Informes -

Como escolher uma empresa de mudança e não cair em golpes

6 de Janeiro de 2021

Pesquisar a idoneidade da empresa, possíveis reclamações ou irregularidades dará um pouquinho de trabalho, mas uma tranquilidade muito maior quando tudo chegar sem um arranhão na casa nova.

Logo abaixo separamos 8 dicas importantes que você deve se atentar antes de escolher uma empresa de mudança:

1) Perguntar informações como endereço da empresa, telefone e site da empresa. Você pode encontrar empresas no site GuiadeMudanças ou 123Mudanças, e desta forma comparar preços e orçamentos.

2) Procure referências da empresa de mudança junto aos órgãos de defesa do consumidor, na internet e com conhecidos. Verificar possíveis reclamações no site ReclameAqui.

3) Verificar quais materiais serão utilizados para embalar o transporte, e se possui mão de obra qualificada.

4) Verificar se a empresa trabalha com seguro e solicitar apólice para verificação.

5) Solicite lista de relação de bens a serem transportados assinada pela empresa e pelo cliente.

6) Exija nota fiscal do serviço contratado.

7) Solicite o contrato de prestação de serviços. Leia-o com atenção. Se não concordar com alguma cláusula negocie com a empresa.

8) Se possível, faça uma visita às instalações físicas da empresa.

As empresas são obrigadas por lei a realizarem um orçamento, mas algumas delas cobram para fazer o serviço, que pode incluir uma visita na sua casa para avaliar o valor dos móveis e o espaço que ocuparão no caminhão. Acerte esses detalhes já na primeira ligação para não ter susto quando o avalista for à sua casa. Com alguns orçamentos na mão, avalie qual delas tem a melhor opção para você.

Desconfie de preços muito baixos. No orçamento, lembre-se de pedir que incluam possíveis taxas com material de embalagem, despesas extras ou seguros. Esses valores nem sempre são considerados no orçamento, mas na hora do fechamento são incluídos e você pode ter uma surpresa naquele orçamento que parecia ser bom.

Pra finalizar, reúna informações e faça anotações de todos que entrarem em contato com você. Certifique-se de que todas as suas perguntas foram respondidas corretamente. Se você sentir que uma empresa está sendo invasiva, encerre a conversa educadamente e siga em frente. O processo de mudança é estressante e você deve estar confortável com a empresa que contratar.

Por fim, tente acompanhar o caminhão da mudança. Ao descarregar, dê uma verificada geral em todos os bens e, caso tenha acontecido algo desagradável, informe imediatamente aos responsáveis. Lembre-se que você tem um prazo de até 90 dias para buscar a melhor solução.

Comentários
Assista ao vídeo