Cultura - Educação

Mulheres no mercado de trabalho: jovens buscam oportunidades em áreas desiguais

14 de Março de 2021

Apesar de serem a maioria da população brasileira, cerca de 52%, as mulheres estão sub representadas em áreas promissoras do mercado de trabalho. Na área da tecnologia, por exemplo, as trabalhadoras são apenas 20%, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), porém, não por falta de vagas. Segundo levantamento feito pela Associação Brasileira das Empresas de Tecnologia da Informação e Comunicação (Brasscom), a área de TI deve contratar cerca de 420 mil pessoas em todo o país até 2024.

Indo na contramão da crise estabelecida em 2020 pela pandemia, o crescimento exponencial da área tech chama atenção das jovens mulheres. “A área da tecnologia ainda é dominada por homens. Nunca fui incentivada a ingressar nesse mercado, mas ele está cheio de oportunidades. Atualmente, se não nos adaptarmos à tecnologia, vamos ficar para trás, porque ela está em todo lugar", conta Andressa Santos Monteiro, de 17 anos, que conquistou uma oportunidade para trabalhar como jovem aprendiz em uma empresa internacional de Software, após buscar qualificação na área

Também ingressando na área de tecnologia como jovem aprendiz, Julia Reis, 18 anos, de Carapicuíba (Zona Oeste), conquistou recentemente uma vaga no centro tecnológico de um dos maiores bancos do Brasil e pretende seguir na área. “Eu penso em trabalhar com isso desde 2017 porque percebi o quanto estaria presente no nosso dia a dia. Vejo mais mulheres conquistando espaços e acho que o futuro tende a caminhar nessa direção”, conta a jovem.

Capacitação como alternativa

Andressa e Júlia conseguiram as vagas após capacitação oferecida pelo Instituto Ser +, organização sem fins lucrativos, que atua desde 2014 com o propósito de desenvolver o potencial de jovens meninos e meninas entre 15 e 29 anos em situação de vulnerabilidade social. Com projetos de capacitação em diversas áreas, também atuam com equidade e diversidade no mercado de trabalho, desenvolvendo formação para jovens mulheres em mercados ainda majoritariamente masculinos.

Um dos projetos é o + Diversidade, responsável por oferecer formação gratuita nas áreas administrativas e do mercado financeiro em parceria com o Deutsche Bank. Por meio dele, 37 mulheres de 18 a 29 anos aprenderão mais sobre a área nos próximos três meses.

Já o Projeto Ser + Digital oferece capacitação em novas tecnologias, com o objetivo de enfrentar os desafios contemporâneos da área, que está em constante atualização. Nesse caso, o foco são as adolescentes de 15 a 17 anos.

“Temos como principal foco o desenvolvimento pessoal, social e profissional de todos os jovens. Perceber que o nosso trabalho pode ser uma ferramenta para a recolocação profissional e em paralelo, contribuir para desigualdade de gênero no mercado de trabalho é o que nos motiva”, conta Wandreza Bayona, diretora executiva do Instituto Ser +.

Novas capacitações

Neste mês de março, o Ser + se prepara para o projeto “Mude com Elas”, que levará formação gratuita nas áreas administrativas e de finanças, além de curso de inglês e informática. A iniciativa tem parceria com a Câmara Brasil-Alemanha, Ação Educativa, Terres des Hommes e Cooperação Alemã.

Cultivando a força feminina também dentro da organização, o Instituto tem uma equipe sênior formada majoritariamente por mulheres. Além de Wandreza, a presidência da instituição é assumida por Sofia Esteves, do Grupo Cia de Talentos, que trabalha há mais de 30 anos com o desenvolvimento do público jovem. Em sua atividade principal, Educação & Diversidade, o Instituto também conta com Ednalva Moura.

Com atuação em São Paulo capital, Barueri, Cotia, São Bernardo do Campo, Campinas, Rio de Janeiro (RJ) e Salvador (BA), ao longo dos anos, o Ser + já capacitou mais de 14.800 jovens.

Sobre o Instituto Ser +

O Instituto Ser + é uma organização sem fins lucrativos que desde 2014 tem como propósito desenvolver o potencial de jovens entre 15 e 24 anos em situação de vulnerabilidade social. Contribui com a formação integral e o desenvolvimento pessoal, social e profissional dos jovens, para que possam ser protagonistas de suas trajetórias. Com metodologia própria e avalizada pela Fundação Banco do Brasil, o Ser + é um certificador do Ministério do Trabalho para a Lei de Aprendizagem e está entre as 100 Melhores ONGs do Brasil. Mais de 14.800 jovens já foram capacitados pelo Instituto e 75% desses ingressaram no mercado de trabalho.

O Ser + desenvolve, ainda, consultorias e programas de capacitação customizados, que podem explorar o contexto de Diversidade de forma plural no ambiente corporativo. Tem como presidente a empresária Sofia Esteves, do Grupo Cia de Talentos, engajada no propósito de devolver à sociedade tudo o que aprendeu e conquistou trabalhando por mais de 30 anos com o público jovem.

Comentários
Assista ao vídeo