Business -

Vila Cruzeiro é a primeira comunidade do RJ a ter retirada de produtos comprados pelo e-commerce

11 de Janeiro de 2021

Carla Martins da Costa, de 21 anos, faz parte dos quase 44% da população do Rio de Janeiro com restrição de CEP. Por não dispor de atendimento postal, na prática ela não consegue receber em casa mercadorias, pacotes ou correspondências. Por causa disso, Carla nunca tinha usado o comércio eletrônico. Pelo menos até agora. Em meados de dezembro, ela finalmente conseguiu comprar no e-commerce e escolheu um livro, Kraftwerk Publikation, biografia sobre os percussionistas Wolfgang Flür e Karl Bartos e a banda alemã precursora da dance music. Onde ela vai receber sua encomenda? Bem perto de onde mora. Carla reside na Vila Cruzeiro, zona norte do Rio de Janeiro, e a solução para que ela exercesse seu direito de consumidora chegou em forma de um e-Box.

Chegada e-Box na Vila da Penha
Foto: Fernanda Vidoti

A entrada da Clique Retire e do serviço de e-Boxes, ou armários inteligentes, na Vila Cruzeiro - uma das 13 comunidades do complexo da Penha, que reúne cerca de 120 mil moradores - vai ajudar muitos consumidores na mesma situação de Carla. Isso vai permitir que desfrutem de um direito tão básico que nem sempre é lembrado por quem o tem, mas que é uma dor constante para aqueles que não o possuem: a capacidade de receber pacotes, mercadorias ou correspondências de forma conveniente.

e-Box Clique Retire
Foto:Fernanda Vidoti

Como vantagem adicional, vai permitir que usufruam, sem mais dificuldades, dos preços competitivos do e-commerce que podem ser até 30% mais baixos que nas lojas físicas.

Segundo a pesquisa Economia das Favelas – Renda e Consumo nas Favelas Brasileiras, feita pelos institutos Data Favela e Locomotiva, 1/3 dos consumidores que moram em favelas usam o comércio eletrônico, mas não conseguem receber seus produtos. Quando uma encomenda é destinada a região sem atendimento postal, ela acaba parando ao longo do caminho, retida em um centro regional de distribuição ou, com um pouco de sorte, em uma agência, infelizmente muitas vezes longe da residência do morador. Depois do longo deslocamento até o local, o morador frequentemente ainda enfrenta longas filas. É preciso ter muita vontade para continuar comprando pelo e-commerce. “Vamos poder passar a comprar mais pela internet. Muitas vezes precisamos de algum produto e não encontramos em loja física. Ou desistíamos ou encarávamos toda a dificuldade (e gasto) de ir buscar”, testemunha Carla.

Além de retirarem suas encomendas para si e suas famílias, muitos empreendedores da comunidade – em sua maioria mulheres chefes de família que revendem produtos – poderão receber sem dificuldades as mercadorias que lhes garantem o sustento. Os e-Boxes estão instalados e em fase de testes dentro da sede da ONG Atitude Social (Estrada José Rucas, 1.266 – Penha).

Geração de renda com fornecedores locais & doações para o projeto

O serviço está sendo implementado em conjunto com a própria comunidade e conta com a participação ativa de moradores e fornecedores da região em diversas etapas do processo.  Na hora de escolher promotores, gráficas e outros fornecedores, os locais foram priorizados. Conceito que se estendeu até parte da logística, que também foi terceirizada a uma empresa da própria Vila Cruzeiro, gerando renda, emprego e fomento da economia.

O diretor executivo da Clique Retire, Gustavo Artuzo, comemora a chegada da Clique à Vila Cruzeiro. “Apoiar a inclusão social dos moradores através de um direito básico, e ainda gerar emprego e renda, é muito gratificante. A iniciativa na Penha, apesar de recente, já é um sucesso, e nos encoraja a avançar imediatamente para centenas de comunidades. É com muita alegria que fazemos esse movimento. Enquanto crescemos, ajudamos pessoas de forma sustentável”, diz.

Além disso, parte da renda arrecadada com as assinaturas será revertida para a Atitude Social, que atendia antes da pandemia quase 8.300 pessoas, de crianças à terceira idade, e hoje adaptou suas atividades de acordo com as normas de segurança. “Empresas com olhar social fazem muita diferença para quem passa tão despercebido, ainda mais num momento de alto desemprego”, diz Sandra Vieira, diretora-presidenta da ONG.

COMO FUNCIONA

Para utilização por pessoas físicas e microempresários:

1) Cadastro no site da Clique Retire ou pelo aplicativo do serviço

2) Ao realizar a compra pela internet, o cliente coloca seu código pessoal ao lado do seu nome e usa o endereço da empresa no Rio: Rua Deputado Ulysses Guimarães, 15 – Complemento: Metrô Estácio Clique Retire – Cidade Nova – CEP:.20211-225.

3) Quando o produto chega, a Clique Retire envia um aviso por SMS e o prazo para retirada é de até 72 horas.

4) A partir de então é só se dirigir ao e-Box escolhido, utilizar o QR code recebido para abrir o compartimento e retirar o produto comprado.

Há um formato máximo das gavetas para recebimento das encomendas. As dimensões da embalagem do produto devem ter até 34cm x 39cm x 47cm (comportam até uma caixa de micro-ondas, por exemplo).

Sobre a Clique Retire

A Clique Retire detém a mais moderna tecnologia de armários inteligentes do Brasil. Sua plataforma opera em 14 países e é preparada para trabalhar em escala, com milhões de pacotes por dia. A empresa inaugurou suas atividades em novembro de 2019 e já é líder no mercado nacional, com parceiros de peso nas áreas de varejo, logística e e-commerce, como Aliansce Sonae, BR Malls, B2W, DHL, Dafiti, BR Distribuidora, CCR, Metrô Rio e Metrô São Paulo.

Mais informações no site: www.cliqueretire.com.br

Sobre a Atitude Social

O Centro de Desenvolvimento Humano Atitude Social (CDHAS) existe desde 1993 e busca promover ações de desenvolvimento dos moradores e dos ambientes das comunidades do Complexo da Penha, Alemão e entorno. Em um espaço de 8.000 m2, cedido pelo Estado do Rio de Janeiro, disponibiliza atividades e oficinas para atender diferentes faixas etárias, dos sete anos à terceira idade. Tem o propósito de inclusão social, servindo como um instrumento facilitador da emancipação cidadã, do indivíduo e da família, através de diversas iniciativas e programas.

Comentários
Assista ao vídeo