Notícias - Motor

Hyundai HB20 e Creta têm recall por falha no freio

25 de Novembro de 2020

A Hyundai convoca proprietários de HB20 e Creta 2020 para resolver uma falha detectada no sistema de freios dos carros. De acordo com a fabricante, o recall é necessário para fazer a substituição do cilindro mestre e do fluido, que pode estar contaminado de acordo com o lote de produção.

Os carros envolvidos foram produzidos entre os dias 2 e 8 de março deste ano. No HB20, a numeração do chassis (se considerados somente os últimos oito dígitos) vai de HL062582 a LP075793. No Creta, também quando consideramos só os oito dígitos finais, varia entre LP179040 e LP181272.

O que gera o recall

Recall acontece quando um problema grave no veículo acontece em série e pode gerar acidentes ou sinistros a ponto de ferir ou até levar os ocupantes a óbito. Um chamado que envolve problema nos freios é um ótimo exemplo.

Por conta disso, a Hyundai recomenda que os proprietários dos veículos afetados interrompam imediatamente o uso dos automóveis e procurem  uma concessionária para realizar o reparo - que é totalmente gratuito por garantia de lei.

De acordo com o comunicado do fabricante, os freios funcionam perfeitamente em situações mais fortes, como uma frenagem de emergência, mas apresentam falhas quando o acionamento do pedal é feito de forma lenta e suave, como em uma parada de semáforo à distância, por exemplo.

Se por acaso você for dono de algum HB20 ou Creta e já tenha sentido algum tipo de falta de fôlego do sistema de freio, a recomendação da empresa é acionar repetidamente o pedal, como se fazia antigamente em carros com sistema de frenagem à vácuo (servo freio). Além de, obviamente, procurar com urgência uma concessionária da marca.

O tempo estimado para fazer o reparo é de duas horas. Para agendamento e mais informações, a Hyundai disponibiliza o telefone 0800 770 3355 e o site www.hyundai.com.br/servicos/recalls.

Comentários
Assista ao vídeo