Viver - Esporte

Vela: Campeão do Extreme Sailing Series será conhecido no Brasil

9 de Outubro de 2013

O veleiro The Wave Muscat teve atuação praticamente perfeita nos quatro dias da penúltima etapa da temporada do Extreme Sailing Series, patrocinado por Land Rover. O evento reúne oito embarcações Extreme 40 que têm como principais características a alta velocidade e as manobras radicais. O barco de Omã lidera o campeonato e pode repetir o título de 2012 nas regatas decisivas marcadas para Florianópolis, entre os dias 14 e 17 de novembro.

A tripulação oman foi absoluta na baía dos Anjos, na Riviera francesa, em Nice, onde a disputa começou na quinta-feira (3), com rajadas de até 25 nós, quase 50 km/h, e terminou neste domingo (6) com ventos que não passaram de 10 nós. A briga pelo segundo lugar foi intensa entre os suíços do Alinghi e os austríacos do Red Bull Sailing Team. Com muita dificuldade, os suíços conseguiram frear a reação dos austríacos e no final da última regata levaram a melhor.

A emoção para a inédita disputa de Florianópolis está garantida. Como a última etapa tem pontuação dobrada, cinco equipes têm chances de comemorar o título no Brasil: The Wave Muscat, Alinghi e Red Bul Sailing Team, os três primeiros em Nice e no campeonato, além do SAP Extreme, da Dinamarca e do Realteam, também da Suíça, quarto e quinto colocados respectivamente na classificação geral.

Os dois favoritos, The Wave Muscat e Alinghi, chegam ao Brasil, separados por apenas dois pontos (56 a 54), o que deixa a decisão completamente indefinida, "Em Florianópolis, será como se tudo começasse de novo. Sabemos que o Alinghi fará o possível para nos pressionar. Suportar essa pressão será o nosso desafio", analisou o comandante do barco de Omã, Leigh McMillan, representante britânico da classe Tornado em duas Olimpíadas. "A etapa de Nice nos proporcionou um grande evento e foi muito divertida," concluiu.

O americano Morgan Larson, que comanda o Alinghi com a experiência de quatro participações na America’s Cup, deixou a Cotê d’Azur com a certeza da missão cumprida. "O The Wave Muscat fez de tudo para que ficássemos atrás do Red Bull e do Realteam, mas fomos para cima deles e deu certo. Não tínhamos nada a perder. Foi muito emocionante!".

O Red Bull Sailing Team também soube aproveitar as mais variadas condições apresentadas ao sul da França. A versatilidade da dupla austríaca bicampeã olímpica da classe Tornado fez a diferença para levar a tripulação novamente ao pódio, o que não acontecia desde a segunda etapa, em Singapura. "Nosso objetivo era o pódio. Lutamos muito para isso e conseguimos. Ainda mais numa regata tão equilibrada como foi no último dia. Estamos bastante satisfeitos com o trabalho aqui em Nice", comentou o comandante Roman Hagara, medalha de ouro nos Jogos de Sydney e de Atenas ao lado do tático Hans Peter Steinacher.

Florianópolis decide o campeonato em novembro - A decisão do Extreme Sailing Series será em Florianópolis, no feriado de 15 de novembro, entre os dias 14 e 17. A capital catarinense já está preparando-se para receber os barcos velozes. Um Race Village será montado em frente ao Trapiche da Beira Mar Norte (avenida Rubens de Arruda Ramos/Praça de Portugal) e transformará o local em uma autêntica arena de vela para levar ao público o privilégio de conferir as manobras dos bólidos a poucos metros de distância.

Os catamarãs Extreme 40 atingem até 60 km/h, têm 40 pés de comprimento (12 metros), são idênticos e fabricados em fibra de carbono e levam a bordo cinco tripulantes, mais um convidado.

No ano em que o Extreme Sailing Series comemora a 7ª edição, o circuito visita três continentes, Europa, Ásia e América do Sul, com etapas em Muscat (Omã), Singapura, Qingdao (China), Porto (Portugal), Cardiff (País de Gales), Nice (França) e Florianópolis (Brasil). Em 2012, pela primeira vez na América do Sul, os Extreme 40 competiram na Baía de Guanabara, no Rio de Janeiro, com a participação de uma equipe brasileira comandada pelo bicampeão olímpico Torben Grael.

O Extreme Sailing Series é um circuito mundial que pertence a OC Sport, com patrocínio da Land Rover. A organização da etapa brasileira está sob a responsabilidade da Mais Brasil Esportes, com apoio do Governo do Estado de Santa Catarina e da Prefeitura Municipal de Florianópolis.

Classificação da etapa de Nice 
1 - The Wave Muscat (Omã) - 237 pontos - Leigh McMillan (GBR) 
2 - Alinghi (SUI) - 217 pontos - Morgan Larson (EUA) 
3 - Red Bull Sailing Team (AUT) - 216 pontos - Roman Hagara (AUT) 
4 - Realteam (SUI) - 213 pontos - Jérôme Clerc (SUI) 
5 - China Spirit (CHI) - 183 pontos - Phill Robertson (NZL) 
6 - SAP Extreme Sailing Team (DEN) - 175 pontos - Jes Gram-Hansen (DEN) 
7 - First Club ALL4ONE (FRA) - 170 pontos - Jean Mourniac (FRA)
8 - GAC Pindar (NZL) - 130 pontos - Will Tiller (NZL)

Comentários
Assista ao vídeo