Viver - Saúde

Mitos e verdades sobre a creatina

3 de Fevereiro de 2021

Assim como o Whey Protein, a Creatina também é um suplemento muito utilizado por pessoas que gostam de treinar e ter um auxílio na manutenção do corpo, isso porque ela melhora a resistência durante a atividade física, hipertrofia e aumento da força.

Além disso, se engana quem acredita que essa é sua única função. Alguns estudos propõem o seu uso para idosos com Alzheimer e Parkinson, pois contribui para o metabolismo energético e diminui o estresse oxidativo. No entanto, apesar de seus inúmeros benefícios, muitos mitos rondam o tema, e pensando nisso a farmácia de manipulação, A Fórmula, resolveu esclarecer algumas dúvidas.

"Nós da A Fórmula conhecemos muito o uso desses suplementos, principalmente porque temos fabricação própria, e agora no verão, o uso deles aumenta, pois, as pessoas buscam fazer atividades que as deixem com um corpo dos sonhos para aproveitar praias e piscinas. É importante entender, que, além disso, a creatina auxilia em muitos pacientes internados, para evitar a fadiga e as dores musculares, sendo ideal nesse momento de pandemia. Por isso achamos de extrema importância trazer essas informações para que não haja mais dúvidas", conta Helder Teixeira, farmacêutico franqueado da farmácia.

Confira:

• Creatina pode ser encontrada em alimentos.

Verdade. Alguns alimentos são ricos em creatina, como carne de porco, carne vermelha, salmão, fígado, frango, atum, bacalhau, ovo e leite. Contudo, diferente do suplemento, esse produtos possuem outros componentes, por isso, se quiser extrair a melhor parte deles é ideal que se consulte um especialista e ele lhe indicará a porção certa para ingeri-los.

• Creatina interfere no crescimento do adolescente.

Mito. Esse é um dos mitos mais comentados entre as pessoas, mas passa longe de ser real, porque todos nós temos creatina no corpo e consumismo-os praticamente todos os dias nos alimentados citados acima. Apesar de não haver nenhuma preocupação, sempre é bom passar por uma avaliação de um especialista.

• A Creatina não precisa ser ciclada.

Verdade. Alguns suplementos precisam dessas pausas durante seu uso, para que estejam em um nível equilibrado no corpo, porém, com a creatina é diferente, isso porque ela necessita desses altos níveis para ter efeitos positivos.

• A Creatina é um esteróide.

Mito. A creatina é um aminoácido, diferente dos esteróides, que são grandes grupos de compostos solúveis de gordura.

• Mesmo a creatina podendo ser encontrada em alimentos, o suprimento às vezes se torna necessário.

Verdade. Isso porque para a pessoa conseguir extrair toda a quantidade de creatina que ela precisa, seria necessário comer uma quantidade anormal dos alimentos, e por isso, em casos de homens e mulheres que treinam, se indica o uso de suplementos.

Sobre A Fórmula

Com quase 90 unidades pelo Brasil e mais de 30 anos de atuação no mercado, A Fórmula tem como modelo de negócio o sistema de franquias, possuindo modernos laboratórios e mais de 4 mil substâncias disponíveis para prescrição, além de uma linha de produtos de marca própria. https://www.aformulabr.com.br

Comentários
Assista ao vídeo