Colaboradores - Julio Di Madeo

A experiência da reabertura no Mundo da Fantasia

2 de Fevereiro de 2021

Diante desse cenário, conciliando com compromissos profissionais, tive a oportunidade de viver a experiência ao visitar os Parques da Disney (Magic Kingdom e Epcot) e o Parque Universal, em Orlando, nesse novo contexto.

Em razão do início da vacinação na Flórida, as atividades estão retornando e comprovando que com as medidas de segurança e um planejamento adequado é possível a reabertura de atrações de lazer e entretenimento.

A experiência da Disney começa pela preocupação em garantir que sejam evitadas situações de aglomerações. Assim, a capacidade foi reduzida para 30%, o ingresso precisa ser comprado com antecedência e tem validade por apenas um dia. Essa estratégia, além de garantir a segurança sanitária também permite que o visitante encontre os parques mais vazios, com menos fila e menor tempo de espera nas atrações.  

A introdução de recursos tecnológicos também é outro aprendizado dessa experiência em tempos de pandemia. No exemplo dos Parques da Disney, as bolsas e mochilas passaram a ter revistas por meio de máquinas, os pagamentos são realizados, preferencialmente, por meio de cartão por aproximação ou pela pulseira Magic Band, que também funciona por proximidade. Já nos restaurantes, os cardápios são oferecidos no formato digital, que reduz o contato físico e com superfícies.  

O planejamento também inclui os cuidados básicos como aferições de temperatura antes de entrar nos parques, a obrigatoriedade do uso de máscaras para todos os visitantes, sinalizações no piso para reforçar o distanciamento, espaços vagos intercalando a ocupação dos brinquedos e atrações, estacionamentos com uso de vagas distanciadas, além do reforço da limpeza e pontos de higienização com álcool instalados ao longo dos parques.

O Mundo da Fantasia, temporariamente, ficou sem as tradicionais fotos com o Mickey, mas ele ainda pode ser visto passeando pelos parques e em carros alegóricos. Algumas atrações como as paradas com personagens e os tradicionais shows com fogos de artifício no fim do dia também estão suspensos.

Por outro lado, as ações e estratégias de segurança, principalmente, após o início da vacinação estão permitindo que a Flórida, especialmente, os parques de Orlando retomem suas atividades e ofereçam uma nova experiência ao público, o que faz parte de um dos muitos aprendizados deixados por esse período da pandemia. 

Comentários
Assista ao vídeo