Colaboradores - Julio Di Madeo

Chegou a vez do TikTok também na publicidade on-line

16 de Outubro de 2020

Por Julio Di Madeo

O fenômemo TikTok, após conquistar o público mundial, está se consolidando como uma das ferramentas eficazes para a publicidade on-line no Brasil.

O aplicativo chinês, que permite criar e compartilhar vídeos curtos, de até 60 segundos, é o mais popular na Ásia e já ultrapassa a marca de 1,5 bilhão de downloads em todo o mundo. Somente no Brasil, em 2019, foram baixados cerca de 750 milhões do programa.

Algumas características que podemos observar é o formato participativo dos usuários que também replicam os formatos produzidos e disponíveis na plataforma, o que aponta para o crescimento da aderência e espaço representando uma grande oportunidade de posicionamento e engajamento de diferentes públicos.

Os dados de um estudo da Kantar, que entrevistou quatro mil consumidores e mais de 700 profissionais de marketing para a realização do Media Reactions, reforça esses potenciais e revela outras características do uso do aplicativo TikTok na publicidade.

O mapeamento e estudo da Kantar confirmou a capacidade de atrair anunciantes e de exibir anúncios que sejam bem aceitos pelos consumidores, ou seja, o TikTok supera outros aplicativos e plataformas na receptividade dos usuários. O estudo revela ainda que o público tem maior disposição para ver e a receber impactos publicitários no TikTok, que ficou na primeira posição, do que no Instagram, Snapachat, Google e Twitter, que aparecem em seguida.

Assim, como as demais plataformas de mídias sociais, o aplicativo chinês permite que os conteúdos patrocinados sejam configurados seguindo o perfil do público desejado por meio da segmentação dos dados demográficos e pelo comportamento.

Por outro lado, uma das vantagens é que os vídeos patrocinados não podem ser pulados pelo usuário. Além disso, o TikTok utiliza inteligência artificial para segmentar os anúncios para o público que seja mais relevante para a campanha aumentando a chance de interação e de conversões. O mecanismo é diferente, por exemplo, do Facebook que explora as opções de amigos e de público semelhante.

Toda essa dinâmica despertou a atenção de grandes marcas como a Coca-Cola, Nike, Disney e Kit Kat, que exploram conteúdos exclusivos para o aplicativo por meio de vídeos e de desafios.

O cenário do TikTok é apenas mais uma mostra de como é necessário repensar as estratégias de comunicação e marketing digital, principalmente, no que diz respeito a experiência do cliente.

As marcas e empresas precisam estar atentas a adequação do conteúdo aos novos meios, sejam site, aplicativos ou plataformas on-line para construírem sua imagem e manter um posicionamento forte e bem avaliado por meio da experiência que agregue valor aos clientes e público-alvo desejado. 

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