Informes -

O que você precisa fazer para fracassar?

30 de Julho de 2020

Por Renato Costa

O título dessa matéria pode parecer um pouco inusitado, para não dizer estranho. Acontece que todos estão buscando o sucesso, e certamente saber o que fazer para fracassar é uma boa saída, uma vez que ciente da resposta, você fugirá desse comportamento e saberá o que não fazer.

Renato Costa, hoje empresário e mentor, construiu uma carreira de sucesso. No entanto, nas palestras que ministra, gosta de provocar os ouvintes com o seguinte questionamento: “O que você precisa fazer para fracassar?”

“Quando mais jovens, muito provavelmente você ouviu alguém falar: ‘João vai fazer curso técnico e tem tudo para dar certo. Ele fará sucesso.’ (...) Pouco tempo depois já não era o curso técnico a fórmula do sucesso: ‘Pedro entrou na faculdade. Esse menino vai longe!’ (...) Logo em seguida também já não era a graduação o grande segredo: ‘Joaquim vai fazer pós-graduação’. (...). Pois bem, hoje em dia, o segredo do sucesso é fazer diferente? O que de novo, o que de especial, o que de diferente você tem para oferecer ao mercado. Fazer o que todo mundo já faz, fará de você mais um no meio de tantos outros. E acredite, isso não irá te levar muito longe”, conta o jovem que já ocupou cargos de liderança em corporações como Alcatel Lucent, LATAM e AES Eletropaulo.

E Costa segue falando sobre fazer diferente. “Outro ponto importante é você usar o seu tempo para fazer um trabalho no qual você seja muito bom, provavelmente você terá mais chances de ser inovador. Não precisa transformar o seu hobby em trabalho, mas é necessário ter paixão pelo que se faz. Sem paixão não existe criatividade, não é possível fazer diferente, inovar, tampouco ser feliz!”, destaca o empreendedor.

Hoje, além de empresário e mentor, Renato Costa disponibiliza diversos vídeos no Instagram e no YouTube sobre carreira e negócios. 

Comentários
Assista ao vídeo