Viver - Esporte

Equipe de Nado Artístico do Mackenzie Brasília coloca o Distrito Federal no primeiro lugar

9 de Dezembro de 2020

Vitória Guedes e Ana Clara Lobato fazem dobradinha e vencem a primeira etapa do torneio. Atletas se preparam, agora, para a Seletiva Nacional

As atletas da equipe de Nado Artístico do Colégio Presbiteriano Mackenzie Brasília Internacional subiram ao lugar mais alto do pódio, no último final de semana. O time alcançou as primeiras posições nas categorias Júnior e Sênior da primeira etapa do Torneio Brasileiro de Nado Artístico, com as atletas Vitória Diegues Brasil e Ana Clara Lobato e Farias Machado. A competição ocorreu também no formato on-line, por videoconferência.

Vitória Guedes (16) foi campeã entre as competidoras com até 17 anos, atingindo 74,3 pontos, e também levou o título entre as nadadoras com 18 anos ou mais, marcando 73,8 pontos. Vale destacar que no regulamento do torneio, as atletas com 15 anos ou mais puderam participar da disputa na categoria Sênior. Ana Clara Lobato (15) ficou em segundo na classificação Júnior, marcando 67,2 pontos. Ambas as participantes se apresentaram para os juízes, fora da piscina.

"Diante de um ano com tantas dificuldades e indefinições, em que tive que me adaptar às novas formas de estudo para concluir o ensino médio, pensar em vestibular e também me adaptar às novas rotinas de treino, esse resultado me trouxe imensa satisfação e a certeza de que meu esforço foi super válido. Estou muito feliz", comemorou Vitória Diegues Brasil.

O desempenho das atletas mackenzistas foi destaque também no perfil oficial da Secretaria de Esporte e Lazer do Distrito Federal (veja neste link). "O DF muito bem representado na primeira etapa do Torneio Brasileiro de Nado Artístico, que aconteceu no último fim de semana", destaca a publicação.

On-line
Neste ano, devido à pandemia do coronavírus, a Confederação Brasileira de Desportos Aquáticos (CBDA) optou pelo modelo on-line. Neste formato, os atletas realizam exercícios previamente determinados em vídeo, executando movimentos de equilíbrio e controle corporal, flexibilidade, força e condicionamento físico. A mesa avaliadora observa a resistência, a precisão nas posições, a execução de cada movimento, a facilidade na performance, a estabilidade, a extensão, o movimento uniforme, como a energia é distribuída e outros fatores rigorosamente.

De acordo com o regulamento da competição, os atletas de todas as categorias precisam realizar uma coreografia de um minuto, fora da piscina. Cada categoria tem três elementos obrigatórios para serem realizados dentro da coreografia, entre eles estão a "Sequência com 2 posições dentre Veleiro/Cancã simples/Flamingo/Cancã duplo", os "Dois saltos, em diferentes momentos, com movimentos coreográficos de braço" e o "Giro ariana no solo", conforme aponta o documento. Leia a íntegra: http://bit.ly/39S2VGO.

"É mais uma vitória de um time que vem se dedicando muito, mesmo neste momento diferente que estamos vivendo. As nossas conquistas são resultado da entrega total das meninas, que certamente estariam chegando ao topo também dentro da água. Eu fico muito feliz com o resultado e orgulhosa delas. Temos trabalhado muito e mesmo sem a piscina, ela, e o todo o time não desistiram do esporte. Vamos continuar focadas para o próximo desafio, final de semana que vem", comentou a técnica da equipe de Nado Artístico e professora de Educação Física do Mackenzie Brasília, Simone Formiga.

Agenda
A Seletiva Nacional começa no próximo final de semana e também terá agendas nos dias 18, 19 e 20 de dezembro, sempre das 9h às 15h. O campeonato poderá ser acompanhado no site da CBDA, acessando este link.

Dessa vez, as mackenzistas enviarão aos jurados vídeos com coreografias realizadas dentro da piscina. As figuras que deverão ser repetidas pelas atletas podem ser lidas a partir da página 27 deste conteúdo (clique aqui). Caso cheguem à seleção, as nadadoras representarão o Brasil em torneios internacionais.

Em Julho, a Mackenzista Alice Tenório (16) vestiu o uniforme nacional para o Mundial de Nado Artístico da União Americana de Natação (UANA).

Sobre os Colégios Presbiterianos Mackenzie
Os Colégios Presbiterianos Mackenzie são reconhecidos, hoje, pela qualidade no ensino e educação que oferecem aos seus alunos, enraizada na antiga Escola Americana, fundada em 1870, por George e Mary Chamberlain, em São Paulo. A instituição dispõe de unidades em São Paulo, Tamboré (em Barueri-SP), Brasília (DF) e Palmas (TO). Com todos os segmentos da Educação Básica - Educação Infantil (Maternal, Jardim I e II), Ensino Fundamental e Ensino Médio, procura o desenvolvimento das habilidades integrais do aluno e a formação de valores e da consciência crítica, despertando o compromisso com a sociedade e formando um indivíduo capaz de servir ao próximo e à comunidade. No percurso da história, o Mackenzie se tornou reconhecido pela tradição, pioneirismo e inovação na educação, o que permitiu alcançar o posto de uma das renomadas instituições de ensino que mais contribuem para o desenvolvimento científico e acadêmico do País.
Em 2021, serão comemorados os 150 anos da instituição no Brasil. Ao longo deste período, a instituição manteve-se fiel aos valores confessionais vinculados à sua origem na Igreja Presbiteriana do Brasil.

Comentários
Assista ao vídeo