Colaboradores - Tânia Voss

Guadalupe em Casa:"Parabéns Dominguinhos 81 Anos''

11 de Fevereiro de 2021

Deixou saudade e suas canções estarão sempre na memória das pessoas, verdadeiras poesias inesquecíveis. Guadalupe Mendonça, viúva de Dominguinhos, prestou uma homenagem ao artista e retratou sua gratidão e saudade.

Atualmente lançou um CD para homenagear a obra do Mestre Sanfoneiro,  “Dedicado a você”, título do disco, é também uma parceria de Dominguinhos com o cantor Nando Cordel, lançada em 1989 por Zizi Possi.

Do marido Dominguinhos, Guadalupe regravou Flora, lançada na voz do cearense Ednardo. O repertório ainda inclui Dia branco, Dúvida, Estrada de Canindé e Mucuripe, além de Pai e mãe (Gilberto Gil, 1975), entre outras. Canções que tocam a alma.

José Domingos de Morais, de Garanhuns, nascido em 12 de fevereiro de 1941, conhecido como Dominguinhos, foi um instrumentista, cantor e compositor brasileiro. Exímio sanfoneiro, teve como mestres nomes como Luiz Gonzaga e Orlando Silveira. Tem em sua formação musical influências de baião, bossa nova, choro, forró, xote, jazz etc.

Luiz Gonzaga deu o tom e Dominguinhos seguiu a melodia na sanfona. Mais do que aprender, o discípulo inovou a arte do mestre. Dominguinhos emprestou a sanfona sotaques novos e diferentes.

Não abandonou o baião de seu padrinho, mas também não deixou de brincar em outras praias da música brasileira. O trabalho de Dominguinhos é mais uma prova de que pouco importa os sotaques ou origens quando se trata de fazer música. Tinha o poder de transformar tudo que tocava em obras de arte. Um luxo.

Suas canções são interpretadas por nomes como Maria Bethânia, Gal Costa, Caetano Velloso, Elba Ramalho, Raimundo Fagner, entre outros. Tem músicas em parceria com grandes nomes da música popular brasileira como Chico Buarque (Tantas palavras, Xote da navegação), Nando Cordel (De volta pro aconchego, Gostoso demais, Faz de mim, Isso aquí tá bom demais), Gilberto Gil  (Abri a porta e Lamento sertanejo), Manduka (Quem me levará sou eu), Fausto Nilo (Pedras que cantam).

Autor também de trilhas e temas musicais de filmes como O Cangaceiro(Aníbal Massaini Neto) e As Aventuras de um Paraíba (Marco Altberg). Na sua longa discografia estão incluídas a composição e gravação de choro, forró, xaxado, baião, coco, quadrilha, entre vários outros ritmos da música típica do Nordeste brasileiro. O famoso Forró do Dominguinhos além de dominar o Brasil , tornou-se um gênero musical. Dominguinhos faleceu em São Paulo, no dia 23 de julho de 2013.

Meu carinho e toda gratidão por ter convivido com o casal, Dominguinhos e Guadalupe, um aprendizado na minha carreira de Jornalismo. Gratidão eterna pela amizade e carinho. Muita luz, meu Mestre, está com Deus e alegrando a moçada lá de cima. Fique em Paz, e parabéns pela grande e bela obra musical que permanecerá para sempre em nossas vidas.

Confira agora - 81 anos de Dominguinhos

Comentários
Assista ao vídeo