Cultura - Educação

O aplicativo Mãe Fora da Caixa foi lançado por Thais Vilarinho com o propósito de criar uma rede de

25 de Março de 2021

O app gratuito permite a formação de grupos de discussão privados ou públicos e disponibiliza conteúdos de qualidade. A autora é conhecida nas redes sociais (onde acumula 1 milhão de seguidores) por mostrar o lado real da maternidade e oferecer um ombro amigo para os pais e mães que se sentem pressionados com tantos desafios.

Depois do sucesso do livro "Mãe Fora da Caixa", que se tornou um best seller e ganhou uma adaptação teatral protagonizada pela atriz Miá Mello, a escritora Thaís Vilarinho expande sua experiência com a maternidade para um nível mais tecnológico. Com a colaboração do programador Felipe Martins Matos, desenvolveu um app gratuito – com o mesmo nome – para criar uma rede de apoio entre mães em diferentes faixas etárias e com as mais variadas experiências. O lançamento do aplicativo será no dia 6 de abril.

A nova rede social será anunciada por meio de uma série de ações especiais no Instagram @maeforadacaixa, incluindo lives com mães influenciadoras conversando sobre a importância da rede de apoio digital.

“Queremos promover um espaço que estimule a troca franca, com empatia e sororidade. Quando tive meu filho, lembro do sentimento de indignação quando percebi que não se falava sobre as dores e as dificuldades da maternidade, sobre baby blues, sobre puerpério e nem sobre a mudança radical que acontece na vida da mulher que se torna mãe. Então, escrever foi necessário e terapêutico. Agora a ideia de desenvolver o app surgiu dos posts que faço nas minhas redes sociais, nos quais peço para as mães deixarem seus nomes e cidades. Vários grupos se formaram a partir dali. E, desde então, recebi várias mensagens das minhas leitoras perguntando se existia algum grupo de acolhimento”, conta Thaís.

O aplicativo Mãe Fora da Caixa terá inicialmente duas funções básicas: a possibilidade de formar grupos de discussão privados ou públicos e um canal com conteúdo de qualidade sobre maternidade, separado de acordo com as dificuldades e vivências femininas em cada fase – passando pelo desejo de ser mãe, a gravidez, o puerpério, a fase do 1º ao 6 ano de vida da criança, os filhos entre 6 e 12 anos e a adolescência.

Cuidar de quem cuida

Nessa parte de redes sociais, as mães poderão trocar fotos e textos, além de fazerem novas amizades. Para se cadastrar, é preciso apenas baixar o app, fornecer o nome e uma foto, indicar em qual fase da maternidade a usuária se encontra e selecionar algumas características/experiências dela.

“O canal com quem administra o app é aberto, por isso, a leitora consegue nos mandar mensagens a qualquer momento. E, caso encontre conteúdo inadequado nos grupos de acolhimento, também pode fazer uma denúncia”, conta a autora.

Já a seção que cuida das publicações será produzida por uma conteudoria especializada, conduzida pela comunicadora digital Gabriela Campanella, cujas ideias se alinham com as de Thaís Villarinho.

Os temas serão tratados de acordo com um padrão de qualidade e sem qualquer forma de extremismo. “Hoje em dia temos muitas regras e manuais sobre maternar que nos engessam. A ideia é evitar sair de uma caixa e entrar em outra”, acrescenta a idealizadora do projeto.

O app Mãe Fora da Caixa é inteirinho pensado para criar esse clima de acolhimento, parceria e empatia. Até a identidade visual e a logomarca aglutinam em suas formas, cores e tipografias conceitos como união, crescimento feminino, cuidado, proteção, delicadeza, afeto e amor.

Sobre Thaís Vilarinho

Thaís Vilarinho é mãe do Matheus e do Thomás. Fonoaudióloga, apaixonada pela comunicação humana. Escreve sobre maternidade e todos os assuntos que se desdobram em decorrência da chegada de um filho há 6 anos, quando criou o Mãe Fora da Caixa.

Seus textos publicados nas redes sociais, que já contam com mais de 1 milhão de seguidores, se tornaram ponto de partida para troca e acolhimento entre mães. Seu primeiro livro, que tem o mesmo nome das suas redes, inspirou uma peça de teatro também leva o mesmo nome. Em 2019 lançou seu segundo livro: Mãe recém-nascida e estreou nos infantis com o título: Deixa eu te contar.... E o ano passado lançou mais um livro para crianças com o título: A grande roda.

Instagram: @maeforadacaixa

Saiba mais: https://linktr.ee/MaeForadaCaixa

Comentários
Assista ao vídeo