O ano de 2020 foi marcado pela pandemia que assolou fortemente todo o planeta. Por isso, foram necessárias abruptas mudanças em diversos setores para que a crise não afetasse ainda mais o mundo corporativo. Apesar de não ser novidade, o Marketing Digital se tornou uma tendência em meio ao caos nos negócios. Muita gente foi pega de surpresa, e a internet então apareceu como uma luz no fim do túnel para muitos empreendedores. Mas não para Alexandre Simões, que trabalha com tecnologia e Marketing Digital desde o final dos anos 90.
![]() |
Com mais de 20 anos de atuação e milhares de atendimentos, ele já vislumbrava um potencial crescimento no setor desde aquela época. Quando ainda pouco se acreditava no poder das redes, o paulistano de 39 anos, engajou-se no movimento de ativismo digital, aprofundando seu conhecimento em tecnologia. Chegou a dar aulas de Informática, além de trabalhar em programas de televisão e em rádios comunitárias. Paralelamente ao mercado digital, a música sempre esteve presente em sua vida. Nascido na periferia de São Paulo, ele adentrou à cultura Hip Hop desde muito cedo, e no ano de 2000 fundou o grupo de rap H2P, ganhador do Prêmio Rumos de Música, do Instituto Itaú Cultural, em 2007.
Além da banda, que circulou por dez anos pelo Brasil e no exterior, Simões criou o Mundo da Rua, um dos principais portais de Hip Hop e cultura urbana do Brasil, tendo sido auditor do Prêmio Hutúz e idealizador do Prêmio Mundo da Rua, em 2012. Ainda que o empresário e artista tenha percorrido diferentes esferas, o empreendedorismo sempre esteve presente na sua trajetória. Por oito anos, foi um dos responsáveis pelo marketing de uma das maiores marcas do segmento de moda urbana ligada à cultura Hip Hop.
Em 2015, mudou- se para Boston, nos Estados Unidos, onde se estabeleceu e abriu a Alka Digital. Hoje, a agência possui sede também em São Paulo e atua em diferentes projetos de Marketing Digital, dando suporte a músicos e empresas. “O marketing não é novidade, na realidade, existe uma necessidade. Alerto meus clientes e as pessoas que me acompanham há muito tempo, sobre a importância de se construir uma presença forte nas redes sociais. A pandemia mostrou isso: quem se adiantou, conseguiu passar muito bem, quem achou que dava para adiar, foi pego. Os negócios com presenças já consolidadas tiveram crescimento, isso ficou muito claro”, afirma.
![]() |
Para 2021, Simões tem planos de lançar um novo curso e tocar o serviço de streaming NATV, canal que lançou junto a alguns parceiros. A ideia, segundo ele, é aumentar a produção de conteúdo. “A expectativa é das melhores, tendo em vista que a vacina saia logo, temos uma ampla frente para crescer. Muitas coisas mudaram em 2020 e a internet e as redes sociais consolidaram seu valor. E quem estiver pronto para o futuro e quiser entrar de cabeça, estou aqui para auxiliar. A internet é uma porta de possibilidades que nos conecta com o mundo, e isso me fascina”, projeta.
Mais informações em www.alexandresimoes.com