Cultura - Educação

Webinar APM discute câncer de tireoide

13 de Agosto de 2020

Um dos principais tópicos abordados será o uso dos marcadores moleculares

Dedicada à missão de oferecer atualização médica aos associados mesmo em meio à pandemia do novo coronavírus, a Associação Paulista de Medicina (APM) realiza mais um webinar. Dessa vez, em parceria com a Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço, o tema da transmissão é câncer de tireoide.

Marcado para 19 de agosto, às 20h, o webinar tem o objetivo de abordar diversos nuances da doença, entre eles o uso dos marcadores moleculares na prática clínica. Para isso, contará com a presença da Dra. Débora Danilovic, do Serviço de Endocrinologia da Universidade de São Paulo (USP).

“Nós sabemos que, dependendo do tipo de câncer, temos diversos marcadores moleculares e, recentemente, pelo avanço da tecnologia e do melhor entendimento do câncer de tireoide, apareceram alguns marcadores mais específicos”, explica Giulianno Molina de Mello, Professor Afiliado da Escola Paulista de Medicina da Universidade Federal de São Paulo (EPM- UNIFESP), titular da Sociedade Brasileira de Cirurgia de Cabeça e Pescoço e coordenador do webinar.

A ideia é debater sobre a aplicação dos marcadores na prática clínica, o significado de cada um, como podem ser utilizados, qual o valor do prognóstico e como o uso deles influenciará na vivência dos pacientes. Após a aula expositiva, é aberto um espaço para perguntas e haverá ainda a discussão de casos clínicos.

Segundo Giulianno, dentro do campo do câncer de tireoide, são os marcadores moleculares que instigam mais a pesquisa “O tema é muito importante do ponto de vista clínico porque podemos observar o resultado diretamente no nosso paciente”.

O webinar tem especialistas com afinidade ou que tratam doenças da tireoide, cirurgiões de cabeça e pescoço, endocrinologistas, médicos nucleares e oncologistas clínicos como público. Clínicos de uma maneira geral com desejo de inteirar-se sobre o assunto também estão convidados.

“O webinar consegue divulgar o conhecimento médico no mesmo grau de qualidade técnica para pessoas que estão mais distantes, tornando-se mais acessível. Essa é a grande vantagem. Embora seja virtual, a interação existe e conseguimos absorver todas as informações”, finaliza Giulianno.

19/08

QUARTA - FEIRA

CURSO DEPARTAMENTO DE TIREOIDE

Webinar

20h às 22h

SOCIEDADE BRASILEIRA DE CIRURGIA DE CABEÇA E PESCOÇO

Mais informações

Tópico: Curso Departamento de Tireoide

Horário: 19 agosto 2020 08:00 PM São Paulo

Link da inscrição: https://zoom.us/webinar/register/WN_86-F5Ic-QCugMmNLN2HI-A

Comentários
Assista ao vídeo