Cultura -

40tena Cultural apresenta bate-papo sobre o Sarau do Binho e história com Poliana Savegnago

15 de Fevereiro de 2021

A programação desta semana da 40tena Cultural, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, apresenta duas atividades: o bate-papo Sarau do Binho: resistência e poesia na Zona Sul de São Paulo, na quarta-feira (10/02), e contação da história de Mia Couto, “O beijo da palavrinha”, com a atriz Poliana Savegnago, no sábado (13/02). A agenda da semana oferece discussão sobre sarau e entretenimento para a criançada, transmitidas pelas redes socais da entidade: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e plataforma (www.fundacaodolivroeleiturarp.com). A participação é gratuita.

A agenda começa na quarta-feira (10/02), às 20 horas, com um bate-papo descontraído sobre poesia e literatura com o Sarau do Binho, que existe há 18 anos na zona sul de São Paulo, promovendo a articulação e o intercâmbio de informações relacionadas às várias manifestações culturais da região de Campo Limpo. É um encontro que reúne pessoas ligadas a várias linguagens culturais, como poetas, artistas plásticos, músicos, cineastas, fotógrafos, atores e outros.

Neste encontro da 40tena Cultural, o público pode esperar um bate-papo informal, com histórias e, claro, muita poesia, é o que garante o poeta, articulador cultural e idealizador do Sarau do Binho, Robinson de Oliveira Padia, o Binho. “Nossa expectativa é compartilhar um pouco sobre nossa história, nossas conquistas e desafios e expandir para além da nossa área, da nossa cidade”. O encontro será mediado pela MC, arte educadora, cantora e compositora, Kamila Andrade.

Contação de Histórias

No sábado (13/02), às 16h, a programação é voltada para toda a família com a contadora de histórias Poliana Savegnago, que participa da programação contando a história “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto, autor homenageado pela 20º FIL – Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto, que será realizada em agosto. Poliana Savegnago explica que, por gostar do autor, foi fácil escolher a obra de literatura infantil.

“É um livro que utilizo muito para criar o hábito e afeição por literatura nas crianças. É uma obra que traz muitos estímulos visuais e auditivos para o público infantil”, explica. A atriz espera que o encontro neste sábado estimule e fomente o bem-estar e reflexões em todos os participantes. “Espero que as pessoas deem um tempo na rotina para acompanhar a atividade. E que elas tenham curiosidade em conhecer mais sobre a obra e o autor”.

Poliana Savegnago é atriz, contadora de histórias, educadora, brincante e pesquisadora da Cultura Tradicional da Infância. Integrou o Grupo Teatral Engasga Gato por 11 anos, participando de todas as suas montagens e realizações de 2007 a 2018. Desde 2007 dedica-se às vivências tradicionais da Cultura Brasileira, através da transmissão de saberes de diferentes mestres de todo Brasil.

SERVIÇO:
Bate-papo Sarau do Binho: resistência e poesia na Zona Sul de São Paulo
Data: 10 de fevereiro (quarta-feira)
Horário: 20h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

Contação de Histórias: “O beijo da palavrinha”, de Mia Couto
Com Poliana Savegnago, contadora de histórias
Data: 13 de fevereiro (sábado)
Horário: 16h
Plataformas de exibição: Instagram (@fundacaolivrorp), YouTube (FeiraDoLivroRibeirao) e site da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto (www.fundacaodolivroeleiturarp.com)

O projeto 40tena Cultural

O projeto 40tena Cultural, que começou em março de 2020 com uma programação consecutiva, já realizou mais de 100 atividades e interagiu com mais de 35 mil pessoas. O 40tena Cultural, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Nacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição. Por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo