Cultura - Educação

Muito critério na escolha da faculdade

8 de Outubro de 2013

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

 

Na hora de escolher a instituição de ensino, analise todos os aspectos: desde o projeto pedagógico - condizente com a estrutura física, estratégias e práticas – até convênios com universidades estrangeiras e atividades culturais

Além da localização e valor da mensalidade, que são considerados temas secundários na escolha de uma Faculdade, o futuro aluno deve avaliar em primeiro lugar se o projeto pedagógico condiz com a estrutura física, estratégias e práticas da escola. A observação é do professor Henrique Vailati, diretor do Colégio FAAP (Fundação Armando Alvares Penteado).

O candidato deve estudar a realidade do projeto e se ele realmente existe na prática, segundo o professor. Para isso, é preciso visitar a escola, avaliar as condições, se o número de alunos por sala de aula é condizente com a proposta, se os laboratórios estão bem equipados, se a estrutura curricular tem as disciplinas necessárias e se a carga horária é suficiente para formar o aluno com qualidade.

“É fundamental que o projeto pedagógico converse com as estruturas curricular e técnica do curso”, destaca o professor Vailati, acrescentando que é importante avaliar também os diferenciais da instituição, em relação à concorrência, como convênios com universidades no exterior e a atividade cultural. “É importante que os professores, além de serem titulares para algumas disciplinas, tenham experiência de mercado”, alerta.

Para o professor da FAAP, cultura, imagem e posição no mercado também devem ser compatíveis com os valores da família. Essa questão pode colaborar para uma boa atuação do aluno no mercado de trabalho, além de evitar a ocorrência de um choque cultural. Por fim, o professor finaliza destacando alguns diferenciais básicos, como acompanhamento personalizado dos professores, possibilidade de formação múltipla em um ambiente cultural e artístico, infraestrutura diferenciada, além de incentivo ao empreendedorismo e à liderança.

Sobre a Fundação Armando Alvares Penteado (FAAP) – Fundada em 1947, a Fundação Armando Alvares Penteado(FAAP) oferece educação de qualidade, formando cidadãos conscientes e profissionais diferenciados para ocupar posições de liderança. Anualmente passam pela FAAP cerca de 7 mil alunos das faculdades, 850 do colégio e 4,5 mil dos cursos de pós-graduação e MBA, além de mais de 400 estrangeiros provenientes de 25 países. A FAAP possui unidades nas cidades de São Paulo (SP), Brasília (DF) e no interior paulista: Ribeirão Preto e São José dos Campos. No total são seis faculdades (Artes Plásticas, Comunicação e Marketing, Administração, Direito, Economia e Engenharia) com 15 cursos de graduação, além de duas unidades de colég io (Ensino Médio) e quatro de pós-graduação. A excelência em tecnologia sempre esteve no radar da FAAP, que possui infraestrutura com modernos laboratórios, oficinas e estúdios, nos quais os alunos têm a oportunidade de aliar a teoria à prática. Soma-se a isso o diferencial único no mercado que é o de oferecer uma formação múltipla, em que o estudante tem a possibilidade de cursar, sem custos extras, disciplinas de outros cursos de graduação da FAAP. O objetivo é proporcionar o desenvolvimento de competências indispensáveis ao profissional de hoje, como versatilidade, visão ampla e capacidade de atuar em diferentes contextos. A instituição possui ainda o Centro de Criatividade e Empreendedorismo com o objetivo de estimular os alunos a adotarem atitudes empreendedoras; e uma área de Gestão de Carreiras, focada em adequar perfis ao mercado e desenvolver habilidades necessárias para cada segmento de atuação. Internacionalização é outra característica marcante da FAAP. A Fundação possui convênios com mais de 380 universidades, 50 países e cinco continentes. É ainda sede de uma unidade do Instituto Confúcio, organização sem fins lucrativos, cujo objetivo é promover a língua e a cultura chinesa com foco em negócios. Destaca-se também no âmbito cultural, com o programa de intercâmbio para residência artística; os núcleos de cultura e beleza e de idiomas; Museu de Arte Brasileira (MAB- FAAP); e Teatro FAAP. Há seis décadas, a FAAP conserva o espírito vanguardista, consolidando-se como um importante polo de educação global, que integra arte, cultura, excelência de ensino e tecnologia. 

Comentários
Assista ao vídeo