Cultura - Música

Interior de São Paulo ganha apresentação de João Carlos Martins em formato drive-in

14 de Outubro de 2020

Concerto Na Roda com o Maestro: Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach com participação da Camerata Bachiana será gratuito

João Carlos Martins se apresenta em Americana no dia 25, gratuitamente
CRÉDITO FOTO: D'COLOR PRODUÇÕES CULTURAIS

A cidade de Americana, interior de São Paulo, recebe, no dia 25 de outubro, a partir 19h, o concerto Na Roda com o Maestro - Uma homenagem a Johann Sebastian Bach, em formato drive-in. O espetáculo é apresentado pelo maestro João Carlos Martins – pianista e regente brasileiro –, em conjunto com a Camerata Bachiana e com participação dos renomados solistas, o tenor Jean William e a soprano Anna Beatriz Gomes. O evento, viabilizado pela Secretaria Especial da Cultura e pelo Ministério do Turismo e produzido pela Dcolor Produções Culturais, acontecerá no estacionamento da loja Maravilhas do Lar, em Americana e terá entrada gratuita, mediante cadastro online.

Democratizar o acesso à música erudita e à literatura em diferentes contextos sociais é o propósito do concerto que, além da execução das obras, oferece ao público a experiência de conhecer a história do maestro João Carlos Martins. No encontro, ele compartilha histórias de sua vida, dedicada à arte, conta fatos sobre o repertório escolhido e sobre Bach – considerado um dos maiores compositores de música clássica da história, com várias obras-primas tais como os seis Concertos Brandeburgueses.

FORMATO Pensando em proporcionar momentos de entretenimento, respeitando as normas de segurança determinadas pelos órgãos competentes devido à pandemia e seguindo um extenso protocolo, o espetáculo Na Roda com o Maestro se adaptou ao modelo drive-in.

Por isso será permitida a entrada de quatro pessoas por carro, fazendo uso obrigatório de máscara. Outro ponto importante será a aferização de temperatura, realizada pelo staff do evento, em todos os visitantes. Além disso, o local ainda terá totens de álcool em gel.

Durante o evento serão distribuídas garrafas de água gratuitamente e, aqueles que quiserem, podem levar snacks para consumo próprio. Todo o ambiente será adaptado com banheiro para cadeirantes e o evento contará com intérprete de Libras. Saiba mais sobre as demais condições para assistir à apresentação clicando aqui. Vale lembrar que, para participar é necessário se inscrever previamente.

ESPETÁCULO Para assistir ao espetáculo é preciso se cadastrar, a partir do dia 18 de outubro. A inscrição dá direito a um ingresso por carro, de pequeno ou médio porte, com até quatro pessoas. Os convites são limitados e a localização dos carros se dará por ordem de chegada.

O concerto Na Roda com o Maestro - Uma Homenagem a Johann Sebastian Bach é produzido pela D’color Produções Culturais, com patrocínio de Maravilhas do Lar, por meio da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal –, e tem apoio cultural da Gago Produções. O estacionamento da loja Maravilhas do Lar fica na avenida Afonso Panzan, 747, Vila Bertine, Americana (SP).

O maestro Dono de um talento ímpar, João Carlos Martins iniciou seus estudos de piano ainda aos 8 anos de idade. Aos 13 anos começava consolidar sua carreira no Brasil e cinco anos mais tarde no exterior. Patrocinado por Eleanor Roosevelt, que era, naquele momento, a primeira-dama dos Estados Unidos, João fez sua estreia no Carnegie Hall, uma das salas de espetáculos mais famosas de Nova York. Na época, ele tinha 21 anos e, depois disso, todos os concertos que ele realizou no local tiveram lotação esgotada.

Porém, uma série de acontecimentos quase interromperam sua carreira. O maestro teve que lidar com os efeitos de um acidente durante uma partida de futebol, um golpe dado em sua cabeça durante um assalto na Bulgária, e uma distonia focal, doença que altera o funcionamento dos músculos e compromete os movimentos. Com a progressão da enfermidade, João Carlos Martins sentia dificuldades para tocar piano, o que resultou, em 2002, que ele abandonasse os palcos como pianista.

Entretanto, não deixou a música de lado, indo estudar regência. Em 2006, criou a Fundação Bachiana com a missão de democratizar o acesso à música e fomentar o cenário da arte no Brasil e no mundo. Atualmente, é regente e diretor-artístico da Bachiana Filarmônica SESI-SP, orquestra conhecida internacionalmente. Recentemente, voltou a tocar piano usando as duas mãos com a ajuda de ‘luvas biônicas’, desenvolvidas e presenteadas pelo designer industrial Ubiratatan Bizarro Costa.

A Orquestra O primeiro concerto da Bachiana Filarmônica aconteceu em 2004, na Sala São Paulo, seguindo, logo depois, para salas de espetáculo renomadas do Brasil e do mundo, levando um repertório composto por obras de Brahms, Tchaikovsky, Beethoven, entre outros grandes nomes da música erudita.

No desejo de atuar na evolução musical dos jovens, foi fundada a Orquestra Bachiana Jovem, em 2006. Após apresentações em diversas cidades, as duas orquestras – Bachiana Filarmônica e Bachiana Jovem – se tornaram uma só: a Bachiana Filarmônica SESI-SP, uma das mais importantes orquestras da iniciativa privada do país. A Camerata Filarmônica Bachiana, que apresenta o projeto Na Roda com o Maestro, é formada por cello, oboé, viola, clarinete, fagote, flauta, percussão e dois violinos.

Maravilhas do Lar Com a primeira loja inaugurada em Jundiaí, em 2003, a Maravilhas do Lar conta, atualmente, com unidades em várias cidades do estado de São Paulo, como Ribeirão Preto, Indaiatuba, Várzea Paulista, Campinas, Sorocaba e Araraquara. Com a missão de proporcionar aos seus clientes bons momentos através da praticidade no dia a dia, a marca oferece uma grande variedade de utensílios, decorações, acessórios, ferramentas, brinquedos e bomboniere. Atualmente, a rede conta com 22 lojas em 17 cidades do interior paulista e, por conta da pandemia, passou a vender online, atendendo mais de 30 cidades por meio de delivery.

LINKS VÍDEOS

Apresentação maestro Clique aqui
Vídeo convite Clique aqui
Canal maestro João Carlos Martins Clique aqui

Album de fotos (crédito imagens: D'Color Produções Culturais) Clique aqui

SERVIÇO
Na Roda com o Maestro – Uma homenagem a Johann Sebastian Bach
Maestro João Carlos Martins e Camerata Bachiana
Data: 25/10 Horário: 19h
Formato: Drive-in I Classificação: Livre
Local: Estacionamento loja Maravilhas do Lar - avenida Afonso Panzan, 747, Vila Bertine, Americana (SP) MAPA 
Ingresso gratuito: Clique aqui 
Evento com Intérprete de Libras
Mais informações: (19) 3256 4500 I contato@dcolor.art.br

Este projeto é viabilizado pelo Ministério do Turismo e Maravilhas do Lar, através da Lei de Incentivo à Cultura do Governo Federal

Comentários
Assista ao vídeo