Cultura - Educação

ONG Pedra Bruta se adapta para ensino à distância durante a pandemia

12 de Março de 2021

Fundada em 2009, a ONG Pedra Bruta atua na área da educação com o objetivo de desenvolver os talentos de jovens estudantes da rede pública da cidade de Franca-SP. Em 2020, a ONG se reorganizou para oferecer ensino à distância de qualidade para mais de 100 alunos.

Alunos - ONG Pedra Bruta

Com o apoio da metodologia do Pluga Cuca, plataforma online para reforço de aulas básicas, a ONG Pedra Bruta pôde oferecer ensino acessível para os estudantes durante a pandemia do coronavírus. “Aplicamos uma metodologia de ensino à distância, por meio da plataforma Pluga Cuca, para democratizar o conhecimento entre os alunos do ensino básico", comenta Maria Lidia, fundadora da iniciativa.

De acordo com a UNESCO, mais de 1,5 bilhões de crianças ficaram fora da escola em 2020. No Brasil, os alunos da rede pública, sem estrutura para aulas online, foram o público mais impactado. Por isso, o trabalho da ONG Pedra Bruta desempenhou um papel essencial no desenvolvimento acadêmico dos jovens. 

Para Grazielle de Rezende, aprendiz da ONG Pedra Bruta, que atualmente está cursando o 8o ano na escola pública regular, estudar em casa pode ser divertido. “Na ONG, estou sendo preparada para ingressar nas melhores universidades públicas. Temos aulas interativas pelo método Pluga Cuca, aplicativo que nos ajuda a discutir conteúdos, a estudar o que aprendemos em sala de aula e a realizar tarefas de casa de modo mais rápido e efetivo”, comenta a aluna.

No entanto, para a fundadora, aumentar o alcance da ONG ainda é um desafio. “Hoje, temos uma demanda que ainda não conseguimos atender. Essa é uma questão delicada, principalmente nesse momento, no qual os estudantes estão um ano atrasados na grade curricular” explica Maria Lídia. “Dependemos de doações do setor privado e pessoas físicas para melhorar o serviço e alcançar mais jovens francanos” finaliza. 

Para ajudar na arrecadação, a ONG Pedra Bruta aderiu a uma nova forma digital de doação de pessoa física. A partir de março de 2021, a ONG passa a receber doações via PIX, com o código 10.955.039/0001-16, e por meio de assinaturas no Picpay, serviço que oferece também cashback - clique aqui para acessar. A organização aplicará os recursos nas atividades diretamente ligadas à formação de crianças e adolescentes das escolas públicas com poucos recursos financeiros.

Sobre a ONG Pedra Bruta

A ONG Pedra Bruta é uma Organização Não-Governamental e sem fins lucrativos, que atua na área da educação. Com o objetivo de viabilizar recursos para desenvolver os talentos de jovens estudantes da cidade de Franca-SP, a entidade foi criada em 2009 com eleição dos membros da diretoria. 

Saiba mais sobre a ONG Pedra Bruta aqui. 

Sobre o Pluga Cuca

Pluga Cuca é um método de ensino que facilita a aprendizagem e utiliza a Internet como ferramenta. Somos educadores com compromisso para a melhoria da qualidade do ensino, e a nossa missão é oferecer ao aprendiz a oportunidade de adquirir e ampliar seus conhecimentos, através da autoinstrução, via Internet, para aplicá-los com autonomia.

Comentários
Assista ao vídeo