Viver - Esporte

Quem é Francisco Trincão, e o que ele pode trazer ao FC Barcelona?

27 de Agosto de 2020

Vindo do SC Braga, português de apenas 20 anos juntou-se ao gigante catalão para a disputa da temporada 2020/2021

 

Com a temporada 2019/2020 da LaLiga Santander perto de seu final, Francisco António Machado Mota Castro Trincão - mais conhecido por Trincão - foi oficialmente apresentado como jogador do FC Barcelona. A transferência, inicialmente anunciada em janeiro, foi finalmente concretizada com a chegada do português na última semana de agosto à LaLiga, por um valor estimado de 31 milhões de euros e com um contrato com cláusula de rescisão de 500 milhões de euros.

A quantia considerável, que pode ter assustado muitos torcedores, por nunca terem ouvido falar do jovem de 20 anos, mostra o quão alto o Barça avalia o jogador. Mas afinal, quem é Trincão e o que ele fez para valer tanto?

Trincão nasceu em dezembro de 1999, em Viana do Castelo, no norte de Portugal. Apesar de uma carreira turbulenta nas categorias inferiores, em que oscilou entre Vianense, Porto e SC Braga, o jogador acabou por se estabelecer no próprio clube de sua cidade natal. Fazendo a estreia no Braga B - que disputava a segunda divisão portuguesa -, em abril de 2016, com apenas 16 anos, três meses e quatro dias.

O jovem deu passos importantes em 2017/2018, atuando 30 vezes pelo Braga B, marcando cinco gols e proporcionando cinco assistências. Suas atuações impressionantes o levaram a uma promoção ao primeiro time - no meio da temporada 2018/2019 -, com sua estreia acontecendo em dezembro de 2018, um dia antes de seu 19º aniversário.

Apesar de não ter marcado seu primeiro gol no time titular até quase um ano depois, Trincão rapidamente deixou sua marca no time com sua velocidade e dribles complicados, atraindo olheiros dos melhores clubes da Europa.

Olheiros de todo o continente estão de olho em Trincão desde o Campeonato Europeu de Futebol Sub-19 de 2018, quando ele marcou cinco gols e deu três assistências - ajudando a impulsionar Portugal na vitória por 4-3 sobre a Itália na grande final. Ao lado do companheiro de equipe Jota, Trincão foi o artilheiro da seleção, à frente de outros talentos que conquistaram grandes sucessos como Erling Haaland, Nicolò Zaniolo e Moise Kean.

Mesmo que Trincão não tenha realmente reproduzido essa capacidade de gols a nível de clubes, antes de sua transferência para o FC Barcelona ser anunciada em janeiro deste ano, ele começou a colocar a bola no fundo da rede com grande frequência em 2020. Oito dos 15 os gols que ele marcou como profissional vieram justamente neste ano - mesmo com a pausa de três meses imposta pelo coronavírus, o que torna esse feito ainda mais impressionante.

Além da média de um gol a cada 101 minutos, ele também mostrou ter capacidade de contribuir com o jogo defensivo. Muito esforçado e disposto a voltar para cobrir espaços, Trincão foi muito importante na temporada do Braga, que utilizou a formação 3-4-3. Com toda certeza, Ronald Koeman, novo treinador do Barça, ficará encantado ao ver que Trincão mostra tanta versatilidade ao jogar em tantas posições diferentes.

Afinal, o português atuou em diversos lugares do campo: na ala direita, que é seu local favorito por ser canhoto; na ala esquerda; como característico camisa 9; como atacante secundário, e até no meio-campo - algo que será crucial numa linha de ataque com tantas peças móveis como a do Barcelona. Trincão também demonstrou muita maturidade táctica, mais do que a maioria dos jogadores da sua idade, tendo já trabalhado com cinco treinadores diferentes desde a sua ascensão à equipa titular do SC Braga.

Desde que foi confirmada a sua contratação pelo FC Barcelona,​​Trincão tem frequentado aulas de espanhol duas vezes por semana para o ajudar na transição para o Camp Nou. Lá, ele encontrará até vários falantes de português, como Neto e Nelson Semedo, enquanto Antoine Griezmann - que tem herança portuguesa por parte de mãe - até enviou a Trincão uma mensagem (em português) de boas-vindas ao clube.

O presidente do Braga, António Salvador, previu que o Trincão marcará uma era no FC Barcelona. Os fãs do clube culé e da LaLiga ficarão maravilhados se ele corresponder a todas essas expectativas.

Não é só Futebol. É LaLiga.

Assessoria de Comunicação:

Weber Shandwick - laliga@webershandwick.com

Sobre a LaLiga

Fundada em 1984, a LaLiga é uma associação esportiva que compreende as 42 equipes que compõem a primeira e segunda divisão do futebol profissional em Espanha. LaLiga, com sede em Madrid, é responsável pela LaLiga Santander, LaLiga SmartBank e pela produção televisiva, que na temporada 2018/2019 chegou a mais de 2700 milhões de pessoas em todo o mundo. A associação também dispõe de uma fundação ativa e é a primeira liga de futebol profissional do mundo em possuir uma liga para jogadores com deficiência intelectual: LaLiga Genuine Santander.

Comentários
Assista ao vídeo