Informes -

5 Dicas para editar um vídeo online

2 de Fevereiro de 2021

Já tentou editar seus vídeos usando programas e ferramentas online e offline, mas acabou se decepcionando com as soluções que foi encontrando no caminho? A boa notícia é que editar vídeos online não é uma tarefa complexa, desde que você saiba por onde começar. E é exatamente isso que vamos falar hoje.

Vamos dar algumas dicas e macetes de como começar a fazer produções audiovisuais de qualidade, usando programas e ferramentas que estão na internet, para usar e editar online.

Ficou curioso? Então vamos começar:

1-Um bom editor de vídeo:

A primeira dica que vamos dar está relacionada ao programa/ editor de vídeo a ser explorado.
Sabemos que existem inúmeras opções no mercado, mas para facilitar sua vida, daremos um mapa do sucesso, apontando diretamente para o tesouro. O Invideo é o nosso queridinho da vez pois consegue trazer algum tipo de solução para todo problema que você tiver ao longo de sua jornada de filmmaker – seja a falta de músicas, vinhetas ou até mesmo de equipamentos de filmagem (leia a dica #2). Essa solução online permite que você faça seu login, transfira imagens ou documentos seus para a plataforma, e comece a editar de maneira fácil e objetiva. Daremos alguns detalhes da edição em si nas próximas dicas.

Dica para quem não se adaptar ao programa

Caso você queira descobrir outras opções, te deixaremos por sua própria conta e risco, afinal, nossa equipe fez testes com ao menos outras 5 ferramentas online. Com as facilidades do editor de vídeo que falamos na dica anterior, será muito difícil seu projeto não sair do papel, afinal é uma solução user friendly. É uma das poucas ferramentas que você vai conseguir dominar e usufruir todo seu potencial em poucas horas de uso. De qualquer maneira, caso prefira explorar outras opções, recomendamos uma pesquisa pelo Youtube, onde muitos experts falam sobre o assunto.

2-Equipamentos 

Para haver filmagens e vídeos de qualidade, antes da edição começar, você terá que produzir os vídeos. E estes demandam equipamentos. Portanto, você terá que decidir qual tipo de qualidade seu conteúdo vai ter. Para vídeos que são mostrados somente em redes sociais, como o Instagram, um bom smartphone basta. Mas se você estiver criando um curso, ou vídeos para o Youtube, recomendamos câmeras profissionais. E não se esqueça dos equipamentos de iluminação e um microfone também! A seleção dos itens vai depender do seu orçamento. Mas te adiantamos que existem muitos equipamentos e câmeras acessíveis.  Um microfone externo, para usar em celulares ou câmeras, sai por menos de 50 reais. Algumas câmeras de qualidade incrível , são compradas com menos de 2 mil reais.

Alternativas:

Para aqueles que estão pensando “não quero gastar com essas coisas” aqui vai mais um motivo para o texto ter citado o InVideo: Ele permite que você use imagens e vinhetas do próprio site, poupando você do trabalho de filmar. Você usa o banco de imagens e vídeos do próprio programa, e não precisa importar nada de sua parte. Ideal para quem faz vídeos e trabalhos institucionais, e não relacionados a uma marca pessoal – em uma jornada para se tornar uma autoridade nas redes sociais.

3-Trabalho textual conta também:

A dica aqui é a seguinte: você terá que ter textos fortes e marcantes em seu vídeo. Então tenha uma divisão clara dos títulos e textos complementares.  Não é uma questão somente de tamanho de fonte, mas também de cores e posicionamento das caixas de texto. O ideal é que você experimente isso de várias maneiras e encontre a forma que mais combina com seus vídeos. Pode ser que sejam textos mais localizados à esquerda, ou abaixo do logo, etc. E não se esqueça de desenvolver Thumbnails que chamem muita atenção do público. Afinal, se a imagem do vídeo não chamar atenção, talvez nem cliquem nela na galeria de vídeos (levando em consideração que seu vídeo esteja em redes sociais).

4-“Drag and Go!”

As ferramentas de Drag and Drop são as soluções que o usuário consegue arrastar itens e objetos pelo canvas do software, e organizar as coisas de acordo com sua preferência. Recomendamos que você busque usar esse tipo de solução, pois elas economizam seu tempo. Uma vez lá no editor de vídeo, você tem que simplesmente clicar nos objetos, quadros e filmagens, e posicioná-las de acordo com seu gosto. Por exemplo: Você pode colocar imagens de transição e textos, apenas clicando e arrastando os elementos lá no editor. Descubra como é fácil colocar imagens, ampliá-las ou cortá-las de acordo com sua ideias e imaginação. Como é uma ferramenta online, você poderá salvar projetos e edições para terminar em outro momento, e tudo vai ficar na nuvem, sem exigir espaço do seu computador.

5-Testes e feedback

A última recomendação é que crie um vídeo de amostragem, e mostre para as pessoas de sua equipe. Caso você esteja atuando sozinho, envie e mostre para amigos e colegas de profissão. Nesse processo você terá feedback sobre o som, vinhetas e outras façanhas do mundo da produção audiovisual.  Se estiver usando o InVideo, você terá milhares de vinhetas e transições para explorar, o que dará uma margem grande para testes e adaptação de sua linguagem de comunicação com seu público alvo. Toda vez que você entrar novamente em um editor de vídeo online como esse, você sempre vai descobrir novas funções, e deixar seu vídeo cada vez mais profissional e inovador. Não espere para ver, vá lá e experimente.

Comentários
Assista ao vídeo