Colaboradores - Patrícia Fernandes

Patricia Fernandes entrevista Dra. Marly Mazzucato em live para o Cartão de Visita News

29 de Outubro de 2020

Nesta última terça-feira (27/10), a convidada da live com a jornalista Patricia Fernandes foi a Dra. Marly Mazzucato, conceituada médica especialista em Oncologia.

Dra. Marly Mazzucato trabalha atualmente no Hospital H. C Camargo, além de exercer o cargo na  Secretaria de Saúde do Estado de São Paulo, como autorizadora e revisora de procedimentos de alta complexidade (APAC). Pós graduada em Saúde Pública pela USP, MBA em Gestão de Saúde, já exerceu o cargo de diretora da Associação Paulista de Medicina de 2014 a 2017. Também já ocupou o cargo de delegada junto à Associação Médica Brasileira,.

Para o ano de 2021 a médica estará novamente no cargo de delegada suplente junto à Associação Médica Brasileira.

Dra. Marly iniciou sua entrevista agradecendo o convite e parabenizando a iniciativa do Portal Cartão de Visita News em ter oportunidade de discutir um tema tão importante para as mulheres, e espera usar a sua experiência para explicar todos os fatores desta doença, para que mais pessoas conheçam o Câncer e possam se prevenir.

Ao falar da incidência do Câncer de Mama, Dra. Marly disse: “abertamente sobre o câncer pode ajudar a esclarecer mitos e verdades e, com isso, aumentar o conhecimento e diminuir o temor a doença.

O Câncer de mama é o mais comum entre as mulheres em todo o mundo, sendo raro em homens. A forma mais habitual é o aparecimento de nódulo, geralmente indolor. Outros sintomas menos frequentes-inchaço na pele da mama com pele semelhante a casca de laranja, irritação ou irregularidades na pele, dor, inversão ou descamação no mamilo e descarga papilar. Podem surgir nódulos palpáveis na axila.

Em 2018, o INCA fez um levantamento e tivemos 18.000 óbitos por Câncer de Mama. É indiscutível que é muito alta esta incidência, mas se diagnosticado precocemente-95% de cura.

Quanto a sua causa e fatores de risco Dra. Marly também explica que: “sem causa específica. Fatores idade/menarca precoce/menopausa tardia /mulheres sem filhos/primeiro filho em idade avançada/não amamentação /TRH /excesso de álcool/fumo/obesidade pos menopausa /sedentarismo /fatores genéticos”.

COMO DIAGNOSTICAR ( MAMOGRAFIA E US)

“Nem sempre é possível diagnosticar a doença pelo toque, daí a importância de realizar exames de imagem na faixa etária de maior risco. O exame mamografia é o principal exame realizado para diagnóstico.

Auto-exame e exames periódicos podem salvar vidas.

TIPOS DE CANCER - ESTUDO IMUNOHISTOQUÍMICO-com este estudo mudar a QT/HT.

ESTADIAMENTO E PROGRAMAÇÃO TERAPÊUTICA-

TRATAMENTO: (QUIMIO PRÉVIA - normalmente de 3 a 6 meses)

CIRURGIAS (QUADRANTEC/SECTORE/MASTECTOMIA) -

QUIMIO NEO -ADJUVANTE - RADIOTERAPIA -HORMONIOTERAPIA

 

RECONSTRUÇÃO E PROTESE INTRA OPERATORIA

IMPORTANTE - COMO CONVIVER COM O DIAGNÓSTICO? Acreditar que o Câncer pode ser vencido. Nós mulheres sabemos da importância da mama para a mulher. É claro que o melhor de tudo é não ter a doença. Prevenção é tudo, pois não é todo nódulo que é Câncer. Voltamos a dizer: prevenção é tudo.

MAIS DO QUE TUDO - A IMPORTANCIA DA PREVENÇÃO E DIAGNÓSTICO PRECOCE

PREVENÇÃO - AUTO CUIDADO E AUTO CONHECIMENTO- Quando a mulher conhece bem o seu corpo, ela pode perceber mudanças que são normais nas mamas e ficar alerta para um sinal ou sintoma suspeito de câncer de mama”.

Dra. Marly finaliza a sua fala exaltando a importância Outubro Rosa:

“OUTUBRO ROSA - movimento mundial de mobilização de prevenção do Câncer de Mama. Para estimular é lógico que as campanhas funcionam. É só ver o Zé Gotinha.

Movimento de conscientização /motivação para o auto exame, fazer exame de mamografia e reforçando que se o diagnostico for precoce, 95% de chance de cura. O símbolo é o laço rosa para dar mais destaque ao mês de luta contra a doença. A popularidade do Outubro Rosa alcançou o mundo de forma bonita, elegante e feminina, motivando e unindo diversos povos em torno de tão nobre causa”, e por fim agradece o convite.

O Cartão de Visita News mais uma vez vem agradecer a participação e se sente honrado em poder trazer aos nossos leitores e seguidores um conteúdo tão relevante e interessante.

Quem não conseguiu e quiser assistir à live, já está disponível também no nosso canal do Youtube!

Segue o contado do Dra. Marly Mazzucato

E-Mail: marly.alonso@uol.com.br

A Live ainda encontra-se disponível no Instagram: @patriciafernandes.jornalista

Fonte: Patricia Fernandes

 

Comentários
Assista ao vídeo