Apesar das dificuldades no contexto da pandemia do coronavírus, as pessoas manifestaram agradecimentos ao longo do ano que passou
Em 2020, como não deve ser surpresa para ninguém, "coronavírus" foi o tema mais buscado no Google, tanto no Brasil quanto no mundo. Porém, dentro do contexto dominante, a palavra "gratidão" esteve presente em 52% das publicações no Twitter e teve também um aumento de 87% no volume das buscas, é o que revelam os dados apurados pela Decode, empresa de dados e client acquisition.
O assunto "coronavírus" contou com 2,3 milhões de artigos em nosso país e aproximadamente 50,5% do total foram publicados entre março e maio. Nas redes sociais não foi diferente: no Twitter Brasil, a hashtag #coronavírus alcançou 5,1 milhões de tweets, enquanto no Instagram foram publicados mais de 33,7 milhões de posts com a mesma tag ao longo do ano.
Porém, ao analisar mais de 9.400 tweets neste contexto, os internautas agradeceram pelos ensinamentos do ano (33%), pela saúde (23%), pelas conquistas (18%), a alguma figura religiosa (18%), ainda que outros 8% não tenham mencionado o porquê: 8%.
"Procuramos ir além do óbvio sobre o termo ‘coronavírus’ e buscamos entender o sentimento das pessoas durante este momento conturbado. Diante de um cenário tão desmotivador para muitos, a nossa descoberta foi surpreendente", comenta Leticia Diefenbach, analista de Consumer Insights da Decode.
Com relação ao universo analisado, para 2021 as palavras que definem as expectativas do brasileiro foram: alegria (29%), esperança (21%), conquistas (21%), coragem: (7%), paz (7%), entre outras (15%).
A Decode é uma empresa de dados e client acquisition que, a cada semana, realiza levantamentos de dados e sentimento público sobre temas relevantes do momento em diversas áreas. Essa expertise em comportamento do consumidor é uma das bases das soluções de negócios com foco data-driven e maximização de receita elaboradas pela empresa.