Cultura - Teatro

Antonio Fagundes participa de live na mostra macabro – horror brasileiro contemporâneo 

16 de Novembro de 2020

Promovido pelo Centro Cultural Banco do Brasil, evento aberto ao público e online reúne filmes, debates, palestras, cursos e homenagens

Antonio Fagundes vai participar de um bate papo online com o curador Breno Lira Gomes sobre o filme "Quando Eu Era Vivo". O thriller de Marco Dutra participa da mostra macaBRo - Horror Brasileiro Contemporâneo, promovida pelo Centro Cultural Banco do Brasil online e aberto ao público até o dia 23 de novembro. Em rara aparição no cinema, Fagundes se interessou pelo papel ao saber que o roteiro era baseado no livro “A arte de produzir efeito sem causa”, de Lourenço Mutarelli, e que ele contracenaria Marat Descartes e Sandy Leah. A conversa será nesta sexta-feira, 6 de novembro, às 19h, no Instagram da BLG Entretenimento. Em seguida, às 20h, o público poderá conferir a sessão do filme. Na segunda-feira, dia 9 de novembro, às 18h, haverá a segunda oportunidade para assistir ao filme, às 18h, além de live com o diretor e o curador Carlos Primati, às 19h. O longa tem roteiro assinado por Dutra e Gabriela Amaral Almeida, uma das homenageadas da mostra. 

Ao todo estão sendo exibidas 44 produções entre longas e curtas-metragens da nova geração de diretores e diretoras, e de nomes consagrados como José Mojica Marins, o Zé do Caixão. As sessões são abertas ao público e online na plataforma darkflix.com.br/macabro,serviço de streaming do gênero Cinema Fantástico.  Os filmes ficam disponíveis 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas. Como forma de diminuir os riscos apresentados pela covid-19, toda a programação é online e conta também com cursos e palestras, com inscrições via Sympla, além de debates e lives no Youtube e Instagram da @blgentretenimento, sem necessidade de inscrição prévia.   

O projeto é patrocinado pelo Banco do Brasil e tem produção da BLG Entretenimento. Conta com curadoria de Breno Lira Gomes – curador do festival Maranhão na Tela desde 2007 e de diversas mostras, como a recente “Stephen King – O medo é seu melhor companheiro” – e Carlos Primati, idealizador da mostra “Horror no cinema brasileiro”. A dupla selecionou curtas e longas-metragens produzidos nos últimos cinco anos, entre 2015 e 2019, com data de lançamento até 2020, que continham forte experimentação visual, histórias horripilantes e marcantes.   

Entre os longas-metragens, destacam-se produções que lançaram nomes de relevância no cenário do cinema nacional atual, como o premiado “Morto Não Fala”, de Dennison Ramalho, exibido em mais de 40 festivais no mundo e protagonizado por Daniel de Oliveira, Fabíula Nascimento e Bianca Comparato, “Sem Seu Sangue”, de Alice Furtado, que estreou no Festival de Cannes, e o aguardado “O Cemitério das Almas Perdidas”, de Rodrigo Aragão. Também estão na lista “Quando Eu Era Vivo”, de Marco Dutra, “Terminal Praia Grande”, de Mavi Simão, “O Clube dos Canibais”, de Guto Parente, “A Casa de Cecília”, de Clarissa Appelt, “Condado Macabro”, de André de Campos Mello e Marcos DeBrito, “Mal Nosso”, de Samuel Galli, entre outros.  

QUANDO EU ERA VIVO (2014, 108’) 12 anos 

Após o divórcio e a demissão do emprego, Júnior volta a morar na casa do pai. Ao chegar na casa que um dia já fora seu lar, ele se sente um estranho e começa a remoer a separação e o desemprego. Depois de achar alguns objetos que pertenciam à sua mãe, Júnior passa a querer saber tudo sobre a história da família e desenvolve uma estranha obsessão pelo passado, passando a confundir delírio e realidade. 

06 de novembro, sexta-feira

19h – Live com o curador Breno Lira Gomes e o ator de “Quando eu era vivo” Antonio Fagundes

20h – Sessão Quando eu era Vivo, de Marco Dutra

09 de novembro, segunda-feira

18h – Sessão Quando eu era vivo, de Marco Dutra

19h – Live com o curador Carlos Primati e o diretor de “Quando eu era vivo” e montador dos curtas da homenageada Gabriela Amaral Almeida, Marco Dutra

Serviço:   

Mostra macaBRo – Horror Brasileiro Contemporâneo   

Realização: Centro Cultural Banco do Brasil   

Curadoria: Breno Lira Gomes e Carlos Primati   

Data: Até 23 de novembro   

As exibições são abertas ao público e online na plataforma: darkflix.com.br/macabro    

Os filmes ficarão disponíveis 24 horas e com limite de visualizações no caso dos longas, e durante uma semana, para os curtas  

Cursos e palestras com inscrições via Sympla 

Debates e lives disponíveis no Youtube e Instagram da@blgentretenimento, sem necessidade de inscrição prévia   

Comentários
Assista ao vídeo