Viver - Saúde

Células-Tronco Mensequimais ajudam no tratamento da Covid-19

9 de Fevereiro de 2021

Utilizada cada vez mais no tratamento de diversas patologias, a terapia celular tem se tornado uma alternativa no combate a Covid-19, conforme mostram resultados de estudos realizados pela Universidade de Miami, nos Estados Unidos, em 24 pacientes, chefiado pelo Dr. Giacomo Lanzoni.

Derivadas do tecido do cordão umbilical, podendo serem coletadas logo após o nascimento, as células-tronco mensequimais possuem a capacidade de se diferenciar em diversos outros tipos de células, além de possuírem habilidade imunorreguladora, efeito este que inibe a tempestade inflamatória causada pelo covid-19 e responsável pela redução da mortalidade no grupo que recebeu o tratamento celular.

De acordo com a pesquisa, os pacientes submetidos ao tratamento apresentaram uma significativa melhora, principalmente no que diz respeito a taxa de sobrevida que, em apenas um mês, passou de 42% para 91%, além de auxiliar na recuperação mais rápida.

"Esse material pode ser coletado logo após o nascimento do bebê, processado e estocado em nosso laboratório na cidade de São Paulo, onde inclusive há vários protocolos em andamento para diferentes doenças autoimunes. É uma opção preventiva cada vez mais utilizada pelos pais", informa o Dr. Nelson Tatsui, Diretor-Técnico do Grupo Criogênesis e Hematologista do HC-FMUSP .

Além disso, o médico informa também, que a célula-tronco do tipo mesenquimal do tecido do cordão é muito tolerante imunologicamente e pode ser utilizada em diferentes membros da família. A coleta não traz risco ao bebê e nem a mãe.

Sobre a Criogênesis

A Criogênesis, que nasceu em São Paulo e possui mais de 17 anos de experiência com células-tronco, é acreditada pela AABB (Associação Norte Americana de Bancos de Sangue) e certificada pela IQNet NBR ISO 9001:2015. A clínica é referência em serviços de coleta e criopreservação de células-tronco, medicina reprodutiva, gel de plaquetas e aférese, incluindo a diferenciada técnica de fotoférese extracorpórea. Sua missão é estimular o desenvolvimento da biotecnologia através de pesquisas, assegurando uma reserva celular para tratamento genético futuro. https://www.criogenesis.com.br.

Comentários
Assista ao vídeo