Cultura - Fotografia

Dia 8 de janeiro, dia do Fotógrafo

7 de Janeiro de 2021

Era 1985, em Paris. Dois irmãos unidos, atualmente conhecidos como irmãos Lumière, foram os responsáveis pela criação da fotografia. Naquela época algo inédito e com muita tecnologia, apesar da baixa qualidade se comparada com as câmeras atuais e com os aparelhos disponíveis para os profissionais no século XXI, a fotografia chegou revolucionando não só os modos de registrar momentos, como também a vida das pessoas.

Foto: Pexels

Ao invés de ficarem horas esperando para uma pintura ficar pronta, com a invenção da fotografia, os irmãos Lumiére trouxeram a facilidade de, em poucos minutos, se ter registrado o momento desejado. Até mesmo no mundo da arte, essa invenção acarretou em mudanças. As pinturas, que antes eram somente para se ter gravado momentos reais, começaram a ter modificações. A imaginação se tornou uma grande aliada dos pintores, já que pararam de ter como objetivo principal mostrar a realidade física.

Agora, em 2021, no dia 8 de janeiro, celebramos o dia do fotógrafo, profissional este que usufrui da câmera para o registro de momentos. Mesmo atualmente tendo várias ferramentas que nos ajudam na captura de fotos como celulares, tablets, computadores e etc., os fotógrafos são essenciais para o aproveitamento de cada segundo de cada momento. 

O tempo não volta. Momentos especiais como a notícia de que um filho está a caminho, o nascimento do mesmo, um pedido de casamento ou até mesmo um aniversário, são ocasiões que não queremos esquecer. E qual a melhor maneira de eternizar um momento, se não o fotografando? 

Para as irmãs Alline Moltocaro e Quenia Moltocaro, fotógrafas, assim como os irmãos Lumière, “A fotografia não permite só o registro de algum momento, mas sim possibilita as pessoas colecionarem memórias inesquecíveis”. Sócias, as irmãs trabalham juntas há mais de 11 anos. Sempre tendo como objetivo oferecer às pessoas recordações eternas, as fotógrafas ainda afirmam que “Com a fotografia, você pode deixar registrada a sua história e a de outras pessoas. Ela te ajuda, no futuro, a lembrar do passado.”

Uma das melhores fotógrafas do Brasil, já que fazem parte do grupo seleto Magos da Luz, as irmãs donas da empresa QA Sisters são especialistas em fotografia de família. Para Aline, “É revigorante ver o olhar de uma mãe apaixonada pelo filho através da câmera. Não só isso, melhor ainda é poder fazê-la ver e sentir a mesma emoção todos os dias após olhar para a fotografia”.

A fotografia não veio somente como mais uma facilidade que as tecnologias nos trouxeram, mas sim como uma forma de manter o coração aquecido em um dia de saudade. E os profissionais fotógrafos, muito mais do que enquadramento, controle de iluminação e cliques, fazem de momentos passageiros, eternos e inesquecíveis. 

Comentários
Assista ao vídeo