Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Live Cartão de Visita News: Zacarias Pagnanelli entrevista Dra. Andrea Cristina de Miranda Costa

15 de Fevereiro de 2021

O CEO do portal Cartão de Visita News, Zacarias Pagnanelli, entrevistou na última quinta-feira a Dra. Andrea Cristina de Miranda Costa, Juíza de Direito da 2. Vara de Tóxicos, Organização Criminosa e Lavagem de Bens e Valores de Belo Horizonte-MG. 

Dra. Andrea Cristina de Miranda Costa é natural de Rio Espera, Minas Gerais. Graduada em Direito pela Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais da extinta Fundação Presidente Antônio Carlos, hoje Universidade Presidente Antônio Carlos, em Barbacena. Pós-graduada em Direito Civil, pela então Faculdade de Ciências Jurídicas e Sociais de Barbacena. 

Em Barbacena, na Universidade Presidente Antônio Carlos, exerceu as atividades de professora de Direito Público e Privado e Direito Constitucional, no período compreendido entre 1992 a 1997.

Exerceu a advocacia, nas áreas cível e criminal (inclusive Tribunal do Júri) em Comarcas situadas no Campo das Vertentes, Zona da Mata e Região Central de Minas Gerais.

No período entre maio de 1996 a agosto de 1997 atuou como escrivã judicial junto à 3ª. Vara Cível da Comarca de Barbacena, após ter sido aprovada em concurso público de provas e títulos.

Aprovada em concurso público para o cargo de Procuradora da Escola Agrícola de Muzambinho.

Aprovada em concurso público para o cargo de Juiz de Direito, tendo tomado posse em 8 de setembro de 1997. Atuou nas Comarcas de Rio Vermelho, Várzea da Palma, Pratápolis, Senador Firmino, Alto Rio Doce, Conselheiro Lafaiete e Barbacena (Juizado Especial). Promovida ao cargo de juíza de direito auxiliar de Belo Horizonte, em 2009.

De 2 de julho de 2010 a 30 de junho de 2014 esteve à disposição da Corregedoria Geral de Justiça, onde atuou como juíza auxiliar da Corregedoria, responsável pela Região 4 – Sul e posteriormente junto à Gerência dos Serviços Notariais e de Registro – Extrajudicial.

Em 17 de fevereiro de 2014 foi removida para o cargo de Juíza de Direito da 2a. Vara de Tóxicos de Belo Horizonte, tendo permanecida afastada de tais funções até 1 de julho de 2014, haja vista estar à disposição da Corregedoria Geral de Justiça. Em 1 de julho de 2014 assumiu, efetivamente, o cargo na referida Vara.

De 18 fevereiro de 2018 a 18 de fevereiro de 2020, foi designada Juíza Eleitoral da 29a Zona Eleitoral, bem como a Direção do Foro Eleitoral de Belo Horizonte, tendo exercido a função de coordenadora do Gabinete de Segurança Institucional nas eleições gerais de 2018.

É membro da Academia Barbacenense de Ciências Jurídicas, ocupante da cadeira de n.18, cujo patrono é o mestre Pontes de Miranda.

Comentários
Assista ao vídeo