Cultura - Educação

Colégio de Ribeirão Preto promove bate-papo com especialistas em corais

9 de Outubro de 2020

Atividade faz parte do Projeto Coralinas, um trabalho interdisciplinar voltado para estudo e divulgação da cultura oceânica 

Alunos do 8º ano do Ensino Fundamental – Anos Finais do Colégio Marista Ribeirão Preto irão promover nesta sexta-feira, 09 de outubro, das 7h às 8h40, o primeiro bate-papo com especialistas em ‘Recifes de Corais’. A iniciativa faz parte do projeto Coralinas, que provém de um trabalho interdisciplinar que busca, por meio do diálogo entre ciências, religiosidade, arte e linguagens, propor estudos relacionados à cultura oceânica.

O projeto é uma proposta para o Desafio Oceano na Educação, uma mobilização nacional para mostrar a conexão e a importância que o oceano tem com a atual realidade. Em meio ao distanciamento social, atualmente as aulas, ao vivo, estão ocorrendo em ambiente virtual.  

“Este bate-papo é fruto da transposição das pesquisas científicas a fim de contribuir de forma positiva na vida da comunidade, principalmente na vida dos estudantes”, afirma o diretor do Colégio Marista Ribeirão Preto, Rodrigo Borgheti.

Os palestrantes

O professor  Rodrigo Leão de Moura é ex-aluno do Colégio Marista de Santos, graduado em Ciências Biológicas, possui mestrado e doutorado pela Universidade de São Paulo, é professor do Instituto de Biologia da Universidade Federal do Rio de Janeiro, pesquisador associado ao SAGE/COPPE (Núcleo Rogerio Valle de Produção Sustentável) e membro do Núcleo Permanente do PPG em Ecologia. É bolsista de produtividade 1D do CNPq e foi contemplado como Jovem Cientista do Estado pela FAPERJ. Atua em projetos de extensão e pesquisa aplicada à gestão dos recursos marinhos abrangendo Conservação e Manejo, Ecologia de Comunidades e Avaliação e Mitigação de Impactos Ambientais.

A professora  Maria Ludmilla do Nascimento Falsarella é ex-aluna do Colégio Marista Ribeirão Preto, formada em Bacharel em Ciências Biológicas pelo Instituto de Biociências, Letras e Ciências Exatas - IBILCE, da Universidade Estadual Paulista (UNESP), campus de São José do Rio Preto e licenciada em Biologia pela Universidade de Franca (Unifran). Possui Mestrado pelo Programa de Pós-Graduação em Ecologia pela UFRJ, e, atualmente, é doutoranda pelo mesmo Programa, atuando na área de Ecologia de Recifes de Corais sob orientação do professor Rodrigo Leão de Moura. Desenvolve projeto de pesquisa aplicado à Ecologia e aos efeitos das alterações ambientais locais e globais nos recifes coralíneos brasileiros.

Sobre a Rede Marista de Colégios: A Rede Marista de Colégios (RMC) está presente no Distrito Federal, Goiás, Paraná, Santa Catarina e São Paulo com 18 unidades. Nelas, os mais de 25 mil alunos recebem formação integral, composta pela tradição dos valores Maristas e pela excelência acadêmica. Por meio de propostas pedagógicas diferenciadas, crianças e jovens desenvolvem conhecimento, pensamento crítico, autonomia e se tornam mais preparados para viver em uma sociedade em constante transformação. Saiba mais em www.colegiosmaristas.com.br.

Comentários
Assista ao vídeo