Cultura - Educação

Votação eletrônica: Construindo um debate propõe discussão sobre sistema eleitoral

19 de Outubro de 2020

No livro, Inaiê Sanchez apresenta dados sobre a urna eletrônica no Brasil e no mundo

O sistema de urnas eletrônicos é totalmente confiável? A cada eleição, o assunto volta a ser discutido, mas a pergunta, de fato, nunca é respondida. Para contribuir com essa discussão, no livro Votação eletrônica: Construindo um debate, a jornalista Inaiê Sanchez reúne fatos e estatísticas sobre o uso da urna eletrônica em diversos países, destacando o histórico brasileiro com essa tecnologia.

Buscando entender os motivos do Brasil ser o único país do mundo a ter um sistema de eleições 100% eletrônico, a autora fez, durante seis anos, uma ampla pesquisa em estudos e reportagens publicadas em diversos países sobre o assunto. Mais do que tratar da questão tecnológica, ela também trouxe detalhes relevantes sobre legislação eleitoral e licitações do Brasil. O objetivo do livro é apresentar pontos importantes sobre o tema, que podem fundamentar discussões sobre o atual formato das eleições no País.

Outro ponto importante apresentada por Inaiê na obra é a atuação da empresa Smartmatic, empresa que faz parte do consórcio responsável por diversos serviços relacionados ao processo brasileiro de votação eletrônica desde 2012. No livro, ela conta a experiência da Smartmatic na Venezuela e nos Estados Unidos, além de detalhar o histórico da empresa no Brasil.

Ao mesmo tempo que, depois de uma pandemia, discutimos alternativas ao voto presencial, não podemos ignorar a necessidade de investir em sistemas modernos e seguros, que garantam resultados que não deem margem para dúvidas“, explica a jornalista “Por isso, nosso sistema de votação eletrônica precisa ser debatido e a ideia do livro é trazer informações fundamentais, para que as pessoas entendam como funciona o processo no nosso País.”

Comentários
Assista ao vídeo