Cultura - Cinema

Fim de semana com cinema gratuito - Festival mimo de cinema acontece entre os dias 26 e 28 de março

24 de Março de 2021

Frente aos novos tempos que provocaram o cancelamento das edições em 2020, o festival, com patrocínio da Petrobras, redesenhou seu formato, criando uma nova experiência, o MIMO Digital, que irá oferecer dentro de sua vasta programação o Festival MIMO de Cinema, onde a música é a protagonista dos filmes.

O festival já exibiu mais de 370 de filmes, sempre abordando o universo musical, e disponibilizará entre os dias 26 e 28 de março seis documentários, cinco deles que foram exibidos nas suas últimas edições com grande sucesso e uma estreia no Brasil, o inédito documentário da banda francesa Nouvelle Vague.

Os filmes poderão ser assistidos de forma gratuita pela plataforma de streaming Vimeo (www.vimeo.com/mimofestival). São eles:  "Nouvelle Vague by Nouvelle Vague" (direção: Marc Collin); "Vinil, Poeira e Groove" (direção: Diego Casanova); "Antes que me esqueçam, meu nome é Edy Star" (direção: Fernando Moraes); "A história de um Silva" (direção: Marcelo Gularte e Felipe Bretas); “O Astronauta Tupy” (direção: Pedro Bronz), e "Clara Estrela" (direção: Rodrigo Alzuguir e Susanna Lira).

Além de cinema e música, o evento traz espaço para debates de temas atuais e relevantes com profissionais de diversas áreas - Fórum de Ideias - e workshops. Frente aos novos tempos e mudanças relativas à pandemia, o MIMO redesenhou seu formato, criando uma nova experiência, dentro do mesmo padrão que o consagrou: alta qualidade de som, luz e imagem, produção premiada e artistas de prestígio internacional – com entrada totalmente gratuita.

A edição digital priorizará artistas nacionais e trará no line-up nomes como a banda curitibana Tuyo, Luedji Luna, Otto, Pedro Luís e Cida Moreira, que lançará, em primeira mão, o seu elogiado disco “Um copo de veneno”. A atração internacional do ano será o Nouvelle Vague, coletivo francês que se tornou um fenômeno, tem uma coleção de sucessos e arrasta multidões de descolados a seus shows mundo afora.

O show gravado em Paris, exclusivamente para o MIMO, reúne seus maiores sucessos e comemora os 15 anos da banda. Toda a programação será transmitida pelo canal do MIMO Festival no YouTube, que dedica um dia para cada cidade que faz parte do seu roteiro presencial: o MIMO São Paulo acontecerá no dia 26 de março (sexta), o MIMO Rio de Janeiro em 27 de março (sábado) e o MIMO Olinda em 28 de março (domingo).  Produzido pela Lu Araújo Produções, o MIMO Festival 2021 é uma realização da Secretaria Especial da Cultura, Ministério do Turismo do Governo Federal. Lei de Incentivo à Cultura, com patrocínio master da Petrobras.

Através da Lei Aldir Blanc, o MIMO São Paulo é uma realização do Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Cultura e Economia Criativa. O MIMO Olinda é uma realização do Governo do Estado de Pernambuco. O MIMO Rio de Janeiro é uma realização do Governo do Estado do Rio de Janeiro, Secretaria de Estado de Cultura e Economia Criativa do Rio de Janeiro, Prefeitura da Cidade do Rio de Janeiro, Secretaria Municipal de Cultura, com patrocínio Estacio, Trem do Corcovado e Windsor Hotéis.

Programação Festival MIMO de Cinema

NOUVELLE VAGUE BY NOUVELLE VAGUE

Direção: Marc Collin

DOC I 1h14 I 2017 I França I livre

O filme do músico e produtor Marc Collin, que idealizou a gravação de clássicos do punk e do new wave com a batida da Bossa Nova nas vozes de jovens cantoras, conta a história do sucesso mundial do coletivo francês liderado por ele e Olivier Libaux, através de imagens de arquivo (filmes caseiros, com cenas de estúdio, camarins e turnês, clipes e aparições na TV).

A HISTÓRIA DE UM SILVA

Direção: Marcelo Gularte e Felipe Bretas

DOC | 1h17 | 2019 | RJ | livre

A produção aborda a vida e a carreira do funkeiro MC Bob Rum, responsável por um dos clássicos do gênero, o "Rap do Silva", que despontou na década de 1990. Com depoimentos de amigos e da família, o filme mostra desde a sua infância, passando pela descoberta da relação com a música, até os altos e baixos da vida artística.

ANTES QUE ME ESQUEÇAM MEU NOME É EDY STAR

Direção: Fernando Moraes Souza

DOC | 1h20 | 2019 | BA | 16 anos

O filme narra a trajetória do cantor, ator, dançarino, produtor teatral performer e artista plástico baiano, através de cenários culturais dos anos 1960 a 1980, com depoimentos de Caetano Veloso, Renato Piau, Rubens Lima Jr, João Carlos Rodrigues e das transformistas Rogéria, Jane di Castro e Claudia Celeste a suas memórias. Direção musical de Zeca Baleiro.

VINIL, POEIRA E GROOVE

Direção: Diego Casanova

DOC | 1h10 | 2018 | SP | 14 anos

No início dos anos 2000, com o advento dos suportes digitais, o disco de vinil perdeu espaço no mercado fonográfico brasileiro. Entretanto, diversas manifestações em todo o país permitiram manter viva a cultura do vinil, que atualmente move uma economia poderosa. O documentário reúne algumas dessas histórias.

O ASTRONAUTA TUPY

Direção: Pedro Bronz

DOC | 1h22 | 2019 | RJ| livre

O filme percorre a carreira do artista Pedro Luís através de seus grandes sucessos. Músico com trajetória única dentro do universo da MPB, demonstrou seu talento em diversas frentes musicais. O filme faz um percurso pela cidade do Rio de Janeiro, a inspiração poética do artista. Da Zona Sul à Zona Norte, o Astronauta Tupy atravessa a cidade com sua música, história e poesia.

Comentários
Assista ao vídeo