Cultura - Educação

Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto realiza último encontro de 2020

27 de Novembro de 2020

Encontro acontece de forma on-line neste sábado (28/11) com a presença de seis contadores de histórias convidado

O último encontro de 2020 do Núcleo de Contadores de Histórias, projeto da Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, e que também faz parte da 40tena Cultural, acontece neste sábado (28/11), às 10h. Como nos encontros anteriores, em função da pandemia do Coronavírus, a atividade acontece de forma remota, através da plataforma de reuniões Zoom (https://us02web.zoom.us/j/83612093006).

Este encontro será especial, pois terá a presença dos contadores de histórias convidados: Ademir Apparício, Carol Capacle, Claudete Feijó, Michele Maria, Monalisa Machado e Thaís Foresto. A atividade será mediada pela atriz e coordenadora do projeto, Míriam Fontana.

Segundo a atriz, o encontro deste sábado terá uma atividade lúdica corporal, roda de histórias e, para finalizar, uma roda de conversa com a participação dos convidados,   que terá como tema “As histórias me fizeram companhia nesses meses de reclusão social e qual a perspectiva as histórias me apontam para o ano que se aproxima”. Sobre os convidados, Míriam Fontana destaca que todos são contadores profissionais e que cada um deles tem uma característica peculiar. Ademir Apparício usa técnicas circenses, de palhaços e mímica; Monalisa Machado utiliza as artes cênicas e tem uma vertente literária; Thaís Foresto e Carol Capacle são donas de características semelhantes - atrizes formadas e com uma veia musical;  Michele Maria também é atriz focada no teatro Lambe-Lambe e Claudete Feijó, estudiosa da prática de contação de histórias.

Durante o encontro, todos os participantes estarão livres para contar a história de sua preferência, “mas elas devem ter uma abrangência para todas as idades. Histórias são como presentes e poderão conter uma voz que abrace os acontecimentos deste ano quando nos projetar para o novo amanhã”, diz Míriam Fontana.

Sobre as atividades do Núcleo neste ano de 2020, Míriam Fontana destaca o tamanho do desafio que o grupo teve - uma vez que, logo no início do ano, os encontros presenciais tiveram que ser suspensos por conta da pandemia e isolamento social. “Com isso, descobrimos essa plataforma fantástica. Com ela foi possível conversar com o Brasil inteiro e, inclusive, tivemos pessoas de fora, da Inglaterra”, revela.

Núcleo de Contadores de Histórias
Com: Míriam Fontana, Ademir Apparício, Carol Capacle, Claudete Feijó, Michele Maria, Monalisa Machado e Thaís Foresto
Data: 28/11, 10h
Plataforma: reunião pelo ZOOM: https://us02web.zoom.us/j/83612093006

*Atividade gratuita e aberta à população

40tena Cultural

Durante mais de sete meses de programação consecutiva, a 40tena Cultural já realizou mais de 80 atividades e interagiu com mais de 25 mil pessoas. O projeto, realizado pela Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto, tem como proposta incentivar as pessoas a ficarem em casa durante o período de isolamento social, em virtude da pandemia do coronavírus (Covid-19). Semanalmente, são divulgadas atividades que abrangem desde as transmissões ao vivo com artistas e convidados até contação de histórias para crianças, shows, dicas e discussões de livros. Para acompanhar a programação semanal, basta acessar as redes sociais da Fundação do Livro e Leitura:

Instagram (@fundacaolivrorp)
Facebook (facebook.com/FundacaodoLivroeLeituraRP)
Linkedin (fundacaolivrorp)
Twitter (@FundacaoLivroRP)
Youtube (FeiraDoLivroRibeirao)
Plataforma www.fundacaodolivroeleiturarp.com

Sobre a Fundação

A Fundação do Livro e Leitura de Ribeirão Preto é uma entidade de direito privado, sem fins lucrativos. Trata-se de uma evolução da antiga Fundação Feira do Livro, criada em 2004, especialmente para realizar a Feira Internacional do Livro da cidade. Hoje, é considerada a segunda maior feira a céu aberto do país. Em 2020, a Feira tornou-se internacional e entraria na 20ª edição, por isso, recebeu recentemente nova identidade, apresentando-se como FIL (Feira Internacional do Livro de Ribeirão Preto), mas sua realização foi remarcada para agosto de 2021, devido à pandemia do novo Coronavírus.

Com uma trajetória sólida e projeção nacional e agora internacional, ao longo de seus 20 anos, a entidade ganhou experiência e, atualmente, além da Feira, realiza muitos outros projetos ligados ao universo do livro e da leitura, com calendário de atividades durante todo o ano. A Fundação se mantém com o apoio de mantenedores e patrocinadores, com recursos diretos e advindos das leis de incentivo, em especial do Pronac e do ProAc.

Comentários
Assista ao vídeo