Notícias - Na Mídia

Geração Z quer cancelar o cancelamento: 72% afirma nunca ter cancelado alguém

26 de Outubro de 2020

Pesquisa do Yubo com quase 6 mil jovens brasileiros de 13 a 25 anos procurou entender a cultura do cancelamento online

Menina animada com o celular -YUBO
 

A cultura do cancelamento já deu as caras muitas vezes nos últimos meses atuando diretamente contra influencers e celebridades brasileiras. A prática considerada recente consiste em campanhas online que ganham força nas redes sociais conforme usuários chamam atenção para atitudes e comentários que consideram erradas e denunciam a pessoa responsável para que seja punida e responsabilizada de alguma forma. Embora o cancelamento ser uma prática do universo online, muitos jovens da geração Z não concordam com a movimentação, de acordo com pesquisa feita pelo Yubo.  

A plataforma social de lives focada em fornecer um ambiente online seguro onde os jovens têm a liberdade de socializar entre sua própria faixa etária realizou pesquisa com quase 6 mil respondentes brasileiros em outubro deste ano. Cerca de 72% dos usuários afirmou que nunca cancelou alguém apesar das muitas movimentações online. 

Parte da motivação está na falta de resultados do cancelamento: 49% não acredita que as pessoas canceladas realmente revejam suas ações buscando mudanças. 

Ao mesmo tempo, apesar de não concordarem com a cultura do cancelamento, 57% considerariam cancelar alguém que repetidamente teve atitudes erradas e preconceituosas. Cerca de 65% dos entrevistados acreditam que uma campanha e movimentação na internet é a forma mais eficaz de responsabilizar alguém e exigir mudanças concretas. 

Cancelamento entre amigos 

A pesquisa verificou que a cultura do cancelamento não intimida somente pessoas famosas nas redes sociais: 51% dos entrevistados diz sentir medo de ser cancelado entre os amigos.

Esse receio fez com que 25% deles não postassem fotos de alguma atividade em suas redes sociais por conta do risco de cancelamento. Ao mesmo tempo 26% afirmou que postou fotos sabendo do “risco” de que poderia ser excluído de seu grupo. 

Há poucos meses no Brasil, o Yubo registrou 1300% de crescimento no país entre março e setembro, durante o período de isolamento social por conta da pandemia de covid-19. A plataforma de lives sem métricas como curtidas, seguidores ou comentários foi selecionada por 58% dos usuários como a menos provável de cair na cultura do cancelamento justamente por sua ausência de métricas que muitas vezes geram um ambiente de pressão social. 

“A cultura do cancelamento tem crescido online e é algo que impacta diretamente a experiência dos jovens nas redes sociais. É importante entender os receios e oferecer espaços seguros em que seja possível uma socialização sem medo, mas que ao mesmo tempo exija responsabilização por parte daqueles que tenham comportamentos preconceituosos”, diz Sacha Lazimi, cofundador e CEO do aplicativo com sede na França. 

Sobre Yubo

Yubo é um novo espaço social que dá aos jovens espaço para serem eles mesmos. Inspirado pelo físico e habilitado pelo digital, o Yubo foi projetado para reunir o melhor das interações humanas offline e online. Hoje, os jovens passam grande parte do seu tempo social online, no entanto, eles não conseguem encontrar um espaço de baixa pressão onde possam apenas conviver com sua faixa etária, longe das pressões das expectativas. Ao possibilitar o convívio e a socialização em pequenos grupos, Yubo está ajudando os jovens a descobrir o mundo e a si mesmos por meio de conversas com outros jovens de diferentes culturas e países. Acreditamos que Yubo é o primeiro de seu tipo e irá inspirar socialmente e capacitar uma nova geração.Baixe o Yubu na Apple Store e Google Play

Comentários
Assista ao vídeo