Business - Agronegócio

Ricardo Martins sobre "Como o Marketing Digital está revolucionando o Agronegócio no Brasil"

18 de Fevereiro de 2021

A Embrapa (Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária) estima que mais 1,5 bilhão de pessoas são alimentadas pela agropecuária brasileira. Porém, diferentemente do que acontece em outros mercados, nunca foi comum vermos anúncios ou posts sobre agronegócio em nossas redes sociais, nem mesmo para pessoas que buscam sobre o assunto.

Ricardo Martins - CEO e principal estrategista da TRIWI

E, claro, um mercado de proporções tão grandes e que se atualiza frequentemente em suas tecnologias de meios de produção, não poderia ficar de fora das atualizações no mundo digital, ainda mais quando tratamos de marketing.

Veja agora como o Marketing Digital está revolucionando o agronegócio no Brasil.

O agro em números

Antes, é preciso ter uma ideia de toda essa importância do agronegócio no país:

O PIB do agronegócio brasileiro, em 2019, foi estimado em R$ 1.552.995 milhões. A quantia bruta da produção agropecuária brasileira em 2020 está estimada em 697 bilhões de reais.

Mundialmente, o Brasil é o maior produtor de carvão vegetal, café, açúcar e suco de laranja; produzindo sementes oleaginosas e celulose como segundo colocado; e na produção de carnes e frutas, é o terceiro.

Ocupamos o 5º lugar entre os maiores produtores agrícolas do mundo (95 bilhões de dólares em produção agrícola).

Até 2017, o país ocupava o segundo lugar no ranking dos 20 maiores exportadores de produtos agrícolas do planeta. Naquele momento, o Brasil exportava 66,19 bilhões de dólares e ficava atrás apenas dos EUA, que chegavam à quantia de 77,13 bilhões.

A ABMR&A (Associação Brasileira de Marketing Rural & Agronegócio), em 2018, realizou uma pesquisa sobre a web. O estudo mostrou que, entre os produtores agrícolas, 40% acessam a internet e, destes, 64% fazem sua conexão utilizando smartphones.

Apesar disso, somente 1% das empresas que trabalham com agronegócio investem em marketing digital.

O que isso quer dizer?

Esses números nos mostram o potencial que vinha sendo explorado no setor do agronegócio no Brasil. Porém, em 2020, vivemos uma pandemia que, por si só, já é um grande problema. Essa dificuldade atrelada aos tantos outros problemas deste ano, deixou uma dúvida: como seguir elevando esses dados?

É aí que entra o marketing digital! Mas como ele pode ajudar no agronegócio? 

Benefícios do marketing digital para o agronegócio 

Baixo investimento: Uma agência de publicidade ou marketing tradicional, se contratada, custaria um preço altíssimo, o que é péssimo para quem está pensando em investir pela primeira vez. Já no digital, o custo é consideravelmente mais baixo. Porém, ainda assim, é necessário um planejamento;
Estratégias assertivas: Utilizando ferramentas como o SEO (Search Engine Optimization), é possível criar uma estratégia que faça o site do seu agronegócio aparecer sempre nos primeiros lugares dos sites de pesquisa, como o Google. E esse é apenas um exemplo, existem outras milhares de ferramentas;
Visibilidade: "Quem não é visto, não é lembrado" é a frase que melhor representa esse tópico. No agronegócio, geralmente, a carteira de clientes é fechada.

Por isso, muitas empresas cometem os erros de pensar que seus clientes não querem vê-las na internet ou até que não precisam da internet para conquistar novos.
Porém, como foi mostrado mais acima, os produtores e empresários agrícolas  estão utilizando cada vez mais. Com uma agência de marketing digital como parceira, será possível aparecer bem em todas as redes sociais e com conteúdos de qualidade, sempre lembrando os seus compradores (atuais ou futuros) de seus serviços;

Análise dos erros cometidos: Quando a campanha de marketing não tem o resultado esperado, é comum os envolvidos não entenderem o que está acontecendo, podendo até repetir o mesmo erro. Uma consultoria em marketing digital seria essencial para entender e resolver os problemas.
E como iniciar no marketing digital?

É importante que todo agronegócio antes de iniciar no marketing digital desenvolva um planejamento sólido e consistente. Levando em consideração as ações que envolvem reconhecimento de marca, vendas e relacionamento.

Analisar os concorrentes é essencial para entender os pontos fortes e fracos de cada um, é preciso analisar as diversas frentes de atuação, como, por exemplo: site, presença nas redes sociais, atuação com anúncios entre outras frentes. Mapear a atuação e possíveis evoluções da concorrência é fundamental para o apoio estratégico.

Outro ponto importante é o entendimento e mapeamento do público-alvo. Entender suas preferências, comportamentos, como buscam e se relacionam com sua marca e outras marcas são fatores decisivos para o sucesso das suas estratégias digitais.

Presença nas redes sociais também é fundamental, o agronegócio domina as redes sociais com atuações que, além de fortalecerem a marca, geram ainda vendas. O Instagram é um ótimo canal para relacionamento, já o LinkedIn um excelente canal para geração de vendas.

Ter um site é fundamental, pessoas buscam todos os dias pelo seu produto ou serviço. Se não te encontrarem, certamente vão encontrar seus concorrentes. É isso que você quer? Também não adianta ter qualquer site, é importante que o seu site seja rápido, funcione corretamente em celulares e esteja dentro das boas práticas do Google.

Gerar diferenciação na internet é fundamental, se você não fizer isso seus concorrentes farão e você perderá boas oportunidades de negócios.

Sobre a TRIWI (www.triwi.com.br)

Fundada pelos sócios Ricardo Martins e Tricia Martins em 2018, a TRIWI nasceu para ser uma agência de inovação digital. Com a missão de criar soluções de marketing e comunicação, a empresa realiza planejamento, desenvolvimento, execução e manutenção de projetos. Integrar inteligência estratégica, inovação e tecnologia permite que as empresas alcancem os melhores resultados, fugindo de caminhos óbvios.

A metodologia moderna que impulsiona os negócios das startups mais famosas do mundo é parte do modelo de atuação da TRIWI, aplicado em diferentes possibilidades no universo do marketing digital.

A agência oferece consultoria em marketing digital, geração de leads, publicidade digital, criação de conteúdo, redes sociais, inbound marketing, desenvolvimento de sites e blogs e consultoria em tecnologia e segurança da informação

Mais sobre os seus fundadores

Ricardo Martins - CEO e principal estrategista da TRIWI. Especialista em marketing digital, é graduado em Marketing pela Escola Superior Cândido Mendes, no Rio de Janeiro, e concluiu Master em Marketing pela ESPM, em São Paulo. Durante os 20 anos de trajetória na área, atuou em companhias que se destacam no mercado, como Polishop, XP Investimentos, TOTVS e CNA Idiomas. Como consultor, atendeu organizações em diversos segmentos, incluindo Lupo, BM&FBOVESPA e Multilaser.

Tricia Martins (cofundadora, administrativo e financeiro da TRIWI).
Graduada pela Universidade da Amazônia em Análise de Sistemas, pós-graduada em Aplicações em Desenvolvimento Web pela Universidade Federal do Pará e MBA em Gestão Empresarial pela Fundação Getúlio Vargas. Tricia Martins é desenvolvedora web e durante sua trajetória profissional, que inclui 15 anos de experiência, atuou no Detran e Marinha do Brasil.

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