Viver - Esporte

Veja 5 benefícios dos esportes de areia para você começar um 2021 diferente!

15 de Janeiro de 2021

São Paulo é conhecida como a terra da garoa, mas se engana quem acha que não dá para aproveitar um pouco da praia nesta "selva de pedra". Situada em um dos bairros mais nobres da cidade, está o Esporte Clube Pinheiros que possui 7 quadras para esportes de areia.

Associados jogando futevôlei na quadra do pinheiros
Foto: Divulgação

Eles se popularizaram nas praias dos Estados Unidos na década de 60, e chegou conquistando os Brasileiros logo em seguida. Hoje o país , só no Vôlei de Praia, possui 13 medalhas olímpicas no total de conquistas, sendo 3 de ouro, 7 de prata e 3 de bronze. De 2016 para cá, o número de praticantes aumentou. Em março de 2020, o Esporte Clube Pinheiros decidiu fazer uma reforma em suas quadras: são 1834 metros quadrados de área e 1000 toneladas de areia que são tratadas periodicamente.

"O Clube dentro de suas areias disponibiliza treinos aos associados de Vôlei de Praia (Infantil e Adulto), Beach Tennis (Modalidade de tênis jogada na areia) e FuteVôlei. Em quatro anos, vimos os números de praticantes aumentar cerca de cinco vezes mais. Agora com os protocolos de segurança aplicados, voltamos a inserir as atividades novamente. Hoje, no Pinheiros, temos nomes de destaque como Paulo Gorentzvaig e Raphael Nigro (futevôlei) e no feminino do beach tennis Marina Ohno" explica Vitor Castaldi, Diretor das modalidades no Esporte Clube Pinheiros.

Ainda segundo o Diretor dos Esportes de Areia, Vitor Castaldi, são cerca de 250 associados por dia que utilizam as quadras, para ele "O ambiente é memorável e serve como uma terapia para quem precisa mudar de vida. Além de contribuir beneficamente para a saúde".

Pensando nisso, a equipe de esportes de areia do Esporte Clube Pinheiros elaborou 5 benefícios da prática de esportes de areia:

• A queima mais rápida de calorias

Todo o ambiente das quadras e todos os movimentos dos esportes de areia proporcionam a queima mais rápida dessas calorias. É um esporte praticado ao ar livre e o sol faz com que os níveis de vitamina D, sejam sintetizados pelo corpo. Além de a própria areia, exigir mais força dos músculos inferiores para impulsionar o corpo.

• Saúde para o coração

Cardiologistas recomendam atividades físicas para os praticantes. Como esportes de areia movimentam o corpo inteiro de uma forma intensa, eles ativam a circulação do sangue de uma forma mais rápida. E por ter uma grande queima de calorias, os esportes de areia combatem o colesterol.

Coordenação motora e espacial

Todos os esportes de areias trabalham todos os músculos, no vôlei ou no beach tennis a coordenação motora é trabalhada, assim como a noção de espaço do próprio corpo, pois a areia fofa é diferente de outro terreno, ela se molda e absorve impacto. Além disso, aumenta o raciocínio, por se tratar de um jogo rápido, os jogadores precisam estar atentos na quadra, na bola ou peteca, e tomar as melhores decisões táticas.

Evita lesões

Pela areia ser fofa ela se molda conforme pisamos, isso faz com que os músculos da perna se tornem mais resistentes evitando assim lesões. Os esportes de areia tem uma eficácia duas vezes mais rápida no fortalecimento do que em outro terreno.

Evita o estresse e a depressão

Estar em contato com a areia, o sol e todo o ambiente proporciona uma sensação de liberdade e a desconexão com a vida caótica. Segundo um estudo da Universidade de Exeter, no Reino Unido, correr em locais rodeados pela natureza gera boas sensações, como positividade, reduz o estresse e aumenta a energia.

Os treinos no Esporte Clube Pinheiros voltaram com todos os protocolos de segurança e a redução do contato entre as pessoas. Os vestiários só estão operando com 40% da capacidade, os ambientes são limpos com uma frequência maior, para a entrada no clube é necessário medir a temperatura e preencher um formulário de anamnese (situação de saúde).

Sobre o Esporte Clube Pinheiros

O ECP- Esporte Clube Pinheiros - nasceu em 1899 com a vocação para o esporte, cultura e educação. Com mais de 38.500 mil associados, a instituição entrega ao mundo atletas de alto rendimento, ensino de qualidade, e atividades dentro e fora do ECP que resgatam a sinergia entre as pessoas. Trata-se do maior clube da América Latina que agrega pessoas de várias faixas etárias, etnias, nacionalidades, e etc. A diversidade e o respeito são as nossas bases. Com uma infraestrutura adequada e tecnológica, o clube torna-se referência no esporte para os associados, parceiros e brasileiros.

Comentários
Assista ao vídeo