Cultura - Educação

Mais de 700 presos de Ribeirão Preto e região realizam provas do Enem

19 de Fevereiro de 2021

Na próxima terça (23) e quarta-feira (24), 731 reclusos que cumprem pena em presídios de Ribeirão Preto e região (veja quadro abaixo) farão o Exame Nacional do Ensino Médio para Pessoas Privadas de Liberdade (Enem PPL).

Caio Daniel/Divulgação SAP

Em todo o Estado, a Secretaria da Administração Penitenciária (SAP) conta com 12.778 homens e mulheres encarcerados inscritos para a realização das provas. 

Somente em Ribeirão Preto, 77 reeducandos de duas unidades prisionais (penitenciárias Masculina e Feminina) estão aptos para fazer o exame. Detentos que cumprem pena em presídios da região também farão a prova: Pontal (60), Taiúva (120), Jardinópolis (90), Franca (85), Guariba (121) e Serra Azul (178 nas três unidades).

Caio Daniel/Divulgação SAP

Os candidatos do Enem PPL também podem utilizar o desempenho como mecanismo único, alternativo ou complementar para o acesso à educação superior. O exame é aplicado pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) e tem o mesmo grau de dificuldade do Enem tradicional.  

Preparação

Para treinar os candidatos inscritos no Enem PPL, a SAP proporcionou um cursinho preparatório. As aulas online começaram no dia 25 de janeiro e ocorrem até segunda-feira (22), véspera do exame, totalizando 160 horas de curso. 

A medida é inédita e foi possível graças a uma parceria do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade da Coordenadoria de Reintegração Social (CRSC) da Pasta com o Instituto Seb.

Atualmente, candidatos de 41 unidades prisionais do Estado participam das aulas. Algumas unidades tiveram de suspender o curso em razão de protocolos sanitários. 

Cuidados com a Pandemia

Os colaboradores do Inep que devem atuar nos dias de aplicação dos exames receberão três máscaras sobressalentes para troca em horários específicos. Serão distribuídos frascos de álcool em gel para todas as salas, cujas janelas e portas deverão ficar abertas para facilitar a circulação do ar.  

As mesas e cadeiras serão devidamente higienizadas, assim como banheiros e corredores de acesso. Será mantido o distanciamento social entre participantes em sala, na ida ao banheiro e antes da identificação.  

Caso algum colaborador da equipe de aplicação de provas apresente sintomas da Covid-19 não poderá entrar na unidade prisional. A máscara é de uso obrigatório para todos, tanto colaborares quanto candidatos.  

2021: Inscrições em números

Unidade Prisional

Total de inscritos

 
 

CDP de Pontal

60

 

CDP ‘ASP Sandro Alves da Silva’ de Serra Azul

48

 

CDP de Taiúva

120

 

CPP de Jardinópolis

90

 

Penitenciária de Franca

85

 

Penitenciária de Guariba Feminina

121

 

Penitenciária Feminina de Ribeirão Preto

27

 

Penitenciária Masculina de Ribeirão Preto

50

 

Penitenciária I de Serra Azul

70

 

Penitenciária II de Serra Azul

60

 

TOTAL

731

 
Comentários
Assista ao vídeo