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Gratidão foi a palavra de 2020 entre os brasileiros

6 de Janeiro de 2021

Apesar das dificuldades no contexto da pandemia do coronavírus, as pessoas manifestaram agradecimentos ao longo do ano que passou

Em 2020, como não deve ser surpresa para ninguém, "coronavírus" foi o tema mais buscado no Google, tanto no Brasil quanto no mundo. Porém, dentro do contexto dominante, a palavra "gratidão" esteve presente em 52% das publicações no Twitter e teve também um aumento de 87% no volume das buscas, é o que revelam os dados apurados pela Decode, empresa de dados e client acquisition.

O assunto "coronavírus" contou com 2,3 milhões de artigos em nosso país e aproximadamente 50,5% do total foram publicados entre março e maio. Nas redes sociais não foi diferente: no Twitter Brasil, a hashtag #coronavírus alcançou 5,1 milhões de tweets, enquanto no Instagram foram publicados mais de 33,7 milhões de posts com a mesma tag ao longo do ano.

Porém, ao analisar mais de 9.400 tweets neste contexto, os internautas agradeceram pelos ensinamentos do ano (33%), pela saúde (23%), pelas conquistas (18%), a alguma figura religiosa (18%), ainda que outros 8% não tenham mencionado o porquê: 8%.

"Procuramos ir além do óbvio sobre o termo ‘coronavírus’ e buscamos entender o sentimento das pessoas durante este momento conturbado. Diante de um cenário tão desmotivador para muitos, a nossa descoberta foi surpreendente", comenta Leticia Diefenbach, analista de Consumer Insights da Decode.

Com relação ao universo analisado, para 2021 as palavras que definem as expectativas do brasileiro foram: alegria (29%), esperança (21%), conquistas (21%), coragem: (7%), paz (7%), entre outras (15%).

A Decode é uma empresa de dados e client acquisition que, a cada semana, realiza levantamentos de dados e sentimento público sobre temas relevantes do momento em diversas áreas. Essa expertise em comportamento do consumidor é uma das bases das soluções de negócios com foco data-driven e maximização de receita elaboradas pela empresa.

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