974 o brasileiro Morris Albert lançou seu grande sucesso, Feelings, que ocupou as paradas musicais em 52 países, e foi indicada ao Grammy e regravada por mais de 300 artistas, incluindo Frank Sinatra, Nina Simone, Elvis Presley, Caetano Veloso. Em 1987, um tribunal americano determinou que a coautoria da música fosse creditada ao francês Louis Gasté.

Nos anos 50 e 60, era comum um artista adicionar uma (ou duas) canções internacionais bem conhecidas (ou não) ao seu repertório, pedindo a um tradutor que fizesse uma adaptação no idioma de seu país de origem. Foi assim que Frank Sinatra e Elvis Presley acabaram cantando canções originalmente escritas em francês. My Way é a adaptação em inglês de Comme d'habitude, composta em 1967 por Claude François e Jacques Revaux.

“Tendo me dedicado a covers e adaptações através do meu trabalho com a Nouvelle Vague, disse a mim mesmo que seria interessante reunir aquelas canções de padrões internacionais que foram originalmente escritas em francês para cantores franceses. Convidei então a cantora de jazz Chiara Civello para interpretar essas canções”, revela Marc Collin. “Para as gravações, reunimos alguns músicos de jazz muito bons que Chiara conhece em um estúdio vintage na cidade de Bari, no sul da Itália. Supervisionei as gravações e arranjos, e então adicionamos alguns teclados e vocals adicionais”, finaliza Marc.
Chansons sai no segundo semestre via Kwaidan Records e LAB 344 (Brasil e América Latina). Pour toi (Feelings).

Videoclipe
https://www.youtube.com/watch?v=DMewJ9dHL9E

Streaming
https://lab344.lnk.to/pourtoi

Foto: Chiara Civello

Festival Poemúsica vai começar. Imagine o perfeito encaixe entre palavra e som. Imagine o encontro das composições oferecidas pelo canto de Áurea Martins, pelo violão de Joyce Moreno, pela voz de Zé Renato e pela criação inconfundível de Guinga com as palavras de alguns dos maiores poetas da literatura brasileira, como Ferreira Gullar, Carlos Drummond de Andrade e Manual Bandeira. Esse lugar, idílico, porém verdadeiro, é o "POEMÚSICA - Festival de Bolso de Música Brasileira" que, a partir do início de abril estará disponível na rede / na internet.

Festival de Bolso de Música Brasileira", como antecipa o nome, é um pequeno festival de música brasileira e poesia a ser realizado pela Planetário Produções Culturais, tendo como palco o Teatro Sonora, um precioso espaço para as artes no interior do Estado, no bucólico distrito de Conservatória (Valença/RJ), que é conhecida como a "cidade das serestas".

Transmissão: YouTube - a partir de 01 de abril
Canal: Planetário Produções [ http://bit.ly/PoemusicaFestival ] Acesso gratuito.

Foto: Joyce Moreno

*Simone e Simaria anunciam live especial de Páscoa com participações especiais!*. Irmãs convidam Tarcísio Do Acordeon e Tierry para animarem a tarde do domingo. Páscoa em clima de amor, união e música! Essa é a proposta de Simone e Simaria que vão agitar a tarde deste domingo, 4, com a live “Debaixo do meu telhado” pra lá de especial! Querem saber? As artistas escolheram um cenário diferente da última transmissão. Desta vez a live show acontece direto de Boituva, do Haras Ana Dantas, e conta com as participações especiais de Tarcísio do Acordeon e Tierry. Já imaginou? É no domingo de Páscoa, às 17h , no canal oficial da dupla no Youtube. Para completar ainda mais essa live, o repertório traz hits atuais do novo DVD, antigos sucessos da carreira e clássicos do forró.

“Meus amores, estamos ansiosas por mais esse encontro. Estamos felizes com o retorno da Simone com a nossa pequena Zaya e com toda a repercussão e sucesso do nosso DVD “Debaixo do nosso telhado''. Resolvemos promover esse novo encontro com os nossos fãs, nesse momento tão delicado que estamos vivendo, e promover uma tarde especial. Esperamos levar alegria e amor através da nossa live!” conclui Simaria.

Foto: Simone e Simaria

 Músico Jair Luz recebe a cantora Margareth Menezes para dueto em música que homenageia o poeta Capinam, Canção Chão de Estrelas celebra a obra e os 80 anos do músico e compositor tropicalista baiano Estreou nas plataformas digitais no dia 19 de fevereiro pelo selo Samba em Movimento o single Chão de Estrelas, melodia que traz o dueto da cantora Margareth Menezes com o músico Jair Luz, lançamento da produtora e gravadora Kuarup.

A ideia de fazer uma canção para homenagear o poeta tropicalista José Carlos Capinan foi do seu primo, o cardiologista e compositor Ary Alves. Ary, me ligou, dizendo que tinha feito uma letra para Capinan, e que iria me mandar para eu escrever a música. Quando li, me apaixonei pelo fato de ser uma canção para homenagear um gênio do tamanho de José Carlos Capinan, declara Jair Luz.

“Eu sabia também da responsabilidade que o meu amigo irmão Dr. Ary Alves, estava me dando. Eu corri para o violão e em dez minutos a música estava pronta. Mas a finalização só veio quatro meses depois com a participação da cantora Margareth Menezes, que aconteceu de forma bem espontânea. Eu mandei a canção Chão de Pedras para a artista e ela ficou encantada com a música. Disse no ímpeto que queria cantar a composição e que pelo fato de ter sido escrita para o Capinan, nada melhor. Margareth Menezes me retornou minutos depois, cantando o refrão, muito melhor que eu e Dr. Ary Alves”.

Quando disse que queria cantar Chão de Estrelas, eu disse a ela que tinha assinado contrato com a gravadora e produtora Kuarup, através do produtor Humberto Miranda, e que seria um sonho fazer um dueto com ela. Margareth Menezes tem uma relevância muito grande na minha carreira. Eu a chamo de madrinha artística por ter sido descoberto e apresentado ao grande público baiano por ela. Margareth foi a primeira cantora a gravar uma música minha no álbum Pra Você, que foi indicado ao GRAMMY latino. Essa gravação foi muito importante para minha carreira pois abriu portas em algumas gravadoras, até a chegada na minha vida do notável produtor fonográfico Humberto Miranda.

O projeto Tuas Digitais conta com uma canção de Jair Luz e do músico Paulinho Boca, do grupo Novos Baianos, intitulada Cartola da Mangueira. Jair Luz e Paulinho Boca já escreveram diversas canções em parceria e mais uma dos dois. Jair Luz está com um parceiro novo, o músico Klessius Leão, e no próximo projeto, terá canções dos dois. O artista destaca primeiro, a sua fé em Deus, a sua determinação e a chegada profissional do produtor Humberto Miranda. Destaca também o quanto a sua música ganhou força com a voz da sua madrinha artística, Margareth Menezes, o seu grande amigo e parceiro, Ney Franco, Dr. Ary Alves e José Carlos Capinan, com a música 8:46. Esse primeiro projeto de Jair Luz, o álbum Tuas Digitais, com lançamento pela Kuarup, terá como principais parceiros do baiano, filho de pai, santoamarense, Humberto Miranda, Margareth Menezes, Ney Franco, Hugo Nunes e o Dr. Ary Alves.

Foto: Margareth Menezes

Trovadores Urbanos - Live" Copacabana"- Segunda dia 5 de abril - Gratuito
A live, Copacabana , acontecerá em 5 de abril ,às 20h. Em comemoração aos 30 anos de carreira dos seresteiros, Trovadores Urbanos seis lives com músicas e histórias vividas pelo grupo estão sendo transmitidas pelas páginas do grupo no Facebook e Youtube.  A Live 3 terá como tema o show “COPACABANA” e acontecerá no dia 5 de abril, segunda-feira, às 20 h.

O convidado especial da Live será Tito Teijido, diretor musical desse espetáculo. Os trovadores apresentarão :gravações antigas  como a do programa de Hebe Camargo, vídeos do grupo do início dos anos 2000 e depoimentos de mulheres  cantoras e produtoras , que trabalham com os Trovadores Urbanos.  
 
O show Copacabana se transformou em CD, sugestão de Zuza Homem de Mello, e todo clima do Rio de Janeiro, anos 50, boemia e a “pré-bossa nova” é o universo retratado no caprichado álbum. A direção desse trabalho foi de Mauricio Mestro.
 
O projeto Trovadores Urbanos 30 anos celebra a carreira de sucesso do grupo, que conta com mais de 100 mil serenatas, centenas de shows, turnês internacionais, 8 CDs, 2 DVDs e muitas histórias vividas em janelas pelo Brasil e pelo mundo. Mas durante essa caminhada, o grupo foi além da música e, levantando a bandeira do Afeto, também produziu polos de musicalização para comunidades carentes da cidade de São Paulo, através do Instituto Trovadores Urbanos. As lives são gratuitas e transmitidas pelo Facebook e Youtube dos Trovadores Urbanos. Segunda feira dia 5 de abril .Live 3 – Copacabana às 20 horas.

Foto: Trovadores urbanos

Espetáculo InCasa é a estreia do Ínteros Coletivo de Atores dia 9 de abril. De graça, pelo Youtube. Depois do surgimento de um vírus mortal, as ruas da cidade são esvaziadas. Por força da lei ou medo de serem infectados, todos
acabam presos em suas casas. Tal condição põe em xeque a sanidade mental de toda sociedade. Só os sobreviventes terão a chance de renascer.
Criado em 2018, a partir de uma oficina de atuação em espaços não convencionais, oferecida pelo Grupo Redimunho de Investigação Teatral, o Ínteros Coletivo de Atores estreia o projeto INCASA. 

A peça entrará em cartaz em plataforma digital, em temporada de seis sessões gratuitas nos dias 9, 10 e 11, 16, 17 e 18 de abril, sempre às 20 horas. A transmissão se dará na plataforma Youtube e a peça poderá ser assistida a qualquer tempo após a publicação. O espetáculo de criação coletiva, traz no elenco Aline Loureiro, Ana Paula Desenzi, Ariadne Lima, Barbara Rodrigues, Chrystian Roque, Edmilson Cordeiro, Guigo Ribeiro, Guto Mendonça, Meyre N ascimento, Nicole D’Fiori, Rafael Caldas, Rodrigo Cristalino, Rômulo Martins, Stefania Robustell. Dias 09, 10, 11, 16, 17 e 18 de Abril às 20hrs.
Youtube - Canal Ínteros Coletivo de Atores - Gratuito

Foto: Espetáculo InCasa
Comentários
Assista ao vídeo