Colaboradores - Patrícia Fernandes

Patricia Fernandes entrevista Daniela Sanchez Simão em live para o Cartão de Visita News

24 de Setembro de 2020

Nesta terça de feira dia 22 de setembro, a Dra. Daniela Sanches Simão, Fisioterapeuta Doutorada e Coordenadora da Clínica Reability & Dreams, foi a entrevistada da Live com a Jornalista Patricia Fernandes.

Dra. Daniela durante sua live abordou sobre os diversos tipos de deficiência com que está acostumada a trabalhar no cotidiano em sua clínica, enfatizando que todos nós possuímos limitações, pessoas que não possuem deficiência também possuem limitações, que se manifestam das mais diversas formas.

A deficiência é uma limitação, assim como outras, a única diferença é ser mais aparente.

A Lei nº 13.146, de 6 de julho de 2015, conhecida com Estatuto da Pessoa com Deficiência, assim conceitua a expressão “pessoa com deficiência”.

“Considera-se pessoa com deficiência aquela que tem impedimento de longo prazo de natureza física, mental, intelectual ou sensorial, o qual, em interação com uma ou mais barreiras, pode obstruir sua participação plena e efetiva na sociedade em igualdade de condições com as demais pessoas.”

No Brasil, as diferentes formas de deficiência estão consideradas no Decreto No 5.296/2004 e suas alterações, nos seguintes termos:

Deficiência física: “alteração completa ou parcial de um ou mais segmentos do corpo humano, acarretando o comprometimento da função física, apresentando-se sob a forma de paraplegia, paraparesia, monoplegia, monoparesia, tetraplegia, tetraparesia, triplegia, triparesia, hemiplegia, hemiparesia, ostomia, amputação ou ausência de membro, paralisia cerebral, nanismo, membros com deformidade congênita ou adquirida, exceto as deformidades estéticas e as que não produzam dificuldades para o desempenho de funções”;

Deficiência auditiva: “perda bilateral, parcial ou total, de quarenta e um decibéis (dB) ou mais, aferida por audiograma nas frequências de 500Hz, 1.000Hz, 2.000Hz e 3.000Hz”;

Deficiência visual: “cegueira, na qual a acuidade visual é igual ou menor que 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; a baixa visão, que significa acuidade visual entre 0,3 e 0,05 no melhor olho, com a melhor correção óptica; os casos nos quais a somatória da medida do campo visual em ambos os olhos for igual ou menor que 60o; ou a ocorrência simultânea de quaisquer das condições anteriores”;

Deficiência intelectual (originalmente mental): “funcionamento intelectual significativamente inferior à média, com manifestação antes dos dezoito anos e limitações associadas a duas ou mais áreas de habilidades adaptativas, tais como: 1. comunicação; 2. cuidado pessoal; 3. habilidades sociais; 4. utilização dos recursos da comunidade; 5. saúde e segurança; 6. habilidades acadêmicas; 7. lazer; e 8. trabalho”;

Deficiência múltipla: associação de duas ou mais deficiências.

Dra. Daniela ressalta que Diagnóstico não é destino,  e para ela;  “Ser fisioterapeuta é ter duas mãos e um coração entre elas, é manter expressão serena, mesmo com a alma desesperada, manter a mente quieta mesmo diante do desespero, ter um brilho no olhar mesmo quando não temos esse motivo, é transformar lágrimas em desabafo e ser humana para dar conforto. O coração estremece por muitas vezes cheio de emoções inexplicáveis, mas proporcionando o alívio dentro da alma, levando conforto para o coração e com nossa sabedoria poder proporcionar a reabilitação. Ser fisioterapeuta é acreditar na esperança que dias melhores virão, é vencer o sentimento de onipotência que nós é erroneamente delegado, é reconhecer nossos próprios limites. Mas, acima de qualquer coisa, fazei Deus que nunca perca a capacidade de chorar e jamais esquecer que em minhas mãos junto com sua mão existe o maior milagre “A vida”.

Dra. Daniela também conta sobre a administração de sua clínica Reability & Dreams o trabalho que é desenvolvido, contando com uma equipe multidisciplinar altamente qualificada a fim de oferecer serviços de excelência em saúde, reabilitação e prevenção.

Tendo como objetivo principal, ser uma equipe reconhecida pelo seu profissionalismo e desempenho, totalmente comprometida com a melhoria na qualidade de vida dos seus pacientes.

Dra. Daniela preza pelo trabalho diferenciado e especializado, trabalhando com a ciência baseada em conhecimentos e evidências, porém sempre tendo um olhar especial no acolhimento e na abordagem para cada paciente de forma única.

A deficiência é apenas uma dentre várias características pertencentes a estas pessoas.

Relata também elenca sobre as diversas abordagens de tratamentos desenvolvidos em sua clínica entre elas;

O Método Pediasuit é um tratamento utilizado para indivíduos com distúrbios neurológicos como paralisia cerebral, atraso no desenvolvimento, lesões traumáticas cerebrais, autismo e outras condições que afetam as funções motoras e funções cognitivas. Todo procedimento tem como base um programa de exercícios específicos e intensivos. É um programa que estimula o crescimento e o desenvolvimento de cada indivíduo. Trabalha a eliminação de reflexos patológicos e o estabelecimento de novos padrões de movimentos corretos e funcionais. Uma roupa é utilizada durante o atendimento. O Suit consiste em colete, touca, shorts, joelheiras, calçados e um sistema de elástico ajustáveis, posicionados para reproduzir a musculatura, funcionando como uma estrutura elástica externa promovendo uma melhora da postura e consequentemente melhora dos movimentos, alinhando o corpo ao mais próximo do normal, desempenhando um papel crucial na normalização do tônus muscular, do sistema vestibular e de funções sensoriais. Já o Spider (gaiola) é usado para treinar o indivíduo, aumentando a capacidade de isolar os movimentos desejados e fortalecer os grupos musculares responsáveis a esse movimento. A gaiola permite ganho de amplitude de movimento, ganho de força muscular e flexibilidade das articulações, bem como melhora das competências funcionais.

O método pode ser utilizado de forma individual (somente um profissional), ou de forma interdisciplinar (várias profissionais atuando) como Fisioterapeuta, Fonoaudióloga, Psicóloga, Psicopedagoga, Musicoterapeuta e Terapeuta Ocupacional. Tudo irá depender da escolha da conduta realizada após a avaliação do paciente.

Sendo assim, esse tratamento do método Pediasuit, o qual, somente ele oferece essas ferramentas ao nosso paciente e, é indispensável para o seu desenvolvimento motor, cognitivo e melhora na qualidade de vida e tem como objetivo:

*Melhora do equilíbrio e a postura;

*Desenvolvimento da coordenação motora;

* Estimulação da sensibilidade tátil, visual e auditiva;

* Melhora o tônus muscular;

* Aumento da força muscular;

* Facilita a integração social;

* Desenvolvimento da motricidade fina;

* Estimulação do afeto;

*Desenvolvimento Cognitivo;

*Desenvolvimento Sensorial;

*Desenvolvimento da fala;

 * Promove sensação de bem-estar e liberdade de movimento.

Como devo me comportar diante de uma pessoa com deficiência?

Naturalmente! Ao se relacionar com uma pessoa com deficiência, procure agir com naturalidade. Não a trate como se ela estivesse doente.

Ignorar a existência da deficiência, não é a melhor forma! Aceite a deficiência. Ela existe e você precisa levá-la na sua devida consideração. Não subestime as possibilidades, nem superestime as dificuldades e vice-versa.

A condição da pessoa com deficiência não se trata de uma patologia que o indivíduo carrega, mas de um obstáculo do ambiente que a sociedade deve remover, tanto física quanto socialmente.

Endereços e Links Úteis para maiores informações sobre Deficiência;

 Acessibilidade Brasil

- http://www.acessobrasil.org.br/

Acessibilidade Legal

- http://www.acessibilidadelegal.com/

Adeva - Associação de Deficientes Visuais e Amigos

- http://www.adeva.org.br/

Bengala Legal .

- http://www.bengalalegal.com/

Centro de Documentação e Informação do Portador de Deficiência

- http://www.cedipod. org.br/

Divisão de Medicina de Reabilitação do Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo.

- http://www.hcnet.usp.br/ haux/dmr/

Dicionário de LIBRAS - Língua Brasileira de Sinais

- http://www.acessobrasil.org.br/ libras/

Entre Amigos - Rede de Informações sobre Deficiência

- http://www.entreamigos. com.br/

FASTER - Centro de Referência

- http://www.crfaster.com.br/apres.htm

Laramara - Associação Brasileira de Assistência ao deficiente visual

- http://www. laramara.org.br

Organização Mundial do Movimento Escoteiro

- http://www.scout.org/en/information_ events/resource_centre/library/reaching_out

Rede SACI

- http://saci.org.br/

Sentidos - A Inclusão Social da Pessoa com Deficiência

- http://sentidos.uol.com.br/ canais/

Unilehu - Universidade Livre para a Eficiência Humana

 - www.unilehu.org.br

Para maiores informações sobre a “CLÍNICA  Reability & Dreams”  - Clínica de reabilitação especializada atuando nas seguintes áreas;

Acupuntura, Pediasuit, Pilates, Musicoterapia, Terapias Corporais, Terapias para crianças Autista com método ABA, Terapia Pet, entre outras;

Localizada à : R. Emílio Mallet, 1454 - Vila Gomes Cardim,  03320-901-  São Paulo – SP.

Horário de Funcionamento;  

Segunda à Sexta Feira das 8:00 às 12:00 e das 13:00 às 17:00hs.

Telefone: (11) 94643-8238

https://rehability-dreams.negocio.site/

https://www.facebook.com/pages/category/Product-Service/Rehability-Dreams-225027661594872/

instagram @ dfisioterapeuta

A Live ainda se encontra disponível no instagran@patriciafernandes.jornalista

Fonte: Patricia Fernandes

https://youtu.be/BzkQgWHjqck

Comentários
Assista ao vídeo