Viver - Saúde

Aprovação da vacina não significa que devemos esquecer dos cuidados contra o Coronavírus

1 de Fevereiro de 2021

No dia 17 de janeiro, a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) aprovou as vacinas Coronavac e de Oxford, dando início à Campanha Nacional de Vacinação. Mas engana-se quem acredita que a aprovação da vacina significa que a vida já pode voltar ao normal. Isso porque a campanha de vacinação foi dividida em fases para priorizar os grupos de risco e podem levar meses até que uma porcentagem expressiva da população seja imunizada.

Além disso, os números de casos e mortes devido ao COVID-19 continuam altos. Logo, devemos ter em mente que o início da campanha de vacinação não quer dizer que devemos descuidar das medidas para impedir a proliferação e transmissão do Coronavírus. “Por exemplo, ainda é fundamental evitar sair de casa sem necessidade, não compartilhar utensílios pessoais, manter uma distância mínima de um metro entre você e outras pessoas e sempre cobrir a boca e o nariz ao espirrar ou tossir”, explica o Dr. Mário Farinazzo, cirurgião plástico e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP)

Outro cuidado indispensável que não devemos esquecer com o início da campanha de vacinação é a higiene frequente das mãos com água e sabão, pois é o principal método de prevenção contra o Coronavírus. “Quando realizada corretamente, a higiene das mãos com água e sabão elimina de forma eficaz todos os tipos de microrganismos e produtos químicos, evitando que você fique doente e espalhe germes para os outros.

Mas, para garantir que suas mãos estejam realmente limpas, lembre-se de realizar o processo por, no mínimo, 20 segundos”, afirma a Dra. Beatriz Lassance, cirurgiã plástica e membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP). Porém, é importante ficar de olho na validade do sabonete para garantir sua eficácia na eliminação de microrganismos. “Além de deixar de fazer o efeito desejado, após o fim da data de validade, as substâncias presentes no produto que evitam a proliferação de bactérias e fungos perdem a ação. Logo, o uso do sabonete vencido também pode causar complicações como alergias, manchas, irritações e sensibilização na pele, além de infecções mais sérias”, alerta Isabel Piatti, especialista em Estética e Cosmetologia e conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita.

Caso você esteja na rua e não tenha acesso à água e sabão, você pode optar pelo uso do álcool em gel, que, quando na concentração correta, também é capaz de reduzir a quantidade de microrganismos infecciosos presentes nas mãos. “Os únicos produtos que são capazes de eliminar os germes são aqueles que contêm, no mínimo, 70% de álcool em sua composição. Produtos que possuem uma concentração menor de álcool não são realmente eficazes na eliminação dos microrganismos, pois não conseguem desestruturar as proteínas que revestem a parede celular do agente infeccioso”, alerta a Dra Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia. 

Porém, é preciso tomar alguns cuidados na hora de usar o produto, já que o álcool em gel pode favorecer o ressecamento das mãos, que já são naturalmente mais secas. Por isso, o recomendado é que, após o uso do álcool em gel, você aplique um cosmético específico para as mãos, como o Reviver Creme para as Mãos, da Buona Vita, que é capaz de formar uma luva natural sobre as mãos para proporcionar alto poder de proteção e hidratação ao tecido. Com ativos como Manteiga de Karité, um antioxidante e emoliente que previne o ressecamento, e Manteiga de Cupuaçu, que recupera a umidade e elasticidade da pele enquanto proporciona toque macio e aveludado, o produto hidrata, nutre e recupera a saúde das mãos.

Reviver Creme para mãos

O uso de máscaras também é indispensável para prevenir a proliferação do Coronavírus e deve continuar durante a campanha de vacinação. Mas o ideal é que a população geral ainda dê preferência ao uso das máscaras de pano no lugar das máscaras profissionais. “As máscaras cirúrgicas descartáveis e as máscaras N95 seguem em falta e com preços altos, então devemos deixá-las disponíveis para os profissionais de saúde, que estão mais expostos ao vírus, e optar por utilizar máscaras caseiras com tecidos de trama fechada”, aconselha a Dra. Paola.  Porém, não adianta apenas utilizar as máscaras, é preciso saber como manuseá-las. “Para impedir a contaminação e garantir a eficácia do equipamento é fundamental que você se certifique que ele esteja cobrindo corretamente a boca e o nariz. Além disso, na hora de colocar e retirar a máscara, segure-a apenas pelas alças. Lembre-se também de lavar bem as mãos com água e sabão antes e depois de cada uso”, recomenda a médica.

É importante também tomar cuidado com o uso de cosméticos sob a máscara, já que alguns produtos podem prejudicar a eficácia desses equipamentos de proteção. “Alguns cosméticos e maquiagens podem depositar impurezas na máscara e levar a diminuição da filtragem do ar, reduzindo sua eficácia na hora de impedir a passagem de agentes patógenos como Coronavírus”, completa a Dra Paola Pomerantzeff. Resolver a questão da maquiagem é simples, bastando utilizá-la apenas na parte superior do rosto, que não fica coberta pela máscara. Mas deixar de realizar a rotina skincare não é uma opção, pois essa é a maneira mais eficaz de prevenir o surgimento de irritação devido ao atrito provocado pela máscara.

Então, o ideal é optar pelo uso de cosméticos formulados em veículos mais leves, como séruns e géis, e que possuam alta ação hidratante, como o Compative Acqua Gel, da Ada Tina Italy, que é capaz de penetrar profundamente na pele para aumentar a hidratação, combatendo o ressecamento da pele enquanto controla a produção de oleosidade, além de estimular o colágeno e a produção natural de ácido hialurônico, o que confere firmeza à pele e auxilia no combate ao envelhecimento precoce.

Compative Acqua Gel

Por fim, atente-se apenas às medidas de prevenção e recomendações de segurança fornecidas por órgãos da saúde e profissionais certificados. Mesmo com a aprovação da vacina, ainda circulam na internet muitos remédios e receitas caseiras que prometem prevenir ou curar o Coronavírus. “Não há evidências de que comer alho ou gengibre, beber água a cada 15 minutos ou tomar vitamina C proteja as pessoas do Coronavírus, nem que isso cure a doença. O mesmo vale para o uso de óleos essenciais, prata coloidal e florais. Algumas postagens sugeriram que colocar óleo de gergelim em seu corpo ou pulverizar-se com álcool ou cloro matará o vírus. Isso também é falso”, alerta a médica nutróloga Dra. Marcella Garcez, diretora da Associação Brasileira de Nutrologia.

Se você quer potencializar suas defesas naturais até que chegue sua vez de tomar a vacina, o ideal é investir em uma alimentação balanceada capaz de fornecer os nutrientes essenciais para as funções orgânicas, inclusive as imunológicas. “Uma alimentação equilibrada, variada, colorida, com alimentos os mais naturais e funcionais possíveis, associada a uma hidratação adequada, certamente vai ajudar o organismo a ter respostas mais favoráveis do sistema imune”, finaliza a médica.

FONTES:

DR. MÁRIO FARINAZZO - Cirurgião plástico, membro Titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica (SBCP) e Chefe do Setor de Rinologia da Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP). Formado em Medicina pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), o médico é especialista em Cirurgia Geral e Cirurgia Plástica pela Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Professor de Trauma da Face e Rinoplastia da UNIFESP e Cirurgião Instrutor do Dallas Rhinoplasty™ e Dallas Cosmetic Surgery and Medicine™ Annual Meetings. Foi coordenador da equipe de Cirurgia Plástica do Hospital Municipal Arthur Ribeiro de Saboya-SP até junho 2019 e opera nos Hospitais Sírio, Einstein, São Luiz, Oswaldo Cruz, entre outros. www.mariofarinazzo.com.br 

DRA. BEATRIZ LASSANCE - Cirurgiã Plástica formada na Faculdade de Ciências Médicas da Santa Casa de São Paulo e residência em cirurgia plástica na Faculdade de Medicina do ABC. Trabalhou no Onze Lieve Vrouwe Gusthuis – Amsterdam -NL e é Membro titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia Plástica, da ISAPS (International Society of Aesthetic Plastic Surgery) e da American Society of Plastic Surgery.

ISABEL LUIZA PIATTI: Consultora Executiva em Estética e Inovação Cosmética, especialista em Estética e Cosmetologia, conselheira do Comitê Técnico de Inovação da Buona Vita, embaixadora do CIA - Centro e Instituto Internacional de Aprimoramento e Pesquisas Científicas, e Membro do Conselho Científico da Academia Brasileira de Estética Científica – ABEC. Profissional Aisthesis. Tecnóloga em Estética e Imagem Pessoal. Técnica em Estética. Pós-Graduanda em Estética e Exercício Físico na Saúde da Mulher. Especialista em Cosmetologia. Especialização em Escolas de Estética e Terapias Alternativas na Europa, na área Facial, Corporal e Bem-Estar. Palestrante no VI Congresso Mundial de Medicina Estética da IAAM/ASIME. Palestrante em Congressos da área da Saúde Estética Nacionais e Mundiais. Consultora técnica de revistas e sites da área de Beleza e Estética. Autora dos Livros “Biossegurança Estética & Imagem Pessoal – Formalização do Estabelecimento, Exigências da Vigilância Sanitária em Biossegurança” e “Gestantes: Cuidados Estéticos Durante a Gravidez”.

DRA. PAOLA POMERANTZEFF: Dermatologista, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica (SBCD), tem mais de 10 anos de atuação em Dermatologia Clínica. Graduada em Medicina pela Faculdade de Medicina Santo Amaro, a médica é especialista em Dermatologia pela Associação Médica Brasileira e pela Sociedade Brasileira de Dermatologia, e participa periodicamente de Congressos, Jornadas e Simpósios nacionais e internacionais. http://www.drapaola.me/

DRA. MARCELLA GARCEZ: Médica Nutróloga, Mestre em Ciências da Saúde pela Escola de Medicina da PUCPR, Diretora da Associação Brasileira de Nutrologia e Docente do Curso Nacional de Nutrologia da ABRAN. A médica é Membro da Câmara Técnica de Nutrologia do CRMPR, Coordenadora da Liga Acadêmica de Nutrologia do Paraná e Pesquisadora em Suplementos Alimentares no Serviço de Nutrologia do Hospital do Servidor Público de São Paulo.

Comentários
Assista ao vídeo