Informes -

O blogueiro Pedro Richardson mostra as melhores atrações de Istambul

24 de Fevereiro de 2021

Com mais de 20 visitas à cidade, e agora morando por lá, Pedro Richardson, autor do blog Travel With Pedro, compartilha dicas sobre os melhores lugares para conhecer em Istambul, incluindo pontos pouco conhecidos por turistas.

A mesquita Hagia Sofia, no bairro de Sultanahmet
Foto: Pedro Richardson/Travel With Pedro

1-Sultanahmet

“O bairro histórico de Sultanahmet é o lugar mais visitado de Istambul e onde se encontram algumas das atrações mais famosas da cidade. O principal ponto é a praça de mesmo nome, onde fica a famosa Mesquita Azul, que recebeu este apelido pela cor dos azulejos que decoram seu teto interior. Construída para ser a maior mesquita do país, ela recebe turistas nos horários em que não acontecem as orações. Fica de frente para a famosa Hagia Sofia.

No mesmo bairro está o palácio de Topkapi, construído em meados do século XV, logo após a conquista de Constantinopla, e que hoje é um grande museu. No palácio, a visita à biblioteca e ao harém, além da vista do Bósforo, são os pontos altos”.

2-Hagia Sofia

“Hagia Sofia é uma das construções mais famosas de Istambul. Construída há 1500 anos como uma igreja, foi convertida em mesquita após a conquista de Constantinopla. Nos anos 1930 tornou-se um museu e em julho de 2020 voltou a ser uma mesquita.

A entrada é gratuita e é possível ainda ver algumas pinturas e afrescos religiosos do período bizantino na entrada e nas galerias do andar superior. Mas no salão principal, apenas símbolos islâmicos são permitidos. É um lugar que nenhum turista pode deixar de visitar”.

3-Grande Bazar

 

“A 10 minutos a pé da praça de Sultanahmet, está o Grande Bazar, que é o maior mercado do estilo no mundo. Com 30.700m² e mais de 4.000 lojas, o lugar é um verdadeiro labirinto onde é possível comprar praticamente de tudo, desde jóias valiosíssimas a roupas de grife fake (mas de boa qualidade), além de especiarias e tapetes. Lembre-se de que a regra aqui é sempre negociar o preço!”, aconselha Pedro.

O canal do Haliç com a mesquita de Suleymaniye ao fundo
Foto: Pedro Richardson/Travel With Pedro

4-Mesquita de Suleymaniye

“A Mesquita Azul pode ser a mais famosa, mas nem por isso é a mais bonita. Esse título fica para a Mesquita de Suleymaniye, uma das Mesquitas Imperiais Otomanas, que fica a 10 minutos do Grande Bazar. Além da beleza no seu interior, do jardim se tem uma vista privilegiada do canal Haliç (pronuncia-se rálitch), conhecido em inglês como Golden Horn, e da região de Beyoglu com a Torre de Gálata”.

5-Beyoglu

 

“Próximo a Karaköy, morro acima, está Beyoglu, um distrito com vários bairros interessantes. É aqui que fica a Torre de Gálata, de onde se tem uma vista de 360 graus da cidade e é muito fotogênica. Aqui também fica a famosa rua Istiklal, coração do centro de Istambul, com várias lojas, livrarias, restaurantes e bares”.

A mesquita de Ortaköy com a Ponte do Bósforo ao fundo
Foto: Pedro Richardson/Travel With Pedro

6-Ortaköy

 

“Neste bairro central, localizado às margens do Bósforo, estão algumas das boates da cidade e vários restaurantes, além de alguns pontos perfeitos para fotos, como a Mesquita de Ortaköy com a emblemática Ponte do Bósforo ao fundo”.

Uma das ruas coloridas do bairro de Balat
Foto: Pedro Richardson/Travel With Pedro

7-Balat

 

“Um bairro tranquilo próximo ao canal do Haliç, que historicamente foi morada de judeus, e cristãos. Com suas ruas calçadas e casarões coloridos, o bairro é um dos mais cool de Istambul. Balat possui muitos bons cafés e restaurantes, muitos deles vegetarianos ou veganos, outros mais conceituais e alternativos, e lojas de antiguidade. É um bairro residencial e um ótimo lugar para tomar um café e ver a vida passar”.

 

8-Visite um banho turco

“Após um dia visitando museus, mercados e andando pela cidade, uma boa maneira de relaxar é indo a uma das muitas casas de banho turco, chamadas de hamam. As melhores seguem o rito original, onde a pessoa entra em salões com diferentes temperaturas, algumas até com sauna e piscina, e onde é possível fazer uma massagem esfoliante para remover as células mortas e abrir os poros. Além de higiênica, é muito relaxante!”, conclui Pedro.

Pedro Richardson fala mais sobre Istambul e outros lugares da Turquia no seu blog de viagens, o Travel With Pedro.

Comentários
Assista ao vídeo