Notícias -

5ª edição do CNMA apoia iniciativa contra violência doméstica

17 de Agosto de 2020

Parte da renda das inscrições do evento deste ano será destinada ao Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM)

CNMA e ICOM
Divulgação CNMA

A 5ª edição do Congresso das Mulheres do Agronegócio – CNMA, que será realizado este ano de forma online entre os dias 26 e 29 de outubro, das 9h30 às 13h, conta com uma iniciativa especial: será doado 30% do valor líquido arrecadado com as inscrições do evento e destinado ao Instituto Comunitário Grande Florianópolis (ICOM) em ação contra a violência doméstica.

O ICOM é uma organização da sociedade civil sem fins lucrativos e de interesse público que, desde 2005, promove o desenvolvimento comunitário em Santa Catarina, mobilizando, articulando e apoiando a sociedade civil organizada e investidores sociais. O ICOM trabalha por justiça social e para redução das desigualdades sociais.

Segundo a gerente-executiva do instituto, Mariane Maier Nunes, sensibilizados com o contexto de violência de gênero no estado de Santa Catarina, o ICOM, em parceria com o CNMA, apoiará organizações da sociedade civil, grupos e movimentos sociais que trabalham para a prevenção e enfrentamento da violência contra as mulheres no estado.  

Os dados sobre violência contra mulher em Santa Catarina são alarmantes. A cada hora, cinco mulheres sofrem violência doméstica no Estado (Portal Catarinas, 2019). No ano passado, o número de feminicídios foi o maior já registrado, de acordo com a Secretaria de Estado da Segurança Pública. Foram 59 casos, com aumento de 40% em
relação ao número registrado no ano anterior. O Mapa da Violência destacou Florianópolis como a segunda capital em violência contra a mulher (2015). 

“Em 2020, a crise decorrente do novo coronavírus e o isolamento social agravaram ainda mais o contexto de violência sofrida pelas mulheres catarinenses. Por isso, a importância de apoiar iniciativas que previnem a violência e apoiam as vítimas”, defende Mariane.

Para o diretor-geral do Transamerica Expo Center, Alexandre Marcílio, a violência doméstica é uma triste realidade que ocorre no Brasil e no mundo e tem que ser combatida por todos, principalmente neste momento de maior vulnerabilidade social em razão da pandemia. “A organização do CNMA, um movimento que sempre apoiou e incentivou o protagonismo da mulher, viu nessa ação mais uma maneira de ampará-las e expandir a sua atuação, e com o apoio do ICOM temos a certeza de que será feito da melhor maneira possível”, frisou Marcílio.

As inscrições para o 5º CNMA têm valores diferenciados e podem ser feitas pelo site www.mulheresdoagro.com.br.

Comentários
Assista ao vídeo