Colaboradores - Tô Na Fama

Conheça a história das baianas que protagonizaram suas vidas em tempos de pandemia no país

21 de Setembro de 2020

Por Daniela Duarte

O Empreendedorismo feminino é um termo que vem sendo bastante utilizado nos últimos anos, muito além das palavras traz consigo o significado da liberdade financeira, o aumento dos rendimentos e fazem dessas mulheres protagonistas de suas vidas.  Desde março de 2020 todo país vive uma nova realidade com a pandemia do coronavírus, recheada de descobertas, inovações, assim foi com a família Pinheiro que descobriu em tempos de pandemia a se reinventar com a nova realidade.

Maria Elza, mulher de garra!

Baiana, mulher, esposa, mãe de três filhos e avó, Maria Elza, reside em Sobradinho, na Bahia- terra do maior lago artificial da América Latina. Há mais de 20 anos empreende no segmento de materiais de construção juntamente com o seu esposo João, onde mantem o sustento de 15 funcionários, e teve que reinventar seu negócio para que ele continuasse funcionando.

A pandemia chegou com o desconhecido e o isolamento social e a empresa precisou inovar no mundo digital. “ A preocupação era constante, como seria a rotina da empresa, nossas vidas e uma grande responsabilidade com o sustento dos funcionários, foi necessário se reinventar. Adotamos novos horários de funcionamento, entramos para o mundo do delivery com mais rapidez nas entregas e o maior diferencial foi ter contado com os serviços de Bruna Ateliê Digital para ter maior destaque no mundo virtual, potencializando nossos produtos nas mídias sociais. Houve maior investimento na limpeza e organização do ambiente, para que os clientes pudessem se sentir seguros ao entrar no estabelecimento”, explicou dona Maria Elza.

Bruna Pinheiro, mulher determinada!

Bruna Pinheiro, filha de dona Maria Elza, nascida no interior da Bahia, licenciada em Química (IF Sertão Pernambucano), mestre em Ciências dos Materiais (Univasf) e atualmente é doutoranda no curso de Pós-Graduação em Geoquímica: Petróleo e Meio Ambiente (UFBA), conhece bem a complexidade do empreendedorismo feminino. Fundadora do Bruna Ateliê Digital na capital baiana onde reside, a estreia no mundo do negócio próprio foi uma oportunidade de renovação dos negócios em um momento de caos econômico no país.

“Se já é difícil empreender, imagina na pandemia. Porém, não tem coisa mais gratificante do que ver os bons resultados das boas decisões tomadas. O sentimento de empreender sempre foi muito presente, e com o início da pandemia, isolamento e crise econômica do país surgiu o grande desejo de transformar esse momento ruim em uma grande oportunidade. Procurei na internet um negócio que me permitisse trabalhar on-line, no formato home office sem atrapalhar minhas atividades do doutorado”, disse.

A empresária trazia no sangue a vontade de empreender, de trabalhar em algo seu, garantir sua independência financeira e começou a pesquisar na internet algo para empreender. “ A princípio, pesquisei modelos de franquias que por já estarem “consolidadas” no mercado, seria mais seguro para quem está começando, mas percebi a necessidade da era digital. Aproveitei o momento e me tornei franqueada de uma das maiores empresas de impulsionamento de mídias digitais, cujo objetivo é aumentar a visibilidade das empresas, influencers, políticos, etc. Através do marketing digital nas redes sociais posso ajudar pessoas a se destacarem no meio remoto” disse bastante satisfeita, Bruna.

Desemprego durante pandemia, é preciso transformar o caos em vitórias

Dados divulgados pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) apontam que cerca de 12,8 milhões de pessoas passaram a fazer parte da estatística do desemprego no 2º trimestre de 2020, o que elevou o índice de desocupação de 11,8% para 29,1% %. Com um cenário totalmente desfavorável, a família Pinheiro acredita que crises são oportunidades de crescimento para quem não aceita insucessos e foi assim que as histórias delas já incentivaram muitas pessoas.

“Não é fácil ter que se adaptar ao novo normal e muito menos entender as regras do mundo on-line, mas deu tudo certo, e as boas novas só estão começando. Hoje, além de ter duas jovens como integrante do time de Bruna Ateliê Digital, também aprendo muito com duas empreendedoras das quais tem orgulho desde sempre: minha mãe e minha irmã Priscila. Contribuo com assessoria de marketing digital nos empreendimentos da família, pois felicidade só é de verdade quando compartilhada com pessoas que fazem parte da minha história”, externou.

Entre os serviços de Bruna Ateliê Digital estão Impulsionamento de Mídias Sociais, Solicitação de Selo de Autenticidade, Criação de Sites Responsivos, Assessoria de Imprensa, Registro de Marca e Patente no INPI e Serviço de Crédito. E como incentivo às pessoas que desejam ter seu próprio negócio mesmo em tempos difíceis, ela salienta a necessidade do olhar com positividade para essas dificuldades, pois de tudo devemos aprender. A pandemia não acabou, todos os cuidados são mantidos, mas o aprendizado nesse momento difícil jamais será esquecido.

Priscila Pinheiro, mulher cheia de força!

Com o mesmo poder da independência: garra, força e determinação, a designer de interiores que reside em Petrolina, Priscila Pinheiro cresceu em um lar de pessoas determinadas e tem no seu DNA o empreendedorismo. Como todos da família Pinheiro transformou sua história de vida através do empreendedorismo feminino em tempos de pandemia.

“Não foi apenas uma escolha de carreira, mas desde pequena as minhas atitudes me levavam para o caminho em que hoje me encontro. Antes de ter se instaurado esse caos mundial trabalhava apenas com projetos de interiores de forma local; e foi a partir desse momento que houve a necessidade de produzir mais de forma on-line. Foi onde consegui ajudar pessoas de forma remota a se reconectarem aos seus lares e adaptá-los dentro das nossas novas necessidades. Com a disseminação do coronavírus, hoje, mais do que nunca precisamos encontrar abrigo e viver em um espaço que gostamos, que nos satisfaça, e que facilite a realização de atividades cotidianas e até mesmo o home-office”, pontuou Priscila.

A ajuda da irmã com seu novo negócio de marketing digital veio em boa hora e contribuiu ainda mais nas melhorias na profissão de Priscila. “A assessoria de Bruna Ateliê Digital foi e é tão necessária para que hoje meu negócio esteja concorrendo diretamente com outras empresas na internet. Tive que me reajustar ao mundo virtual e foi aí que encontrei uma grande oportunidade de ativar o meu propósito, que é de transformar lares e famílias na sua melhor versão e reconectá-las com a sua essência.  Ajustei ambientes priorizando o bem-estar, criei espaços como home Office, coloquei plantas e hortas dentro de casa, ajustando o consumismo para se ter mais qualidade e menos quantidade. Além dos projetos on-line, abri um canal de vendas de decorações, onde ofereço uma consultoria e o cliente faz a compra das decorações comigo mesma. Decidi realizar uma reforma na empresa onde o objetivo era torná-lo em show room.  Fiz uma live onde mostrei a ambientação do novo espaço, dei dicas de decoração e foi um sucesso! Essas foram as estratégias para expandir os negócios nesse tempo de crise” concluiu muito feliz com os resultados.

Os relatos das empresárias revelam como é importante a atuação da presença de mulheres empreendedoras na sociedade em geral. Nos últimos dois anos, de acordo com dados do SEBRAE a proporção de mulheres empreendedoras que são “chefes de domicílio” passou de 38% para 45%. As análises feitas pelo Sebrae mostram que aas mulheres empreendedoras representam hoje 48% dos microempreendedores individuais (MEI), atuando principalmente em atividades de beleza, moda e alimentação. Quanto ao local de funcionamento do negócio, 55,4% das MEI estão sediadas em casa.

As mulheres estão cada vez mais em busca da sua inovação por necessidade, inspiração ou desejo de empreender, as brasileiras seguem na luta pela conquista de seu espaço. Ainda que os obstáculos se agigantem, elas sempre sabem a dimensão do próprio potencial.

Dona Maria Elza diz que as filhas são seu orgulho e inspiração, com o empreendimento em destaque na terra da Barragem só espera colher bons frutos dessa nova era. “ É preciso manter a autenticidade e a criatividade em alta e saber inovar, se abrir para o novo, isso são os motivos para solidificar a marca da empresa, além de outros fatores, como bom atendimento, empatia e escuta ativa”, concluiu a empresária.

Bruna e Priscila disseram que também se sentem inspiradas com a garra da sua família, com os projetos e mesmo em tempos de um vírus que destruiu muitas vidas e tem esperança de dias melhores “ É necessário ir à luta, acreditar em nosso potencial. Com isso deixamos nosso incentivo a todas as mulheres empreendedoras e reafirmamos que o posicionamento que tanto almejamos acontece quando encontramos uma ferramenta que destaque o nosso talento, a estratégia certa para usar essa ferramenta no lugar onde estamos inseridos e abençoando pessoas com o nosso talento nesse espaço. Por fim, transforme a internet na sua principal sócia e transformem suas vidas”, concluíram animadas as empresárias.

Fonte de dados:

Site do Sebrae: artigo/empreendedorismo

Site: https://www.sebrae.com.br

Site do IBGE:

https://www.ibge.gov.br/explica/desemprego.php

Comentários
Assista ao vídeo