Notícias -

Governo do Estado de São Paulo mantém abertos espaços culturais de cidades na fase laranja

8 de Janeiro de 2021

O Governo do Estado de São Paulo, com base em deliberação do Centro de Contingência da COVID-19, decidiu nesta sexta-feira 8/1 autorizar o funcionamento de espaços e atividades culturais, como museus, bibliotecas, centros culturais, cinemas e teatros, durante a Fase Laranja do Plano São Paulo com os protocolos e as restrições de ocupação. A avaliação é que são atividades e espaços de baixo risco quando há a aplicação rigorosa dos protocolos e controle de acesso e fluxo. As regiões atualmente classificadas na Fase Laranja são as de Registro, Sorocaba, Presidente Prudente e Marília. As demais regiões permanecem na Fase Amarela, inclusive a capital paulista.

"As instituições culturais do Governo do Estado de São Paulo seguem expressamente todos os protocolos exigidos pelas instituições competentes para, assim, continuar oferecendo suas atrações presenciais ao público com total segurança, bem como, estimular a dimensão econômica da cultura", afirma Sérgio Sá Leitão, secretário estadual de Cultura e Economia Criativa.

Revisão de protocolos de segurança na Fase Amarela e Laranja
Os espaços culturais continuarão seguindo rígidos protocolos de segurança e saúde, preconizados pela Organização Mundial da Saúde e Centro de Contingência, como distanciamento, proibição de atividades com público em pé e adoção dos protocolos específicos para cada área cultural e higienização do ambiente.

Com a reclassificação, em ambas as fases, Amarela e Laranja, a capacidade máxima permitida de ocupação nos espaços culturais fica limitada a 40%. Já quanto ao horário de funcionamento, na Fase Amarela, o limite é de dez horas diárias, enquanto na Laranja é de oito horas por dia. Além disso, há obrigação de controle de acesso, hora marcada e marcação de assentos.

Comentários
Assista ao vídeo