Colunistas - Zacarias Pagnanelli

Live Cartão de Visita News: Zacarias Pagnanelli entrevista Dra. Vanessa Mateus

2 de Outubro de 2020

O CEO do portal Cartão de Visita News, Zacarias Pagnanelli, entrevistou, nesta última quinta-feira, a juíza Dra. Vanessa Mateus, Presidente da Apamagis. 

Dra. Vanessa é juíza de Direito no Estado de São Paulo desde 2000 e ingressou na carreira pelo concurso 173. É titular da 8ª Vara Cível do Fórum João Mendes e responsável pela instalação do 1º Juizado Especial de Violência Doméstica e Familiar Contra a Mulher. Primeira mulher eleita presidente na história da Apamagis, à qual é associada desde 2000 e onde já ocupou o cargo de tesoureira no biênio 2014/2015 e vice-presidente no biênio 2018/2019.

Dra. Vanessa Mateus
 

Ela explicou sobre o raio-x da Magistratura. A ideia é abordar a carreira em si, o ingresso, as dificuldades, e desmistificar alguns ataques da mídia, como previdência e estabilidade.

Confira as perguntas elaboradas e as respostas na entrevista exclusiva para o Cartão de Visita News:

1 - Atualmente, a magistratura tem sido alvo de muitas críticas, por ser apontada como uma carreira de privilégios. Na sua opinião, existe um desconhecimento na sociedade e entre os formadores de opinião sobre o papel desempenhado por um magistrado na sociedade?  

2 - A senhora é a primeira mulher presidente da maior associação regional de magistrados do país. Quais os desafios de liderar uma carreira que está sob constante ataque e ainda assim desempenha um papel fundamental para nossa Democracia? E quais as pautas prioritárias? 

3- A presidência de Luiz Fux despertou grande otimismo e esperança na categoria por ser um magistrado de carreira. Por que essa é uma bandeira defendida pela magistratura? 

4- Desde o início da pandemia, o TJSP tem divulgado números referentes à produtividade dos magistrados em 1º e 2º graus. São números altos e que impressionam, mas que talvez a população não consiga dimensionar. Como interpretar esses números e a carga de trabalho do Poder Judiciário paulista e brasileiro?

Instagram: @vanessaribeiromateus

Comentários
Assista ao vídeo