Viver - Beleza

Mais de 4kg em uma semana: A mente como uma grande aliada na perda de peso

20 de Agosto de 2020

A musa fitness Fernanda D'ávila e o neurofilósofo Fabiano de Abreu, que trabalham juntos há muitos anos, explicam como funciona o cérebro na dieta

A ex-bailarina do Faustão, Fernanda D’ávila, e o neurocientista Fabiano de Abreu explicam como dominar a mente é fundamental para conseguir fazer dieta. E o melhor: com resultados rápidos!

Um dos maiores desafios do ser humano é a luta contra a balança. Enquanto uns tentam engordam e outros tentam emagrecer, o certo é que é difícil que a pessoa esteja satisfeita com seu corpo. No entanto, para emagrecer a pessoa busca dietas, exercícios físicos ou cirurgias. Mas, um importante aliado neste caminho e que é pouco falado é a mente. E sim, o poder do pensamento pode permitir que os resultados sejam rapidamente alcançados.

Os neurotransmissores são mensageiros químicos que afetam uma ampla variedade de funções físicas e psicológicas, incluindo frequência cardíaca, sono, apetite, humor, medo, etc. Dois deles são a dopamina e a serotonina. O neurocientista Fabiano de Abreu explica como cada um deles atua no corpo humano: “A dopamina é um neurotransmissor conhecido por sua participação no ciclo de recompensa, estimulando nosso cérebro a completar tarefas. O estimulamos praticando exercícios físicos, criando metas de curto prazo, numa dieta rica em vitamina C e betacaroteno, vitamina E e minerais. O sabor do alimento também influencia na necessidade de recompensa”. Já a serotonina é um outro neurotransmissor que “controla a vontade, o apetite e o sono. O estimulamos dormindo oito horas por dia à noite e não na madrugada, tomando sol com as devidas proteções, buscando meios para aliviar o estresse e nos alimentando com uma dieta rica em triptofano”.

Mas, para atingir os resultados, Fabiano de Abreu lembra que “são os hábitos que escolhemos que revelarão o comportamento adequado para conquistarmos nossos objetivos e termos uma melhor qualidade de vida”. Quem utilizou destas técnicas foi a ex-bailarina do Faustão, Fernanda D’ávila. Formada em Fisioterapia e fazendo formação profissional em coaching, ela detalha como o poder da mente foi essencial em sua dieta: “Quando engordei senti dificuldades e de fato precisei de ajuda para conseguir driblar a minha mente durante o processo de emagrecimento. Quanto mais você mandar energia positiva para o seu cérebro mais fácil e rápido será o processo”.

Fernanda aconselha que o primeiro passo para quem deseja emagrecer é tomar a decisão de mudar os hábitos: “Nenhum cardápio, médico ou treinador vai funcionar se você não estiver decidido começar a sua jornada. Não existe milagre, e sim estratégia”, completa. A mudança de hábito no corpo e na mente trouxe resultados imediatos para a ex-bailarina: “Coloque uma meta curta para começar e estimular a sua mente de forma positiva, assim você terá um foco muito maior, e após 7 dias haverá uma recompensa. Eu perdi 4,7 kg em uma semana e não parei por aí. Fui mudando as estratégias nutricionais através da minha equipe multidisciplinar e consegui perder quase 8 quilos. Já estou no meu quinto mês e não recuperei o peso perdido”, conta.

Fernanda atualmente abastece sua rede social com conteúdos para estimular as pessoas a atingirem seus objetivos. Mas, para quem não conseguiu ainda chegar lá, o neurocientista Fabiano de Abreu orienta dicas valiosas: “É necessário uma rotina pensando na qualidade de vida que vai desde o sono, a alimentação, exercícios físicos, organização, trabalho com hora para começar e acabar, lazer, pensamentos, metas, inteligência emocional, que originarão na força de vontade natural para alcançar os objetivos”.

Comentários
Assista ao vídeo