Notícias - Na Mídia

Hebert Neri leva o dinamismo das redes sociais para a rádio FM na Europa

18 de Setembro de 2020

O programa Neri Talks, apresentado pelo jornalista brasileiro Hebert Neri, vai ao semanalmente na rádio em Portugal e tem tido boa aceitação do público europeu.

O que era apenas hobby, um podcast veiculado através das plataformas digitais SpotifyDeezerApple Podcasts (iTunes) e Google Podcasts, acabou se tornando um programa de rádio semanal, que embora seja apresentado por um brasileiro, acabou caindo nas graças dos ouvintes europeus.

E foi assim que o Neri Talks, apresentado e produzido pelo jornalista, músico e escritor Hebert Neri, chega agora ao seu primeiro aniversário no ar em Portugal, trazendo o dinamismo e a linguagem das redes sociais para a rádio FM. O programa se utiliza de uma abordagem moderna e divertida para comentar as notícias da semana, além de apresentar entrevistas, variedades e análises bem humoradas do estilo de vida e da sociedade  de ambos os países, Brasil e Portugal.

Boa recepção da crítica

O Neri Talks caiu no gosto do público e da crítica. Veiculado pela Rádio Limite, no distrito de Viseu, o programa tornou-se um líder de audiência no horário em que vai ao ar (sábados à tarde) com reprises durante a semana.

O apresentador se destaca ao mostrar sua forma peculiar de fazer humor, que se aproveita dos memes da internet como ferramenta para a retórica, assim como sofisticados recursos de edição de áudio. Por isso, o programa está surpreendendo, por trazer através das tradicionais ondas do rádio a linguagem da nova geração conectada.

Neri não apenas apresenta o programa, mas também é responsável pela argumentação , redação final e edição.“O Neri Talks acaba por ser uma extensão das conversas informais que tenho com os meus amigos e, até mesmo com ilustres desconhecidos, nos bares e cafés do grande Porto, além das conversas que tenho na Fidélis Beer Garden, onde fui convidado a fazer parte de um projeto de tertúlias, que são bate papos que contam com a participação do público, em que convidamos pessoas de destaque da região para falar dos seus projetos ou de atualidades”, diz. “Então, pensei em transportar esta mesma atmosfera informal e divertida para a internet, através dos podcasts. Foi quando surgiu o convite e o desafio para fazer isto no rádio, o que me deixou muito contente e surpresoSou muito grato à Cátia Cardoso, da Radio Limite, diretora de programação da rádio ,que está a acreditar comigo neste programa".

Temas para o programa

O programa já falou de vários temas, desde o funk brasileiro em Portugal e a invasão dos memes na internet, o novo coronavírus na Europa, Terceira Guerra Mundial, Greta Thunberg e até mesmo da rainha dos baixinhos, Xuxa, dando a conhecer em Portugal particularidades da cultura brasileira, e vice versa: “procuro trazer informações de ambos os países no programa, de forma a situar ambos os lados. Os portugueses gostam de muitas coisas que vêm do Brasil e têm se mostrado muito abertos à nossa cultura, assim como nós temos tido a grata surpresa de redescobrir Portugal e tudo que este povo acolhedor e sua cultura tem para nos oferecer. Tenho estado aberto a aprender e dar a conhecer a cultura de Portugal, que é um país incrível”, revela.

Tirando proveito das redes sociais, o programa dispõe de perfis no Instagram e no Facebook, onde os ouvintes podem interagir com o apresentador e até mesmo enviar sugestões de temas a serem abordados: "quero ir além do óbvio e do protocolar nas entrevistas, ir para fora do estúdio, para o mundo real. O objetivo é extrair do convidado informações e reações espontâneas, submetendo o convidado a ambientes da vida real. O objetivo é transcender. É mais do que entreter, trazer conteúdo de valor", conclui.

Liberdade de imprensa

O apresentador conta que nunca sofreu qualquer tipo de censura e que tem tido liberdade para falar o que bem entende. “A rádio tem me dado espaço para me expressar livremente, o que é fantástico. Obviamente sei o meu limite e o meu lugar de fala, mas posso dizer que a emissora confia no meu bom senso e isto é ótimo. Poder criar sem amarras, sem limites.” 

Neri já brincou com políticos, celebridades, e até mesmo anônimos, que acabam virando meme na internet, os chamados “cromos”, como se diz em Portugal. “O europeu de um modo geral tem um senso de humor diferente. No entanto, existem certas coisas que são universalmente engraçadas e que fazem rir tanto aqui como no Brasil. Não é apenas o humor refinado da trupe do Monty Phyton ou as excelentes piadas do Ricardo Araújo Pereira que têm vez, mas uma extensa gama de humor, que vai desde a ironia até o nonsense. O humor acaba por trazer leveza e interesse ao que dizemos e uso esta ferramenta  para esta finalidade, sem que seja preciso ofender ninguém, e dando o meu toque pessoal.”

Comentários
Assista ao vídeo